Marketing para Fonoaudiólogos: Tudo o que você precisa saber!

Marketing para Fonoaudiólogos: Tudo o que você precisa saber!

Os órgãos que regulamentam as áreas médicas possuem muitas restrições quanto a divulgação dos serviços, o que dificulta a estratégia de marketing para fonoaudiólogos. Porém não significa que seja impossível.

As estratégias de marketing para fonoaudiólogos devem seguir todas as regras do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Por isso, é aconselhável que os fonoaudiólogos busquem por profissionais especializados ou que já possuam cases de sucesso na área.

Separamos algumas dicas para ajudar os fonoaudiólogos a entenderem como funciona o marketing para este segmento. Confira!

Ética nas campanhas de fonoaudiologia

O código de ética da fonoaudiologia e a PLC 35/2012, após sofrer algumas alterações, passou a estabelecer algumas regras para a conduta dos fonoaudiólogos nas redes sociais.

No que diz respeito ao marketing para fonoaudiólogos, o artigo artigo 35 obriga que os profissionais informem:

  • as especialidades para as quais o fonoaudiólogo esteja habilitado;
  • os títulos de formação acadêmica;
  • endereço, telefone, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios e credenciamentos;
  • instalações, equipamentos e métodos de tratamento;
  • logotipo, marca e logomarca;
  • heráldico da Fonoaudiologia.

Essas informações são obrigatórias e utilizar um material que não atenda as exigências, pode fazer com que o profissional sofra punições. O Código de Ética dos Fonoaudiólogos, também prevê as infrações que estão ligadas à propaganda e publicidade. Na íntegra, são elas:

  • anunciar preços e descontos, exceto na divulgação de cursos, palestras, seminários e afins;
  • consultar, diagnosticar ou prescrever tratamento por quaisquer meios de comunicação de massa;
  • induzir a opinião pública a acreditar que exista reserva de atuação clínica para determinados procedimentos;
  • anunciar títulos acadêmicos que não possua ou especialidades para as quais não esteja habilitado;
  • anunciar produtos fonoaudiológicos ou procedimentos por meios capazes de induzir ao uso indiscriminado destes.

Aspectos jurídicos para o profissional de fonoaudiologia

Todos os aspectos jurídicos do profissional de fonoaudiologia, podem ser consultados na resolução 255 do Conselho Federal de Fonoaudiologia, porém vamos exemplificar os pontos principais:

A prestação de serviço do fonoaudiólogo

Os pilares na prestação de serviço de fonoaudiologia são:

Quanto a Sociedade de Fonoaudiologia e a prestação do serviço autônomo(pessoa jurídica ou pessoa física):

  • A distribuição dos lucros deve ser feita conforme a divisão de capital social, quando for sociedade ou lucro integral para os profissionais autônomos;
  • Não há relação empregatícia entre os sócios ou profissional e a empresa, em casos em que o prestador seja pessoa física;
  • Os sócios ou o profissional autônomo possuem autonomia para conduzirem suas atividades;

Vínculo empregatício para fonoaudiólogos

Para ser configurado como uma relação de emprego, deve existir os seguintes aspectos fático-jurídicos com o tomador de serviços:

  • Onerosidade: quando o trabalho é exercido por intermédio de uma retribuição financeira;
  • Trabalho por pessoa física: é prestado intimamente por um fonoaudiólogo para a empresa;
  • Pessoalidade e não-eventualidade: é realizado por um único profissional e com contrato temporal;
  • Subordinação: o atendimento é feito exclusivamente para os clientes da empresa, há hierarquia entre os sócios e os horários devem ser cumpridos com rigor. Diferente do profissional autônomo, neste caso existe uma direção administrativa gerenciando os processos.

Cooperativismo na fonoaudiologia

O fonoaudiólogo deve desempenhar outras funções como: administração, financeiro, financeiro, para aumentar os ganhos da cooperativa. Vale lembrar que a cooperativa é formada por diversos profissionais, com o objetivo de ampliar o número de atendimentos e aumentar os lucros.

Os direitos trabalhistas

Vale lembrar que os direitos trabalhistas se aplicam quando é comprovado o vínculo empregatício. A jornada de trabalho é composta por:

  • 8 horas diárias podendo chegar até 44 horas semanais;
  • O intervalo para repouso:
    • Quando a jornada for superior  a 6 horas: no mínimo 1 hora de descanso;
    • Jornadas entre 4 horas e 6 horas: serão 15 minutos;
    • Jornadas inferiores a 4 horas: não há intervalo para descanso;

 

  • Atividade Noturna:
    • 1 hora equivale a 52 minutos e 30 segundos;
    • O adicional é 20% superior à hora diurna;

As verbas salariais

  • É obrigatório o adicional insalubridade de 20% para os profissionais que trabalham em hospitais ou qualquer serviço médico;
  • 13º salário;
  • FGTS;
  • Adicional de 1/3 e Férias.

