Marketing de conteúdo: O que é e como pode gerar resultados.

Marketing de conteúdo: O que é e como pode gerar resultados.

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem como objetivo criar e promover conteúdo relevante para o seu público alvo. Sempre buscando solucionar problemas, desafios e trazer o seu potencial cliente para mais perto da sua marca, de forma espontânea e não invasiva.

Através dele as empresas e marcas se aproximaram do dia a dia das pessoas e, assim, conquistam maior engajamento na web.

Com o principal objetivo de nutrir a persona, com assuntos de relevância, os conteúdos tem expandido sua atuação. O que antes se concentrava apenas na produção textual, hoje avança em formatos e criatividade.

Vídeos, áudios, infográficos e uma série de outros modelos permitem maior interação do público e principalmente, uma maior aproximação com personas distintas.

Marketing de conteúdo e Inbound Marketing

É através do Inbound Marketing que o marketing de conteúdo tem se fortalecido também como investimento comercial. É com ele que a captação de leads tem se fortalecido e gerado oportunidades de novos negócios as empresas.

O que antes se posicionava apenas como um compartilhamento de informação, hoje integra o avanço do Inbound e novas estratégias como o smarketing. Afinal, além da conversão é necessária a nutrição para potencializar resultados.

Blogs e vídeos para educar os clientes para uma compra futura tem sido a estratégia preferida pelas empresas que tem investido em marketing de conteúdo.

Entre as vantagens deste método podemos citar:

  • Gerar valor para os clientes fidelizando a marca;
  • Criar reciprocidade entre os clientes;
  • Atrair a atenção de diferentes públicos;
  • Usar conteúdos ricos para conversão ao site;

Diante dessa ambição por resultados é essencial um alinhamento. Entender o objetivo, persona, periodicidade e principalmente, o que traz engajamento garantirá a coerência das ações.

É por isso que o planejamento de marketing digital é fundamental.

Por que investir em marketing de conteúdo

Muitos empreendedores fazem essa pergunta para si mesmo antes de conhecerem as possibilidades que o marketing de conteúdo oferece para sua empresa.

Por que investir em marketing de conteúdo

Nós listamos os principais motivos que fazem as empresas investirem em uma estratégia de marketing de conteúdo hoje em dia.

  1. O investimento em marketing de conteúdo pode ser de até 62% menos do que o investimento no marketing tradicional.
  2. O crescimento de visitantes únicos em sites é 8 vezes maior quando a empresa investe na produção de conteúdo exclusivo aos seus clientes.
  3. 88% de todas as marcas usam marketing de conteúdo;
  4. Ter um blog pode fazer seu site ter 434% mais páginas indexadas e 97% mais links indexados;
  5. Empresas B2B que têm blogs geram 67% mais leads;
  6. 78% dos diretores de marketing acham que conteúdo personalizado é o futuro do marketing;
  7. Conteúdo de qualidade aumenta engajamento e lealdade à marca.

Esses foram algum dos motivos que levam muitas empresas a investirem em marketing de conteúdo. Mas cuidado, é preciso ter um bom planejamento antes de sair postando em seu blog ou rede social.

Um bom planejamento pode ser a chave do sucesso para a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Planejamento de marketing

Apesar de não ser um hábito do empresário brasileiro, o planejamento permite uma análise concisa e a definição de atividades com foco em metas centrais.

Com o marketing de conteúdo não é diferente, é preciso planejar as ações que serão realizadas.

 

Planejamento de marketing

Através dele é possível definir a jornada de compra do cliente e assim, todos os conteúdos que deverão ser desenvolvidos para cada etapa.

Além de pontos importantes como a persona, o brandvoice e os canais de divulgação, o planejamento de marketing digital definirá os temas a serem abordados em conteúdos iniciais.

Listamos 5 perguntas que podem ajudar você a planejar melhor seu marketing de conteúdo:

  1. Onde seu público alvo está?
  2. Quais são as principais dúvidas/objeções que seus clientes têm?
  3. Quais são os principais termos buscados no Google?
  4. Quais são seus principais concorrentes? Qual é a estimativa de trafego que eles têm?
  5. Qual será o formato que você irá começar? (Post blog, vídeos, posts em redes sociais)

Benefícios diretos marketing de conteúdo

Mas, qual é a principal vantagem de se investir em marketing de conteúdo? Criar conexões duradouras com seus clientes, fazer com que eles se tornem propagadores da sua empresa.

Afinal, um cliente satisfeito, espalhando coisas boas a respeito de sua empresa é uma das melhores propagandas que existem.

Além disso o marketing de conteúdo traz maior visibilidade para o negócio, o posiciona como especialista no assunto trabalhado e aumenta sua referência entre os consumidores e amplia a nutrição de leads o que facilita a venda.

Marketing de conteúdo e vendas

Marketing de conteúdo e vendas

Apesar de termos falado da evolução do conteúdo com o Inbound Marketing, os conteúdos também são essenciais na estratégia de Outbound.

Outbound é o início das relações com prospects e por isso precisa seguir a mesma linha do Inbound.

Assim, o conteúdo é chave para a capacitação da equipe de vendas, o que reduz o tempo gasto em educação dos seus clientes pelo comercial.

Mas precisamos deixar algo bem claro, não existe receita de bolo. Não existe sucesso da noite para o dia.

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo leva um certo tempo de maturação para que você possa colher os primeiros resultados.

Quanto antes você começar a sua, mais cedo irá colher os primeiros resultados. Essa afirmação serve para qualquer outra estratégia que você implementar na sua empresa.

Conclusão

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que veio para ficar. Não há dúvidas que quando aplicada pode gerar resultados incríveis para sua empresa.

Pense por um segundo, na última vez em que você teve uma dúvida, você foi ao Google e pesquisou a respeito correto?

Com certeza você encontrou um resultado na busca onde pode solucionar a sua dúvida, esse talvez seja um exemplo simples, porém eficaz, de como o marketing de conteúdo está presente no nosso dia a dia.

E você o que acha? Marketing de conteúdo veio para ficar ou é só mais uma estratégia passageira como muitas outras? Deixe sua opinião e comentários ai embaixo ?

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Marcos Roberto

Marcos Roberto

CMO na Etraction, e sempre em busca der ser um profissional melhor. Meu mantra para dias ruins: O que impede a ação favorece a ação. O que fica no caminho torna-se o caminho. - Marco Aurélio

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