10 Dicas de como alavancar seu e-commerce

10 Dicas de como alavancar seu e-commerce

Hoje em dia, as lojas virtuais são opções de compra consolidadas. Clientes de diversos tipos se interessam pela comodidade das vendas pela web, portanto, uma empresa que saiba alavancar seu ecommerce tem mais oportunidades.

Um levantamento do Sebrae indica que aproximadamente 60% das lojas virtuais brasileiras fecham antes de completar um ano de funcionamento.

Isso mostra que, apesar da conveniência e da comodidade que essa forma de negócio traz, manter a operação rentável não é tão simples.

O objetivo desse texto é explicar detalhadamente o que é e-commerce, apresentar estratégias pertinentes e mostrar suas vantagens.

TABLE OF CONTENTS

O que é e-commerce?

As origens do e-commerce

Estratégias para o seu e-commerce

Aproveite as redes sociais

Invista no design do seu site

Trabalhe seu marketing de conteúdo

Conheça seu público

Ofereça atendimento qualificado

Cuide do pós-venda

As vantagens do e-commerce

Maior comodidade e conveniência

Menor custo operacional

Expansão do público-alvo

Resultados mensuráveis

Mais opções de pagamento

O que é e-commerce?

Um e-commerce ou comércio eletrônico, é o conjunto de ações e estruturas que formam operações de compra e venda pela internet.

Em essência, o e-commerce envolve os processos de venda e atendimento ao cliente no meio virtual.

Além desses dois setores, é possível digitalizar processos como:

  • Marketing;
  • Finanças;
  • Estoque;
  • Assistência técnica.

É importante destacar que o e-commerce vai além da loja virtual. A loja virtual de dedetização 24 horas é uma parte de toda a operação de e-commerce da empresa em questão.

Ela é um dos canais disponíveis para a empresa concretizar vendas, sendo assim, vamos falar mais sobre eles adiante.

As origens do e-commerce

O e-commerce começou a ser desenvolvido na década de 1970, nos Estados Unidos. 

O executivo do ramo de TI, Michael Aldrich, concebeu em 1979 um projeto chamado Videotex que possibilitava fazer compras por meio de uma televisão modificada.

Em 1981, o primeiro sistema de vendas B2B foi estabelecido pela Thomson Holidays UK, empresa do setor de turismo.

Até então, essa forma de venda era destinada em grande parte para empresas, por se tratar de uma tecnologia cara e selecionada.

Isso mudou em 1990, data em que Tim Berners-Lee criou o primeiro buscador da web, o WorldWideWeb. Com a internet doméstica se tornando uma possibilidade, não demorou para que os primeiros sites comerciais surgissem.

Em 1995, Ebay e Amazon foram fundados. Em 1999, o grupo chinês Alibaba também se estabeleceu.

De lá para cá, muitas outras empresas adotaram o e-commerce e a possibilidade de contratar assessoria contábil para prestadores de serviços pela internet faz parte do dia a dia de pessoas no mundo todo.

Estratégias para o seu e-commerce

A seguir, você vai saber mais sobre as diferentes estratégias que podem fazer parte do seu e-commerce.

Analise seus objetivos e suas condições e trabalhe com ações que te coloquem em destaque.

Aproveite as redes sociais

Vamos supor que sua empresa de instalação aquecedor a gás esteja precisando incrementar sua posição na internet.

Sendo assim, fazer perfis nas redes sociais é um dos primeiros passos para isso.

Mas, não basta só criá-los, você precisa alimentá-los com conteúdos que interessem o público que deseja alcançar.

Não se esqueça que as redes sociais são os principais meios de comunicação na internet. 

Aproveite esse grande alcance para promover sua empresa e construir uma relação próxima com os clientes.

Esteja sempre atento às dúvidas, críticas e elogios de quem consome seu produto ou serviço.

Invista no design do seu site

O volume de conversões depende diretamente da qualidade do seu site. Ele é seu cartão de visitas na web.

Se o site da empresa de decapagem de gancheiras não tem uma boa navegabilidade e um design atraente, as pessoas vão desistir de fechar negócio.

Contrate um profissional especializado em design para web para garantir que os visitantes sejam contemplados com um e-commerce eficiente.

Trabalhe seu marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a produção e divulgação de conteúdos relevantes nos sites e redes sociais das empresas.

Por meio dessa produção, é possível alcançar mais pessoas sem necessariamente investir em anúncios e outras formas de marketing tradicionais.

As pesquisas em sites como Google são uma das formas mais populares pelas quais os usuários da internet entram em contato com novas empresas.

Pesquise quais são as palavras-chave mais buscadas pela sua base de clientes. Se a frase “preciso de contador para abrir empresa” é popular, publique posts que usem essas palavras.

