Como criar conteúdo para o Instagram e vender na internet?

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O avanço da era digital e a chegada das redes sociais trouxeram mudanças significativas na maneira de nos comunicarmos. Atualmente, a criação de conteúdos para a internet tornou-se um campo fértil para diversos nichos, inclusive quando falamos em vendas. 

No ambiente digital, uma comunicação assertiva pode fazer muita diferença no volume – e na qualidade  – das vendas de um e-commerce. 

Neste artigo, falaremos sobre algumas estratégias de criação de conteúdo para o Instagram e como isso pode lhe ajudar  a vender pela internet. 

Vale a pena vender pelo Instagram?

A princípio, a resposta é sim. As redes sociais têm se mostrado o principal meio de comunicação pela internet atualmente. E através delas é possível estabelecer diversos tipos de relações, inclusive comerciais. 

Caso você esteja pensando em iniciar, ou já iniciou, seu e-commerce, saiba que o Instagram pode sim ser um ótimo veículo para divulgação e venda de seus produtos ou serviços. Porém, não basta apenas anunciá-los e esperar os resultados, é preciso criar uma boa estratégia de interação com sua audiência. A criação de conteúdos relevantes pode ser a principal maneira de colocar isso em prática. 

Como criar conteúdo para o Instagram e vender na internet? 

Pois bem, a criação de conteúdos relevantes é uma ótima estratégia para divulgação de sua marca, além de engajar o público de maneira natural. Isso porque, ao apresentar conteúdos interessantes para seu público alvo, automaticamente, você estará despertando o interesse dessas pessoas em seguir sua página, o que pode vir a render clientes futuros. 

Quando alguém passa a acompanhar determinada marca no Instagram por conta de um conteúdo de qualidade, com o passar do tempo, acaba estabelecendo uma relação de interesse e confiança nesta marca. Trabalhar com conteúdos relevantes pode tornar sua página uma referência em sua área de atuação, conquistando o público – e podendo vender mais. 

Mas existem algumas formas de tornar esse processo mais eficaz. A seguir, listamos algumas dicas de como criar conteúdo para o Instagram. 

1.Crie um cronograma de publicações 

Por se tratar de uma rede social, a princípio, podemos pensar que a interação através do Instagram deve ser espontânea e simples. Mas não é exatamente assim. 

É muito importante elaborar uma estratégia de comunicação, e esta envolve um cronograma de publicações. É preciso pensar sobre quais conteúdos publicar, bem como quando e de que maneira publicá-los. 

Sendo uma rede mundialmente conhecida e acessada, o Instagram é uma boa plataforma de vendas pela internet, mas é também muito concorrida, pelos mesmos motivos. 

Analisando as metas que deseja alcançar, é possível pensar em cronogramas de publicação eficazes e atrativos.

2.Mostre os bastidores da sua loja nos stories

Os stories são uma ferramenta de interação muito utilizada pelos usuários do Instagram.  Tratam-se de publicações curtas, com duração máxima de 15 segundos cada e que ficam disponíveis para visualização por 24 horas. 

Partindo desse conceito, por serem publicações passageiras, os stories podem ser utilizados para a divulgação de conteúdos igualmente breves e momentâneos. Uma boa tática é utilizá-los para mostrar os bastidores de sua loja virtual. 

Ao apresentar a rotina e os bastidores do funcionamento da marca, a página aguça a curiosidade do público e também atrai sua confiança, por mostrar seus processos e rotinas de maneira aberta.

3.Use o reels para fazer tutoriais e vídeos interativos

Os reels são uma ferramenta de criação e edição de vídeos curtos. Diferentemente dos stories, os reels são publicações que podem ser permanentes, fazendo parte do conteúdo fixo da página.

Desta forma, essa ferramenta pode ser bem utilizada para apresentação de conteúdos educativos e informativos a respeito da área de atuação da marca, ou também sobre seus produtos e serviços. 

Por ter diversos recursos de edição, os reels possibilitam a criação de vídeos interativos e descontraídos, o que também fortalece a relação com a audiência. 

4.Publique boas fotos

Falando sobre como criar conteúdo para o Instagram, essa dica pode parecer óbvia, mas nem sempre recebe a devida atenção. 

O Instagram é uma rede social que tem por base a publicação de imagens. Sendo assim, boas imagens são o cartão de visitas de sua página, principalmente para atrair novos seguidores. 

Existem diversos recursos para edição e tratamento de fotos, mas também é importante saber produzir fotos chamativas e adequadas para seu público alvo, sempre levando em consideração seu modelo de negócio e audiência que deseja atingir. 

5.Incentive e reposte as marcações dos clientes 

Mais uma vez, a confiabilidade da marca apresenta-se fundamental: as pessoas compram mais das marcas nas quais confiam. 

Dentro do ambiente digital, a concorrência é alta, por isso a importância de ganhar a confiança de seu público alvo. Uma das formas mais eficazes de transmitir essa segurança a futuros clientes, é o retorno de outros compradores. 

Portanto, é interessante incentivar seus compradores a postarem sobre os produtos ou serviços adquiridos de você e, consequentemente, repostar essas publicações na página de sua marca. 

Ao apresentar clientes satisfeitos, outras pessoas sentirão mais segurança em comprar também. 

6.Faça conteúdos interativos e atrativos 

Ao pensar em como criar conteúdo para o Instagram,  é preciso, fundamentalmente, saber o público que deseja alcançar. Definir o conceito e os objetivos de seu e-commerce lhe ajudará nessa tarefa. 

Conhecendo seu público alvo, fica mais fácil determinar quais tipos de informações são relevantes para eles, o que possibilita a criação de conteúdos mais atrativos. 

A interação também é um fator importante para vender pelo Instagram. Comunicar com seu público, estreita e fortalece a relação de confiança e conquista a simpatia de seus clientes. 

Aumente as suas vendas com consultoria para redes sociais

O Instagram é um excelente recurso para vender pela internet. Utilizando de táticas eficientes, pode alavancar as vendas de seu e-commerce e estabelecer sua marca no mercado. 

O auxílio de uma consultoria para redes sociais nesse processo pode ser crucial para algumas marcas. Uma equipe de consultoria profissional conhece como criar conteúdo para o Instagram com foco direto no aumento das vendas. Caso seja esse o objetivo atual do seu e-commerce, vale a pena investir nessa ajuda e observar os resultados.  

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

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