4 dicas de Follow-up de vendas

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Infelizmente nem todas as organizações investem tempo em construir um bom processo de vendas que dará estrutura que seu time de vendas precisa para bater as metas, o que deixa a empresa cada vez mais distante da conquista de novos clientes.

 

Do que adianta seu Marketing trazer bons leads se o time de vendas não consegue trabalhá-los da melhor forma possível?

 

Por isso há uma necessidade, antes de tudo, ter um processo de vendas bem definido, buscar sempre otimizar e resolver gargalos para aumentar suas vendas.

 

Mas porque devo fazer follow-up em vendas? Pelos seguintes motivos:

 

  • sentem que você se importa em ajudá-los a resolver sua demanda;
  • estão mais aberto para sugestões;
  • muitas das vendas são realizadas do quarto ao décimo contato;
  • você aumentará a taxa de venda.

 

Principalmente em vendas complexas como no mercado B2B e também nas B2C que possuem vendas de ciclo mais longo. Ao adotar metodologias, ferramentas e ter disciplina aumenta as chances de você ter mais assertividade com seu potencial cliente.

 

Agora que você sabe a importância realizar o follow up em vendas, confira estas 4 dicas de como você pode trabalhar melhor o seu lead!

 

1. Pesquise sobre seu lead

 

Aposto que você já recebeu uma ligação de alguma operadora te oferecendo um serviço em que você não possui interesse mas, a pessoa além de não deixar você falar e nem de aceitar o “não tenho interesse”: te trata de forma robótica e fria.

 

Aposto que você não ficou satisfeito com a experiência. Certo?

 

Para que isso não aconteça, é importante saber para quem você está ligando e se ela tem o perfil para se tornar cliente. Ações simples como pesquisar o perfil do linkedin, site da empresa, se participaram de algo em especial nos últimos 6 meses (como eventos ou se ganhou prêmios) naquela empresa: podem e vão te ajudar.

 

Coloque em sua rotina de sempre estudar seu lead e de se preparar para reunião.

2. Não confie na memória

Quando não existe uso de uma boa plataforma que está ao lado do vendedor, é comum que ações como essas aconteçam:

 

  • esquecer uma reunião;
  • não agendar a próxima ação;
  • não retornar o contato;
  • esquecer de enviar uma proposta pode acontecer para aqueles que possuem muitas planilhas e nada de organização perante as datas.

 

Em meio de uma rotina tão cheia como é de um vendedor, adotar algumas plataformas e metodologias são soluções que devem resolver os gargalos que impedem que a produtividade do seu time cresça e também de vender mais como consequência.

 

Mas ainda bem que existem tecnologias para ajudar!

 

Um ótimo exemplo disso é adotar um CRM de vendas como solução, ele pode imediatamente acabar com este problema de esquecimento que muita das vezes acontece devido ao vendedor não ter uma boa plataforma de CRM. Também traz mais organização e melhora a produtividade de cada vendedor.

 

3. Seja uma autoridade no assunto

Normalmente, uma pessoa só vai ao médico quando está sentindo uma dor para que ele realize um diagnóstico e passe um remédio que irá sanar essa dor. E em vendas isso não é diferente, para que você consiga realizar uma venda é necessário que você se torne um especialista assim como é um médico.

 

Trazendo para o mundo de vendas complexas, este processo envolve reconhecimento da dor, busca da solução, falar com especialistas e escolher uma solução. Se você entende como funciona os passos que o seu prospect faz para realizar uma compra, fica mais fácil de construir essa autoridade.

 

Durante uma ligação você pode por exemplo:

 

  • primeiro perguntar se o mesmo tem um tempo para uma conversa rápida;
  • realizar algumas perguntas referentes ao mercado e da empresa do mesmo;
  • mostrar que você quer conhecê-lo e entender se você pode ajudá-lo de alguma forma;
  • ter o tato de sentir se o mesmo tem interesse;
  • antecipar objeções;
  • demonstrar experiência no mercado (cases de sucesso ajudam muito);
  • recapitular o bate-papo e agendar o próximo passo;

 

Essas são ações que devem fazer parte do processo de vendas e da rotina de um vendedor.

 

4. SEMPRE: Marque a próxima ação!

 

Repita comigo este mantra:

 

  • Devo sempre agendar a próxima ação com meu lead!

 

Esta ação é extremamente essencial e infelizmente a taxa de quantidade de empresas que não realizam: é alta!

 

Uma pesquisa americana mostrou 48% das empresas não prosseguem com as ações com seus contatos. Mas essa notícia é excelente para aqueles que já realizam ou pretende construir um processo de vendas escalável pois é uma oportunidade de vender mais e da melhor forma!

 

Então lembre-se, seu lead se interessou pelo seu produto? Agende o próximo passo. Ele gostou da apresentação e está pronto para negociar? Agende o próximo passo.

 

Gostou dessas dicas rápidas?

Aprofunde-se em como você pode realizar um follow-up em vendas de forma PRÁTICA e desfrute dos templates que preparamos para você usar sem moderação!

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