Dicas de gamificação para o seu evento

Dicas de gamificação para o seu evento

O maior desafio em eventos online é fazer com que as pessoas se engajem e interajam com o que está acontecendo na hora. E a gamificação surgiu como uma alternativa divertida para que isso ocorra.

Ela é uma técnica que usa de jogos e dinâmicas lúdicas para que os participantes se engajem, interajam e se sintam estimulados a participar ainda mais do seu evento.

Através da gamificação o público se sente mais conectado com o apresentador ou moderador, além do reforço positivo ser um atrativo para continuar assistindo e interagindo.

Benefícios da gamificação para eventos online

E esse método de engajamento ganhou força por trazer muitos benefícios e resultados para o produtor de eventos. Dentre os benefícios que podemos citar ao usar a gamificação em um evento online é a imersão que eles podem proporcionar ao participante.

Essa imersão torna tudo muito mais divertido e a sua audiência consegue absorver o conteúdo com mais facilidade. Além disso, o engajamento é o ponto chave de todos os resultados.

Todos queremos que os participantes troquem experiências, ideias e conhecimentos, tanto com o palestrante quanto entre eles mesmos, fortalecendo, assim, o networking online.

Dicas de gamificação para seu evento online

Jogos online

Existem muitas plataformas que permitem que várias pessoas joguem simultaneamente em um mesmo servidor. E por que não usar isso durante o seu evento?

Crie salas com certa quantidade de participantes e permita um momento de descontração e conversas, enquanto eles se divertem jogando.

Uma boa opção é o Stopots e o Gartic, ambos permitem que se criem salas privadas para se divertir. O Stopots é como um jogo em que se escolhe uma letra e devemos apontar palavras com essa letra específica – também conhecido como Stop ou Adedonha. 

Já o Gartic seria como um “Imagem e Ação”: nele uma pessoa recebe uma palavra e deve fazer um desenho para que as outras pessoas adivinhem. E acredite, isso rende muitas risadas.

Uso de delivery

O uso de delivery para ‘mimar’ o seu público não é uma forma direta de gamificação, mas permite que se tenha algum contato mais pessoal com o participante do seu evento.

Por exemplo, coletando o endereço de todos é possível mandar uma cesta de coffee break com algumas brincadeiras, como um QR code que direciona o participante para um site relacionado ao evento, ou até mesmo um brinde personalizado.

Concursos e sorteios

O que pode chamar mais a atenção de um público em específico do que um concurso ou um sorteio? Antes mesmo de começar o evento, já é possível fazer um pequeno sorteio com prêmios variados – sejam cursos ou itens personalizados para o ganhador.

Os concursos permitem uma imersão ainda maior, podendo possuir diferentes temas como músicas, fotos e até mesmo desenhos infantis, envolvendo a família do participante. Faça com que as pessoas queiram participar de suas atividades!

Teste de conhecimentos

Em dados momentos do seu evento, você pode até mesmo fazer algum teste de conhecimento, seja ele geral ou voltado para o tema que seu palestrante está trabalhando.

Atribua pontos e monte um sistema de recompensa que instigue as pessoas a buscarem a resposta certa. Em uma plataforma de gestão de eventos como a Evnts, é possível criar enquetes e depois receber os resultados pelo dashboard de dados que é disponibilizado.

Conheça ainda mais ideias de gamificação

E caso essas ideias de gamificação não tenham sido o suficiente para tornar o seu evento online a melhor experiência do seu público, confira outras ideias incríveis para fazer um evento online criativo.

Adicione as técnicas de gamificação no cronograma e planejamento do seu evento para gerar mais engajamento e resultados incríveis.

Redação

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