3 maneiras de atrair visitas para o seu site e aumentar a relevância da sua marca

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Um dos maiores desafios, para empreendedores e profissionais da web, é atrair tráfego qualificado para o seu site.

De que adianta ter um site, lindo e maravilhoso, com todas as informações sobre seu produto ou serviço, mas que ninguém visita?

Se você tem um site, você deve atrair pessoas até ele.

E acredite, existem centenas de estratégias, meios e métodos, para conquistar tráfego na Internet.

Porém, nem todas estratégias são recomendadas para todos os tipos de negócio.

O grande lance, aqui, é saber atrair as pessoas certas para o seu site; pessoas interessadas no que você oferece, ou potenciais clientes para o seu negócio.

Saber atrair pessoas certas para o seu site, não só aumentam suas chances de conversão e vendas, como também gera relevância para sua marca.

Isso ocorre, de forma natural, à medida em que mais pessoas qualificadas para comprar chegam até você.

Pessoas interessadas no que você oferece geram relevância para sua marca.

Os mecanismos de busca perceberão a relevância que seu site tem para as pessoas que o visitam, porque pessoas interessadas no conteúdo que você entrega passarão mais tempo navegando em seu site, o que diminuirá, consideravelmente, a taxa de rejeição.

Quanto menor a taxa de rejeição de um site, maiores as chances de conversão.

E quanto maior a taxa de conversão de um site, mais relevante ele se torna para os mecanismos de busca e, consequentemente, se torna mais indicado por seus usuários.

Meu objetivo com este artigo é mostrar 3 maneiras de atrair pessoas certas até o seu site e ainda conseguir gerar relevância para sua marca.

# 1 – Crie relacionamento com seu público. Mas sem fazer propaganda do seu produto ou serviço.

A palavra relacionamento, pela Internet, ainda soa estranho para muita gente, é verdade.

Mas a cada dia milhares de pessoas e empresas utilizam o Marketing digital como ferramenta para se relacionarem e fazerem negócios.

Mas como criar relacionamento com pessoas interessadas no que você oferece, pela Internet, a fim de atrair essas pessoas até o seu site?

Crie um canal de comunicação, além do seu site.

Um blog pode ser uma excelente opção. Mas NÃO é uma regra.

Hoje existem diversas possibilidades na web para essa finalidade. Você pode criar um canal no Youtube, uma página no Facebook, ou até mesmo um perfil profissional, em uma das milhares de redes sociais.

Qual a melhor opção de rede social para o seu negócio?

A resposta é simples: aquela que você mais conhece e utiliza, ou aquela que seu público alvo mais usa.

Não há necessidade de criar perfis em todas as redes sociais e achar:

“Quanto mais eu divulgar minha marca nas redes sociais, mais ela vai ser conhecida”.

Isso é uma grande ilusão. Nenhuma marca se torna amada ou vende mais, só porque tem um blog ou está em todas as redes sociais.

O objetivo desse canal de comunicação que você irá criar não será o de vender seu produto ou serviço. Pelo menos, não diretamente.

Publique conteúdo de valor, que seja relevante para as pessoas.

Pense, por um momento, no perfil de pessoas que compram ou precisam do seu serviço ou produto. E se pergunte:

O que essas pessoas leem? Do que elas mais gostam? Onde elas estão? Como meu produto ou serviço pode ser associado aos interesses dessas pessoas?

Veja um exemplo, apenas para ilustrar a ideia:

Se você tem um salão de beleza, ao invés ficar postando anúncios de preços dos seus serviços, ou horários de atendimento do seu salão, crie um canal de comunicação para publicar conteúdo com dicas de estética e beleza.

Você pode também pode utilizar, neste caso, a estratégia do Marketing reverso.

Crie uma lista de assuntos relacionados ao tema a ser abordado.

Faça comparação entre marcas de produtos, por exemplo.

Lembre-se: as pessoas tem dúvidas.

E você pode fazer da dúvida delas a matéria prima para o seu conteúdo, respondendo a perguntas que muitas pessoas se fazem sobre o assunto.