Executando o planejamento estratégico

A concorrência no mercado de fonoaudiologia é gigantesca, estima-se que existam mais de 50 MIL profissionais por todo o Brasil. Na última pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, haviam 42.420 fonoaudiólogos por todo o país. Podemos ver nos gráficos abaixo:

Mapa do brasil com o número de fonoaudiólogos por estado

fonoaudiólogos por região do país

Tamanha concorrência, exige destes profissionais um planejamento estratégico, para possam se destacar no mercado.

Infelizmente, ser um excelente profissional não irá garantir que você tenha diversos clientes. Afinal, é possível ver fonoaudiólogos medianos, com uma grande carteira de clientes. Mas então como se destacar entre tantos fonoaudiólogos?

Utilize o Mix de Marketing no seu consultório. Através desta ferramenta, você conseguirá definir:

  • o produto: neste caso será um serviço, você deve oferecer algo que agregue valor ao seu cliente;
  • o preço: responsável pela receita, o preço também causa uma diferenciação entre os concorrentes. O importante é equilibrar o valor cobrado com o valor agregado ao cliente. Quanto maior a percepção, maior será o valor investido no serviço;
  • a praça: seja um consultório ou o seu site, a praça é o meio que você utiliza para divulgar seus serviços e/ou produtos;
  • promoção: lembra do ditado “Quem não é visto, não é lembrado?”, o 4º P é responsável pela divulgação das suas atividades. Entender qual o melhor canal, qual a linguagem do público, melhores dias e horários para postar nas redes sociais, tudo isso é fundamental para garantir que seu público-alvo receba a informação correta;

Propaganda para fonoaudiólogos

A estratégia de marketing para fonoaudiólogos não consiste apenas em criar anúncios e distribuir panfletos. A estratégia de marketing é responsável por definir qual o diferencial do fonoaudiólogo.

Utiliza técnicas pouco conhecidas, mas que são eficientes na recuperação do paciente? Atua em um ramo específico da fonoaudiologia? A propaganda fará com que todos saibam das suas qualidades.

O profissional de marketing irá pesquisar onde está seu público-alvo, irá traçar as personas, identificar quais os canais são mais eficientes para o seu negócio e com estes dados em mãos, irá desenvolver uma estratégia para alcançar os seus objetivos, seja para a aquisição de clientes, aumentar o brand awareness ou buscar leads qualificados.

Lembre-se de criar um cartão de visitas diferenciado, pois entre tantos cartões na carteira do seu cliente, o seu terá que se destacar entre eles. Separamos diversos mockups de cartões de visistas, para você utilizar gratuitamente.

As peças publicitárias também devem ser executadas com cuidado, sempre respeitando o Código de Ética da Fonoaudiologia.

Como captar clientes para a sua clínica de fonoaudiologia?

Adotar uma estratégia de comunicação eficiente, é fundamental para alcançar a satisfação do cliente. Isso exige comprometimento não apenas do(a) fonoaudiólogo(a), mas de toda a equipe envolvida.

Tanto a equipe de atendimento telefônico quanto das redes sociais, devem conhecer os termos técnicos, mas sem esquecer de utilizar uma linguagem acessível para o público.

Após definir o público-alvo, seu mix de marketing, será necessário elaborar uma estratégia de captação de leads, seja utilizando inbound marketing, anúncios, landing pages ou qualquer outra estratégia que o especialista em marketing julgar conveniente.

É possível captar clientes através da criação de conteúdos relevantes, publicando em seu site informações que ajudem os usuários a resolverem suas dores. Entenda dores como um problema para o qual ele está buscando uma solução.

Criar anúncios no Google Ads, utilizando palavras-chaves específicas pode fazer com que o seu anúncio, apareça no momento exato em que ele está buscando pelo termo.

Existem diversas formas de atrair mais clientes para a sua clínica de fonoaudiologia, mas é necessário traçar uma estratégia eficiente.

Os desafios do marketing para fonoaudiólogo

Como você pode ver, a captação de clientes, criar um diferencial para o seu consultório e se posicionar neste mercado, vai muito além de ser um bom profissional.

É preciso ser objetivo e definir em quais segmentos irá atuar. Pode ser no desenvolvimento da fala infantil ou qualquer outro.

Embora existam atividades de marketing que você possa executar por conta própria, a orientação de um profissional de marketing será determinante para o sucesso da sua estratégia.

Quer saber como o marketing pode ser eficiente para a sua empresa? Precisa aumentar o número de clientes? Entre em contato conosco e iremos ajudá-lo(a).

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Fonoaudiólogo Marketing

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

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Otimizado por Lucas Ferraz.

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