Desafios da Inclusão do Surdo no Mercado de Trabalho

Desafios da Inclusão do Surdo no Mercado de Trabalho

Pessoas com deficiência geralmente vivem marginalizadas na sociedade, inclusive no mercado de trabalho. Porém nos últimos tempos isso vem se alterando, já que existem programas de inclusão social que visam capacitar pessoas deficientes.

As empresas, depois da lei de cotas, passaram a contratar pessoas com deficiência para se tornarem parte do quadro de funcionários, porém, o surdo ainda é muito excluído desse processo. Preferem contratar alguém com pequenas deficiências físicas do que um surdo.

Mesmo sendo uma triste realidade, a maioria das empresas não contratam deficientes porque querem ou são bons, mas sim porque há uma lei que determina isso, ou seja, fazem por obrigações e não por realmente querer realizar a inclusão.

Lei de cotas

A lei de número 8.213, criada em 24 de julho do ano de 1991, é referente a contratação de deficientes nas empresas.

Essa lei foi um dos maiores pontapés para a inclusão de qualquer deficiente, inclusive o auditivo no mercado de trabalho. Antes da lei de cotas, as empresas costumavam excluir candidatos deficientes, fazendo com que assim ficassem totalmente a margem da sociedade.

Desafios da inclusão do surdo nas empresas

Mesmo com toda a história de que todos nós somos iguais e capazes, ainda há desafios na inclusão do surdo no mercado de trabalho.

No entanto, essas dificuldades vêm sendo diminuídas por causa das inúmeras campanhas que pregam a importância e capacidade do deficiente.

– Preconceito

Apesar de toda uma luta para que o deficiente pudesse ingressar no mercado de trabalho, ainda existem opiniões que não condizem com a realidade.

Muitos acreditam que um surdo não possui a capacidade de desenvolver o seu trabalho de forma correta, como uma pessoa sem deficiência faria. Porém, essa opinião é retrograda e preconceituosa, pois um deficiente capacitado para o mercado de trabalho pode executar suas tarefas igualmente ou até melhor.

Felizmente, o marketing da inclusão está começando a tomar espaço entre as campanhas do país.

– Adaptações no ambiente de trabalho

As empresas precisam realizar adaptações no ambiente de trabalho para receber uma pessoa que possua qualquer tipo de deficiência, principalmente a surdez.

É necessário adaptar os alarmes, melhorar as formas de comunicações sonoras e manter sempre tais equipamentos revisados e atualizados. Além disso, o conhecimento de Libras entre alguns profissionais é muito importante.

Isso envolve custos adicionais para as empresas e muitas infelizmente ignoram esses detalhes. Porém, devem ser cumpridos, até mesmo para a segurança de todos.

– Crescimento profissional

Muitos deficientes acreditam que ao entrar na empresa não possuem chances de crescer profissionalmente e infelizmente é essa a visão que a empresa passa para ele.

O surdo, ao ingressar na empresa, pode ter a sensação de vitória transformada em frustração, caso perceba que ele entrou em determinada função e não tem chance nenhuma de migrar para um cargo maior ou algum outro de seu interesse.

– Programas de capacitações e informações

Um dos grandes desafios na inclusão de surdos no mercado de trabalho também é a falta de informação a respeito dos seus direitos com relação ao mercado e também os programas de capacitações não são amplamente divulgados e o acesso se torna muito difícil.

Muitas pessoas acreditam que problemas de audição é algo restrito a população, sobretudo aos idosos. Mas acredite, segundo dado divulgado pelo governo, no país existem mais de 10 milhões de deficientes auditivos, sendo 2 milhões completamente surdos.

Marketing de oportunidades

Os fonoaudiólogos são capazes de ajudar os profissionais surdos e mudos na oralização. Embora seja um serviço pouco divulgado, há muitas empresas especializadas em marketing para fonoaudiólogos, que estão ajudam não apenas os consultórios, mas também na recuperação destes profissionais.

Com o avanço da ciência e a criação de novas técnicas de adaptação, teremos um mercado de trabalho inclusivo. Tem alguma sugestão para este artigo? Deixe sua opinião no comentários e em breve irei respondê-lo(a).

Tags

Inclusão Mercado Surdo Trabalho

Alexandre

Alexandre

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.