Isso atrairá pessoas em busca de informação até o seu canal de cominicação. E você se tornará a fonte de pesquisa dessas pessoas. Elas compartilharão seu conteúdo com os amigos em suas redes sociais e isso irá criar engajamento social.

E a sua marca se fará presente na vida dessas pessoas, de forma natural e gradativa.

Pense nisso!

# 2 – Compartilhe conteúdo de pessoas influentes em sua área de atuação.

Um erro que muitos ainda cometem ao criarem um canal de relacionamento na web, seja um blog ou um canal no Youtube, é postarem somente conteúdo relacionado a sua marca.

Publique, não somente conteúdo que você considera relevante para o seu público alvo, mas também conteúdo de outras pessoas, que agregam valor a sua informação.

De preferência conteúdo de pessoas que sejam autoridade no ramo em que atuam.

Exemplo:

Digamos que seu público alvo esteja muito interessado em saber qual tipo de maquiagem é mais recomendado para esta, ou aquela ocasião…

Você pode dar sua sugestão, claro!

Mas o que o maior especialista nessa área já disse sobre o assunto?

Pense na pessoa que, hoje, é a maior autoridade no ramo de maquiagem.

Pensou?

Então, será que as pessoas, com dúvida sobre o tipo de maquiagem que devem usar, também não estariam interessadas em saber o que essa autoridade diria?

O que você tem a fazer é:

buscar depoimentos públicos dessa pessoa que é uma autoridade, como entrevistas para jornais e revistas, vídeos na web, publicações do autor em algum portal ou em sua rede social, etc, etc…

E compartilhar esse conteúdo em seu canal de relacionamento com seu público de interesse. Não esqueça de informar a fonte onde encontrou o conteúdo.

Isso não só agregará valor ao seu blog ou seu canal, seja ele qual for, como também fará do seu canal de relacionamento mais uma fonte de conteúdo relevante.

Assim, quando as pessoas interessadas em saber o que essa ou aquela autoridade diria sobre um determinado assunto, há grandes chances de elas encontrarem o seu blog, seu canal no Youtube ou sua página no Facebook.

Além de atrair tráfego qualificado, as pessoas associarão sua marca a opinião de um especialista, famoso e respeitado no assunto.

Captou a ideia?

# 3 – Publique conteúdo em blogs e sites que o seu público também visita.

Outra maneira poderosa de atrair pessoas para o seu site é publicar conteúdo do interesse delas em blogs e sites que elas visitam quando procuram por informações específicas.

Lembra do questionamento que fizemos, no início deste artigo, quando pensamos em nosso público alvo:

O que essas pessoas leem? Do que elas mais gostam? Onde elas estão?

Se você sabe o que elas gostam de ler, produza conteúdos relevantes, encontre blogs e outros canais de comunicação, que divulgam artigos sobre o assunto, faça contato com eles e ofereça seu conteúdo para ser publicado, gratuitamente.

Você não vai cobrar por isso.

Eles publicarão seu conteúdo e informarão a fonte: Você!

Assim, você chega ao conhecimento de pessoas, que talvez não chegariam até você, por meio apenas do seu blog ou site.

Logo, quanto maior o tráfego do canal em que você publicar seu conteúdo, maiores as chances de atrair visitas para o seu site e, consequentemente, conquistar novos clientes para a sua empresa, concorda?

Recapitulando:

  1. Crie um canal de relacionamento com seu público e entregue conteúdo de qualidade para as pessoas.
  2. Compartilhe conteúdo de pessoas influentes, que sejam autoridades em seu ramo de atuação.
  3. Publique conteúdo de interesse do seu público em blogs especialistas no tema que você aborda.

Espero que essas informações possam somar em sua trajetória de sucesso. Se este artigo foi útil pra você, compartilhe!

Autor: Breno Andrade R. Especialista em SEO e analista de Marketing do Bomsaldo, um Sistema ERP Online para pequenas empresas.

Breno Andrade

Breno Andrade

Blogueiro por vocação. Especialista em SEO, apaixonado por tecnologia e analista de Marketing do Bomsaldo, um Sistema ERP Online para pequenas empresas.

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