O que não pode faltar em um site médico?

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Não tem como não pensar em um site ao falar sobre marketing digital. Ter um site é uma das melhores ações para promover o marketing digital de um médico, pois é com este endereço web que o profissional consegue fornecer informações de contato, divulgar seus serviços e ainda oferecer um ambiente com conteúdos relevantes para seu público-alvo.

 

Mas não basta ter um site, é preciso ter um site funcional com alguns itens tidos como básico, como usabilidade, conteúdos interessantes, entre outros. É sobre isso que falaremos neste post, os 5 itens básicos para o site profissional de um médico. Confira a seguir quais são eles e várias dicas para ter um bom site.

 

1. Design e usabilidade

 

O seu endereço web precisa ter um design moderno e usual. Esses dois fatores devem andar lado a lado, pois um site rico em design com pouca usabilidade fará com que seus visitantes fiquem confusos e não encontrem as informações mais importantes como endereço e dados de contato. Já um site muito usual, mas com design muito antigo fará com que os visitantes fiquem desinteressados em seu conteúdo.

 

Por isso, é preciso unir os dois. O design deve ser moderno, com uma boa apresentação e uma usabilidade bastante funcional. Para fazer isso, conte com botões simples, abas intuitivas e menu acessível em todas as páginas do seu site. Dessa forma, o visitante consegue se localizar em todas as áreas do seu site e ao mesmo tempo se sente satisfeito por estar em um ambiente harmônico com design bonito.

 

2. Velocidade de carregamento

 

Outro item muito importante para o seu site é a velocidade de carregamento das suas páginas. De acordo com várias pesquisas específicas no assunto, há uma certa expectativa média entre os usuários que acessam a internet, onde é estimado um tempo de 3 segundos para o carregamento dos sites visitados. Caso o seu site demore mais do que 3 segundos para carregar, há uma grande probabilidade do visitante simplesmente fechar a janela e procurar por um site que carregue mais rapidamente.

 

Isso vale tanto para usuários que navegam através de desktop quanto para aqueles que utilizam dispositivos móveis. Já em relação a internet, para os que utilizam internet móvel essa questão é ainda mais importante, pois há uma grande preocupação com a utilização dos dados móveis, quando comparado com a internet banda larga.

 

3. Otimização para dispositivos móveis

 

Hoje em dia a maioria das pessoas acessam à internet através de smartphones e tablets, considerando que esses são os dispositivos mais acessíveis e compactos para o dia a dia das pessoas. Por todas essas questões, e também pelo fato da internet móvel ter evoluído bastante nos últimos anos, o acesso através desses dispositivos se tornou muito relevante para as ações de marketing.

 

Por isso, ter um site que se adapta a todas as telas é fundamental para o marketing digital de um médico. Sabe aqueles sites antigos que não se ajustam de forma alguma no smartphone, mesmo após aumentar ou diminuir a tela várias vezes? É assim que seu site será visto pelos usuários que acessam a internet por dispositivos móveis caso o seu site não seja responsivo.

 

Sendo assim, aposte nesta inovação. Um site responsivo irá se adaptar de forma automática a todos os tipos de aparelhos móveis. Isso facilita a usabilidade para o usuário e contribui para a otimização dos mecanismos de busca do seu site. Ou seja, há vários benefícios em apostar neste item para a elaboração do seu site.

 

4. Conteúdos relevantes

 

Essa é uma questão primordial para qualquer site, seja ele médico ou não. Ter conteúdos relevantes é o que determinará o tráfego do seu site na internet. Afinal, apenas ter um site não é o suficiente para que as pessoas te encontrem. Se o seu site não tiver conteúdos, dificilmente ele chegará a primeira página do Google ou será acessado pelos usuários. Aliás, se não tiver conteúdos relevantes em seu site os usuários não ficarão em seu endereço web.

 

Pense que a sua página na web sirva como um portfólio de informações para os usuários onde cada um deles irá obter um pouco do seu conhecimento profissional. As pessoas navegam pela internet atualmente por vários motivos, mas os principais deles são: conhecimento, entretenimento e comunicação. Se você não oferecer nenhum desses itens os visitantes irão procurar conteúdos com esses itens em outros sites médicos.

 

Para um médico, o mais interessante é divulgar conhecimento, considerando que seu público-alvo quase sempre pesquisa por informações médicas nos mecanismos de busca. Essa é uma das estratégias mais simples e eficazes para aparecer no topo das buscas no Google. Mas lembre-se, você precisa otimizar seus conteúdos através das técnicas de SEO para obter o máximo da otimização direcionada às palavras-chave pretendidas.

 

5. Análise das informações

 

Além de tudo que já mencionamos, é fundamental que o médico acompanhe o desempenho do seu site. Isso porque as ações de marketing, assim como os hábitos dos consumidores, mudam constantemente. Devido a isso e a diversos fatores muito complexos, você deve acompanhar constantemente o desempenho do seu site através de ferramentas que testam esse desempenho.

 

Um exemplo de ferramenta com essa função é o Google Analytics, que fornece muitas informações importantes sobre o seu site. Nesta ferramenta você pode verificar as páginas do seu site que mais despertam interesse no público-alvo, entre muitas outras informações interessantes.

 

Analise todas essas informações e aproveite para melhorar os aspectos que precisam ser melhorados. Não adianta nada ver apenas os bons resultados e deixar aquelas páginas no seu site mofando sem nenhum acesso. Pense no que você pode fazer para melhorar o tráfego nestas páginas e otimize suas ações de marketing.

 

Dessa forma você consegue melhorar cada vez mais a qualidade do tráfego direcionado para o seu site, assim como as ações que são direcionadas para outras estratégias em seu endereço web.

 

Gostou das dicas? Então coloque todas essas dicas em prática agora mesmo e tenha os 5 itens considerados fundamentais para um site médico.

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

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