Os órgãos que regulamentam as áreas médicas possuem muitas restrições quanto a divulgação dos serviços, o que dificulta a estratégia de marketing para fonoaudiólogos. Porém não significa que seja impossível.
As estratégias de marketing para fonoaudiólogos devem seguir todas as regras do Conselho Federal de Fonoaudiologia.
Por isso, é aconselhável que os fonoaudiólogos busquem por profissionais especializados ou que já possuam cases de sucesso na área.
Separamos algumas dicas para ajudar os fonoaudiólogos a entenderem como funciona o marketing para este segmento. Confira!
Ética nas campanhas de fonoaudiologia
O código de ética da fonoaudiologia e a PLC 35/2012, após sofrer algumas alterações, passou a estabelecer algumas regras para a conduta dos fonoaudiólogos nas redes sociais.
No que diz respeito ao marketing para fonoaudiólogos, o artigo artigo 35 obriga que os profissionais informem:
- as especialidades para as quais o fonoaudiólogo esteja habilitado;
- os títulos de formação acadêmica;
- endereço, telefone, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios e credenciamentos;
- instalações, equipamentos e métodos de tratamento;
- logotipo, marca e logomarca;
- heráldico da Fonoaudiologia.
Essas informações são obrigatórias e utilizar um material que não atenda as exigências, pode fazer com que o profissional sofra punições. O Código de Ética dos Fonoaudiólogos, também prevê as infrações que estão ligadas à propaganda e publicidade. Na íntegra, são elas:
- anunciar preços e descontos, exceto na divulgação de cursos, palestras, seminários e afins;
- consultar, diagnosticar ou prescrever tratamento por quaisquer meios de comunicação de massa;
- induzir a opinião pública a acreditar que exista reserva de atuação clínica para determinados procedimentos;
- anunciar títulos acadêmicos que não possua ou especialidades para as quais não esteja habilitado;
- anunciar produtos fonoaudiológicos ou procedimentos por meios capazes de induzir ao uso indiscriminado destes.
Aspectos jurídicos para o profissional de fonoaudiologia
Todos os aspectos jurídicos do profissional de fonoaudiologia, podem ser consultados na resolução 255 do Conselho Federal de Fonoaudiologia, porém vamos exemplificar os pontos principais:
A prestação de serviço do fonoaudiólogo
Os pilares na prestação de serviço de fonoaudiologia são:
Quanto a Sociedade de Fonoaudiologia e a prestação do serviço autônomo(pessoa jurídica ou pessoa física):
- A distribuição dos lucros deve ser feita conforme a divisão de capital social, quando for sociedade ou lucro integral para os profissionais autônomos;
- Não há relação empregatícia entre os sócios ou profissional e a empresa, em casos em que o prestador seja pessoa física;
- Os sócios ou o profissional autônomo possuem autonomia para conduzirem suas atividades;
Vínculo empregatício para fonoaudiólogos
Para ser configurado como uma relação de emprego, deve existir os seguintes aspectos fático-jurídicos com o tomador de serviços:
- Onerosidade: quando o trabalho é exercido por intermédio de uma retribuição financeira;
- Trabalho por pessoa física: é prestado intimamente por um fonoaudiólogo para a empresa;
- Pessoalidade e não-eventualidade: é realizado por um único profissional e com contrato temporal;
- Subordinação: o atendimento é feito exclusivamente para os clientes da empresa, há hierarquia entre os sócios e os horários devem ser cumpridos com rigor. Diferente do profissional autônomo, neste caso existe uma direção administrativa gerenciando os processos.
Cooperativismo na fonoaudiologia
O fonoaudiólogo deve desempenhar outras funções como: administração, financeiro, financeiro, para aumentar os ganhos da cooperativa. Vale lembrar que a cooperativa é formada por diversos profissionais, com o objetivo de ampliar o número de atendimentos e aumentar os lucros.
Os direitos trabalhistas
Vale lembrar que os direitos trabalhistas se aplicam quando é comprovado o vínculo empregatício. A jornada de trabalho é composta por:
- 8 horas diárias podendo chegar até 44 horas semanais;
- O intervalo para repouso:
- Quando a jornada for superior a 6 horas: no mínimo 1 hora de descanso;
- Jornadas entre 4 horas e 6 horas: serão 15 minutos;
- Jornadas inferiores a 4 horas: não há intervalo para descanso;
- Atividade Noturna:
- 1 hora equivale a 52 minutos e 30 segundos;
- O adicional é 20% superior à hora diurna;
As verbas salariais
- É obrigatório o adicional insalubridade de 20% para os profissionais que trabalham em hospitais ou qualquer serviço médico;
- 13º salário;
- FGTS;
- Adicional de 1/3 e Férias.
