Qual é a melhor opção: Loja virtual própria ou Marketplace?

Qual é a melhor opção: Loja virtual própria ou Marketplace?

Tablets ou café, macarrão ou jogos de computador – os clientes agora podem comprar praticamente qualquer produto pela internet através da loja virtual. Para as pequenas empresas, a competição entre os vários fornecedores é um grande desafio a ser encarado. Ao mesmo tempo, o comércio online continua a oferecer grandes oportunidades para todos os mercados, especialmente para vendedores de produtos exclusivos e caseiros.

Hoje, todos podem vender seu próprio artigo na Internet para um grupo-alvo teoricamente ilimitado. Mercados online como eBay ou Mercado Livre tornam isso possível.

A alternativa as plataformas de venda: com os construtores de sites, os usuários podem criar seu próprio site, incluindo uma loja online, rapidamente. Mas qual é a melhor estratégia para ter sucesso como um pequeno varejista online: oferecer seus produtos em uma plataforma ou sua própria loja?

Por que mercados online como eBay, Amazon e Americanas são tão populares?

Um mercado online é o nome dado a plataformas digitais na Internet onde diferentes vendedores podem oferecer seus produtos sob o mesmo teto. Este princípio de mercado oferece vantagens maravilhosas especialmente para os pequenos comerciantes:

Simplicidade

Uma conta com um mercado online como no Mercado Livre pode ser criada com apenas alguns cliques. Em seguida, carregue uma foto do produto, adicione uma descrição – sua própria oferta está virtualmente online.

Uma pequena desvantagem: devido à estrutura deliberadamente simples, a liberdade de design para a maioria dos fornecedores de mercado é limitada. O design geralmente é apenas ligeiramente adaptável e também existem limites estilísticos. Mas isso também é lógico – afinal, todo o mercado deve ter uma aparência uniforme.

Notoriedade

Uma moeda de troca para os principais mercados online é sua popularidade: quase todos nos países conhecem a Amazon. Se procura um produto específico, em caso de dúvida terá rapidamente a ideia de experimentar o mais conhecido marketplace online. Para os varejistas, isso significa que os clientes que ainda não estão familiarizados com sua própria marca, possam atribuir a sua marca a notoriedade da plataforma.

Alcance

Junto com a grande popularidade dos mercados online, também há um alcance muito grande. O alcance em si tem seu próprio efeito: milhares de usuários navegam nos mercados online em busca de ofertas, são sugeridos produtos semelhantes ou descobrem (mais ou menos aleatoriamente) artigos que eles nem mesmo conheciam.

Isso também permite que os varejistas alcancem usuários que não procuraram explicitamente por um item específico em sua própria marca. Os vendedores se beneficiam do amplo alcance dos mercados – muitas vezes também internacionalmente.

Confiança

O alto nível de conscientização também cria confiança entre os clientes. Quem já teve boas experiências com a Americanas, por exemplo, ficará feliz em voltar – e recomendar o portal para outras pessoas. Independentemente de qual varejista foi feito o pedido.

usando o pc

Por que ter uma loja virtual própria?

Agora é muito fácil para cada usuário abrir uma loja virtual em seu próprio site. Você poderia dizer: os dias dos sistemas complexos acabaram. Em termos de simplicidade, as lojas online oferecem agora soluções rápidas para todos os mercados.

Além disso, as próprias lojas online podem se sobressair com certas vantagens que os mercados muitas vezes não podem oferecer:

Liberdade de design

Como parte do seu próprio site, a loja online é apresentada em um “ambiente” que você mesmo pode projetar. Estrutura, cores, fontes, estilo – um site pode ser projetado tão individualmente quanto você deseja.

Além de sua loja, você também pode criar outras subpáginas. Isso lhe dá muito espaço para se apresentar e sua empresa, para mostrar fotos e vídeos, para incorporar música – e muito mais. Você não “apenas” mostra seus produtos. Em vez disso, você está projetando uma identidade de marca. E a criação de um blog, para ajudar no rankeamento dos mecanismos de palavra chaves, pode ajudar muito suas vendas!

Nenhuma competição

Um site é a sua própria presença online – e apenas sua. Você determina o que é exibido e o que não é. Dessa forma, os visitantes não são distraídos por produtos alternativos na barra lateral. Além disso, nenhuma oferta diária de outros vendedores atrai a atenção.

Os pequenos varejistas, em particular, podem marcar pontos com mais do que “apenas” o preço mais barato. Um site transmite valor, seu estilo individual e com chat ao vivo talvez até conselhos pessoais.

Domínio próprio

O endereço do próprio site aumenta enormemente o valor de reconhecimento de uma loja. O princípio dos mercados places é: todos juntos oferecem uma ampla variedade. Com seu próprio site, no entanto, você se destaca e pode colocar sua própria marca em primeiro plano. Personalidade conta!

O benefício adicional: seu domínio é realmente seu. Você pode até mesmo trocar de provedor com ele – mas ainda assim encontrará clientes fiéis. Você não está amarrado a uma plataforma, mas sempre atua de forma independente.

Sem comissões

A maioria dos mercados online coleta uma comissão de cerca de 10 a 20 por cento sobre os produtos vendidos. A taxa de venda faz parte do modelo de negócios. Alguns construtores de sites, por outro lado, oferecem seus pacotes de lojas totalmente sem comissão – é aconselhável dar uma olhada nas listas de preços.

Talvez você conheça a série “Girl Boss” da Netflix? A fundadora Sophia Amoruso teve tanto sucesso com sua marca de roupas Nasty Gal que o eBay finalmente bloqueou sua conta – e ela ganhou fama mundial com sua própria loja virtual. A Netflix filmou a história como uma série.

Mas por que não usar os dois canais?

Os maiores marketplaces online conseguem atrair clientes por meio de uma ampla gama de produtos oferecidos sob o mesmo teto e, assim, também permitem que pequenos varejistas se beneficiem da conscientização e alcance. As lojas próprias online, por outro lado, trazem benefícios como um alto valor de reconhecimento individual e grande liberdade de design.

As respectivas vantagens de marketplaces e lojas virtual não são, portanto, mutuamente exclusivas. Pelo contrário, experiências mostram que ambos os canais podem beneficiar de todas as vantagens e não têm de temer nenhum dos canais como concorrência.

Uma loja própria é muito simples de montar

O esforço envolvido na criação e manutenção de um site com uma loja, além de um mercado online, parece para muitos varejistas ser muito grande. No entanto, os construtores de sites modernos são agora tão intuitivos que sua própria loja pode ser criada de forma rápida e fácil em poucos minutos.

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Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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Otimizado por Lucas Ferraz.