Conheça seu público

Toda empresa precisa delinear com muita precisão o perfil do público-alvo. Captar informações sobre os consumidores é crucial para entregar o que eles esperam.

O uso das redes sociais é uma forma efetiva de fazer isso, mas não é o bastante. Procure estudar os padrões de comportamento no funil de vendas. 

Dessa forma, você vai ter meios de entregar o que as pessoas buscam no tempo certo e fechar mais vendas em menos tempo.

Entre as informações pertinentes para conhecer seu público, estão:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Localização;
  • Renda média.

Esses dados podem ser conseguidos a partir da oferta de conteúdos ricos, como e-books e webinars, mediante a disponibilização de informações pessoais.

Não se esqueça de que as pessoas precisam ser informadas para onde irão esses dados e autorizar esse uso.

Ofereça atendimento qualificado

O atendimento do seu e-commerce é o que determina a fidelização dos clientes a longo prazo.

Quanto melhor foi o atendimento, maior é a probabilidade de o cliente voltar a comprar seu produto.

Treine sua equipe para atender da melhor forma. É importante que todos saibam utilizar as redes sociais e outras ferramentas, além de saber tudo sobre o ramo de atuação da empresa, como emplacar veículo.

Esteja nas redes em que o público está e preste atenção ao que ele tem a dizer.

Cuide do pós-venda

As estratégias de marketing não acabam quando a venda é concretizada. É preciso agir para que a fidelização aconteça.

Invista em ações de pós-venda, como segmentação de ofertas por e-mail, para que a empresa se consolide no imaginário do cliente.

Não hesite em pedir retornos a respeito dos produtos e do atendimento, procure demonstrar que a opinião do consumidor importa para a marca.

As vantagens do e-commerce

Agora que você conhece algumas das principais estratégias de e-commerce, chegou a hora de analisar as vantagens que o investimento nesse tipo de operação representa.

Sendo assim, leia os tópicos a seguir para saber mais.

Maior comodidade e conveniência

Uma loja virtual não tem horário de funcionamento. Ela está “aberta” a qualquer horário que o cliente quiser explorá-la.

Trabalhando na automação do atendimento, as empresas podem realizar vendas a qualquer hora.

Os clientes ganham em comodidade e conveniência, já que podem escolher os produtos ou serviços que desejam no conforto da sua casa.

Sendo assim, um empresário não precisa esperar pelo começo da semana para procurar por despachante em Londrina se os escritórios tiverem sites atualizados.

Menor custo operacional

Manter um e-commerce é mais barato do que manter uma loja física. A loja envolve despesas como aluguel, contas de água e luz, salário da equipe, segurança e impostos.

Uma loja virtual, por outro lado, tem menos custos, como plataforma de hospedagem, marketing digital, estoque, emissão de notas fiscais e atendimento.

Isso faz com que o e-commerce seja uma opção muito viável para empreendimentos de pequeno e médio porte.

Com menos custos relacionados ao ambiente físico, como certificado AVCB, a consolidação de um e-commerce depende muito mais de estratégias aplicadas na internet.

Expansão do público-alvo

As lojas virtuais podem ser acessadas por qualquer pessoa no mundo todo. Isso aumenta as chances de expansão do público-alvo.

A partir de técnicas de otimização no Google e campanhas de anúncios virtuais bem segmentadas, sua empresa pode surgir no radar de consumidores do Brasil inteiro.

Comece trabalhando com os nichos de consumo, e pouco a pouco, aumente seu alcance por meio de campanhas consistentes.

Resultados mensuráveis

Existem ferramentas de gestão que centralizam todos os dados do e-commerce em um só lugar.

Programas como o Google Analytics gera relatórios sobre o desempenho das lojas virtuais. São ferramentas fundamentais para acompanhar o impacto da operação e avaliar as ações empregadas.

Entre os dados disponibilizados, há:

  • Produtos mais visualizados;
  • Número de carrinhos abandonados;
  • Número de visitantes;
  • Taxas de conversão;
  • Quantidade de compras únicas.

A disponibilização de métricas como essas permite que você acompanhe de perto o e-commerce e realize correções ou alterações com agilidade.

Mais opções de pagamento

As lojas virtuais podem ser integradas a vários sistemas de pagamento, como boleto bancário, cartões de débito e crédito, PayPal, e mais o recente: PIX.

Esse fator é decisivo porque representa mais comodidade para o visitante, e como consequência, aumenta as chances de conversão da empresa.

Como você pode perceber, o e-commerce é uma tendência em franco crescimento no mercado.

Adapte sua empresa para atender seus clientes também pela internet e veja seus negócios aumentando exponencialmente.

Investindo em um bom site e em atendimento qualificado, as conversões irão crescer e a empresa se consolidará ainda mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Redação

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