Executando o planejamento estratégico
A concorrência no mercado de fonoaudiologia é gigantesca, estima-se que existam mais de 50 MIL profissionais por todo o Brasil. Na última pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, haviam 42.420 fonoaudiólogos por todo o país. Podemos ver nos gráficos abaixo:
Tamanha concorrência, exige destes profissionais um planejamento estratégico, para possam se destacar no mercado.
Infelizmente, ser um excelente profissional não irá garantir que você tenha diversos clientes. Afinal, é possível ver fonoaudiólogos medianos, com uma grande carteira de clientes. Mas então como se destacar entre tantos fonoaudiólogos?
Utilize o Mix de Marketing no seu consultório. Através desta ferramenta, você conseguirá definir:
- o produto: neste caso será um serviço, você deve oferecer algo que agregue valor ao seu cliente;
- o preço: responsável pela receita, o preço também causa uma diferenciação entre os concorrentes. O importante é equilibrar o valor cobrado com o valor agregado ao cliente. Quanto maior a percepção, maior será o valor investido no serviço;
- a praça: seja um consultório ou o seu site, a praça é o meio que você utiliza para divulgar seus serviços e/ou produtos;
- a promoção: lembra do ditado “Quem não é visto, não é lembrado?”, o 4º P é responsável pela divulgação das suas atividades. Entender qual o melhor canal, qual a linguagem do público, melhores dias e horários para postar nas redes sociais, tudo isso é fundamental para garantir que seu público-alvo receba a informação correta;
Propaganda para fonoaudiólogos
A estratégia de marketing para fonoaudiólogos não consiste apenas em criar anúncios e distribuir panfletos. A estratégia de marketing é responsável por definir qual o diferencial do fonoaudiólogo.
Utiliza técnicas pouco conhecidas, mas que são eficientes na recuperação do paciente? Atua em um ramo específico da fonoaudiologia? A propaganda fará com que todos saibam das suas qualidades.
O profissional de marketing irá pesquisar onde está seu público-alvo, irá traçar as personas, identificar quais os canais são mais eficientes para o seu negócio e com estes dados em mãos, irá desenvolver uma estratégia para alcançar os seus objetivos, seja para a aquisição de clientes, aumentar o brand awareness ou buscar leads qualificados.
Lembre-se de criar um cartão de visitas diferenciado, pois entre tantos cartões na carteira do seu cliente, o seu terá que se destacar entre eles. Separamos diversos mockups de cartões de visistas, para você utilizar gratuitamente.
As peças publicitárias também devem ser executadas com cuidado, sempre respeitando o Código de Ética da Fonoaudiologia.
Como captar clientes para a sua clínica de fonoaudiologia?
Adotar uma estratégia de comunicação eficiente, é fundamental para alcançar a satisfação do cliente. Isso exige comprometimento não apenas do(a) fonoaudiólogo(a), mas de toda a equipe envolvida.
Tanto a equipe de atendimento telefônico quanto das redes sociais, devem conhecer os termos técnicos, mas sem esquecer de utilizar uma linguagem acessível para o público.
Após definir o público-alvo, seu mix de marketing, será necessário elaborar uma estratégia de captação de leads, seja utilizando inbound marketing, anúncios, landing pages ou qualquer outra estratégia que o especialista em marketing julgar conveniente.
É possível captar clientes através da criação de conteúdos relevantes, publicando em seu site informações que ajudem os usuários a resolverem suas dores. Entenda dores como um problema para o qual ele está buscando uma solução.
Criar anúncios no Google Ads, utilizando palavras-chaves específicas pode fazer com que o seu anúncio, apareça no momento exato em que ele está buscando pelo termo.
Existem diversas formas de atrair mais clientes para a sua clínica de fonoaudiologia, mas é necessário traçar uma estratégia eficiente.
Os desafios do marketing para fonoaudiólogo
Como você pode ver, a captação de clientes, criar um diferencial para o seu consultório e se posicionar neste mercado, vai muito além de ser um bom profissional.
É preciso ser objetivo e definir em quais segmentos irá atuar. Pode ser no desenvolvimento da fala infantil ou qualquer outro.
Embora existam atividades de marketing que você possa executar por conta própria, a orientação de um profissional de marketing será determinante para o sucesso da sua estratégia.
Quer saber como o marketing pode ser eficiente para a sua empresa? Precisa aumentar o número de clientes? Entre em contato conosco e iremos ajudá-lo(a).