Mapa mental compartilhado gera brainstorming criativo e eficiente

Soluções criativas começam como simples ideias, mas é preciso tempo e organização para pensá-las e desenvolvê-las. Por conta disso, uma tarefa que deveria ser corriqueira na gestão empresarial pode encontrar entraves para ser realizada no dia a dia. Planejar os momentos de brainstorming com a equipe é a principal recomendação de especialistas para evitar bloqueios criativos e resolver em conjunto questões que atravessam o negócio.

Brainstorming é o termo usado para definir o método de compartilhamento de ideias que tem a finalidade de promover insights criativos para se chegar às soluções desejadas. Para realizá-lo, é necessário reunir a equipe e incentivar a participação dos membros.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae – MG) informa que o primeiro passo para a realização da técnica é o planejamento. Para isso, é necessário agendar uma data, definir o tema da conversa e estabelecer o tempo de realização.

Outra orientação do Sebrae-MG é propiciar um ambiente relaxado e que tenha os materiais necessários para a dinâmica. Caso seja presencial, é possível usar ferramentas como um mapa mental para a organização das ideias, além de papéis e canetas para as anotações.

No caso do brainstorming remoto, é possível usar um mapa mental on-line. A ferramenta permite trabalhar a arquitetura da informação e compartilhá-la com a equipe por meio dos recursos visuais que oferece.

Como escolher um mapa mental para brainstorming

Diversos modelos de mapas mentais podem ser criados pela internet. A proposta da ferramenta é partir de uma informação central para se chegar a outras ideias. O recurso visual tende a estimular a criatividade da equipe.

O mapa mental pode ser elaborado com base em modelos já existentes ou criado de acordo com a proposta que o gestor acredita atender melhor os interesses da atividade. Para o brainstorming, pode ser usado o mapa mental de bolhas, que apresenta um círculo central com a ideia principal e outros adjacentes, que serão preenchidos com os insights que surgirem na reunião.

Quando há mais de uma ideia principal, é possível colocá-las dispostas na área central do mapa, na vertical e limitadas por um retângulo, e puxar linhas nas laterais para adicionar as sugestões.

Independente do modelo, o mais importante é que as ideias sejam acolhidas e registradas. De acordo com o Sebrae, para o bom andamento do brainstorming, é importante não haver o julgamento das propostas para que elas possam fluir de forma livre e natural.

Pluralidade é diferencial para as empresas

Outro aspecto importante para que o brainstorming seja bem sucedido é ter uma equipe diversificada, que garanta a pluralidade de ideias. Na avaliação de especialistas em marketing de conteúdo, este é o principal pilar do método.

A recomendação é que seja priorizada a quantidade em vez da qualidade. Quanto mais pessoas com perspectivas diferentes, melhor serão os resultados. 

Não deve haver ainda preocupação com relação a ter boas ideias de forma imediata, pois até mesmo aquelas que, a princípio, parecem ineficientes podem servir como primeiro passo para pensamentos mais aprofundados.

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro