Amor por Contrato(The Joneses) – O Marketing Oculto

Amor por Contrato(The Joneses) – O Marketing Oculto

Em “Amor por Contrato”, os Jones formam uma família aparentemente perfeita. Tanto Steve e sua esposa Kate, quanto seus filhos, são bonitos, populares e confiantes, causando inveja na vizinhança. Entretanto, eles não são uma família de verdade: são funcionários de um empresa que resolveu inserir famílias em mercados de luxo para dar vida aos seus produtos e aumentar sua lucratividade.

Sinopse do Filme

Uma família aparentemente perfeita se muda para uma cidade nos Estados Unidos e chamam bastante atenção – principalmente dos vizinhos – pelo estilo de vida que levam. Tanto Steve (David Duchovny) e sua esposa Kate (Demi Moore) quanto seus filhos Mick (Ben Hollingsworth) e Jenn (Amber Heard) são bonitos, populares e confiantes.

O fato é que eles não são uma família de verdade, e sim funcionários de uma empresa de marketing chamada “Life Image”. A família é a mais nova estratégia de marketing da empresa.

Eles foram contratados para alavancar as vendas de produtos luxuosos no mercado, mais do que vender produtos, os Jones tem que vender um estilo de vida.

No decorrer do filme, a influência da família Jones sobre os outros moradores do bairro aumenta, impactando diretamente as vendas. A agência contratante apresenta uma avaliação mensal, com o percentual de vendas de cada membro. O chamado “efeito cascata” ou “efeito dominó” colabora com o aumento das vendas, criando um ROI positivo.

Amor por contrato é dirigido por Derrick Borte, que retrata como determinado grupo de referência, tem o poder de influenciar pensamentos, sentimentos e o comportamento do consumidor.

Você é um profissional ou estudante de administração de empresas, marketing ou publicidade e propaganda? Então assista ao filme “Amor por Contrato” dirigido por Derrick Borte.

O filme retrata como determinado grupo de referência tem o poder de influenciar pensamentos, sentimentos e o comportamento do consumidor.

Qual a ideia central do filme amor por contrato?

A ideia de Amor por Contrato é mostrar como as pessoas podem ser influenciadas a consumirem determinados produtos, a partir da indicação de alguém que ela idealiza ser.

Cases de Marketing Oculto

Diariamente somos bombardeados por inúmeras propagandas, para qualquer lugar que olhamos tem uma propaganda tentando nos persuadir a algo. Porém, não conseguimos filtrar todas as informações, selecionamos e retemos apenas aquelas que nos interessam ou que reforçam nossas atitudes e crenças, algumas propagandas passam despercebidas, não atingindo assim os objetivos dos anunciantes.

Sabendo disso, algumas empresas aderiram à prática do marketing oculto. As propagandas do marketing oculto são silenciosas, normalmente “falam” baixinho ao seu ouvido, primeiro conquistam e sem que você perceba, estimula e influencia o seu comportamento.

O marketing oculto tem um apelo mais humano para promover um produto ou serviço. As pessoas tem a tendência de confiar mais nas pessoas do que em uma propaganda com imagens e cenas forçadas.

selfie-oscar-ellen-degeneres

O último caso de marketing oculto, que aliás ganhou muita repercussão no mundo inteiro, foi a selfie de Ellen DeGeneres com outras celebridades durante a cerimônia do Oscar 2014.

A selfie das celebridades foi muito mais planejada do que podemos imaginar. A ação fez parte de uma estratégia de marketing da marca Samsung, que incluía a aparição do novo celular.

Ellen DeGeneres não mencionou o novo celular da Samsung em seu post no twitter, porém o modelo do celular ficou tão visível na transmissão televisiva, que os telespectadores conseguiram identificar rapidamente.

O experimento social de Martin Lindstrom

Em 2010, Martin Lindstrom, autor de A lógica do consumo e de outros Best-Seller de Neuromarketing, realizou um experimento científico que deu origem ao filme (confira os detalhes) e conseguiu provar que sim, as pessoas são altamente influenciadas pela opinião de amigos, vizinhos ou pessoas próximas que eles admiram.

Para Lindstrom, o experimento reforça a importância do Marketing Boca a Boca ou Marketing de Indicação, uma ação que não sofre com a resistência ou rejeição, porque quem está apresentando o produto, já estabeleceu um relacionamento próximo com o consumidor. Quem está ali falando sobre as qualidades do produto, por ser uma pessoa confiável, reduz o nível de rejeição do produto.

Porém há um detalhe importante nesta estratégia: você não compra tudo que qualquer amigo ou conhecido lhe sugere. Tudo depende do grau de influência.

E sobre este perfil de “vendedor”, quem explica melhor é Malcolm Gladwell, autor de O Ponto da Virada, que os denomina como “influenciadores”.

Os influenciadores são pessoas populares, carismáticas, que facilmente despertam empatia no público (algo visível nos youtubers e blogueiras). Por isso muitas vezes uma simples indicação, pode converter em milhares de vendas.

São esses influencers que você deve buscar pra criar sua campanha de Marketing Oculto ou Marketing Invisível. Atualmente há plataformas e serviços de assessoria, especializados neste segmento.

Porém é preciso cuidado neste tipo de ação, atualmente a maioria das plataformas, exigem que as marcas e influenciadores deixem claro que aquele vídeo ou postagem é uma publicidade.

Esta transparência com o público dá mais credibilidade para a marca, aumentando a confiança dos consumidores.

Amor por contrato(2009)

Duração 1h 36min
Direção: Derrick Borte
Elenco: Demi Moore, David Duchovny, Amber Heard
Gêneros Comédia , Drama
Nacionalidade EUA

amor por contrato youtube

 

Tags

Amor por contrato Assistir Filme Marketing

Bruno Castro

Bruno Castro

Bruno Castro, 24 anos.FIA Business School ( FIA-USP) Administração e NegóciosBacharel Marketing - Universidade Anhembi Morumbi

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.