10 regras para otimizar a mídia social da sua empresa

10 regras para otimizar a mídia social da sua empresa

SMO (Social Media Optimization) refere-se às diferentes técnicas e ações que visam desenvolver a imagem, a oferta, a visibilidade da sua plataforma através das redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, YouTube, etc.). O SMO permite fortalecer o referenciamento da sua plataforma na internet, mas também e principalmente da sua comunidade de usuários.

SMO é uma área complexa que integra vários elementos relacionados a SEO, marketing viral, criação de conteúdo e gerenciamento de reputação online. Esta disciplina inclui também a otimização das campanhas publicitárias nas redes sociais, principalmente no Facebook, Instagram e Twitter.

Os objetivos a serem alcançados para uma estratégia de SMO bem-sucedida

Para cada empresa ou marca, a referência social é essencial. O SMO poderá dar a você mais visibilidade e melhores resultados nos buscadores. Seu objetivo essencial é gerar engajamento de seus usuários e o máximo de tráfego possível no seu marketplace, graças às redes sociais.

  • Crie uma comunidade: ao ser ativo nas redes sociais, poderá promover intercâmbios em torno de uma mesma área de interesse, em torno dos seus produtos ou serviços.
  • Divulgue conteúdo: crie conteúdo de qualidade e interessante para o seu público-alvo, para que seja veiculado o máximo possível nas redes e mídias sociais. Mesmo que pareça mais demorado, não ignore o formato de vídeo, que geralmente cria mais envolvimento dos usuários.
  • Gere tráfego: principalmente distribuindo conteúdo relevante (compartilhamento de postagens, artigos do seu blog, vídeos, imagens, infográficos, ofertas do seu mercado, etc.)
  • Adquira “links de entrada” e backlinks : quanto mais sites com um público forte criarão links para o seu mercado, maior será a probabilidade de você receber visitas e melhorar sua posição nos mecanismos de busca.

Depois de definir essas metas, aqui estão 10 regras a seguir para maximizar sua estratégia de mídia social.

  1. Criação de conteúdo de compartilhamento

Além das ofertas de seus vendedores, o conteúdo de seu mercado deve ser divertido e de qualidade. Por que não manter ou postar no blog, oferecer guias temáticos para seus usuários, criar um concurso ou até mesmo fazer retratos de seus melhores vendedores?

Qualquer que seja o seu público-alvo, seu campo de atividade ou a forma de seu conteúdo, tente se posicionar no maior número possível de palavras-chave. Se o seu conteúdo for interessante, você terá mais sorte e criará engajamento e será compartilhado e, assim, terá mais visibilidade com seus clientes / usuários em potencial.

  1. Simplificação de compartilhamento

Insira botões de compartilhamento em seu conteúdo. Na verdade, lembre-se de que quanto mais uma postagem é apreciada, mais ela será distribuída. Ao tornar mais fácil para os usuários compartilharem seu conteúdo, você terá mais visualização em sua plataforma.

  1. Recompense o compromisso da sua comunidade

O envolvimento com a sua comunidade se traduz em ações como compartilhamentos, retuítes, comentários. O envolvimento com seus usuários permitirá que você antecipe as necessidades, expectativas e obstáculos de seus clientes.

  1. Promova a distribuição de conteúdo em diferentes plataformas

É interessante multiplicar os canais de distribuição. Quanto mais plataformas você postar, maior será a probabilidade de você ser visto. Porém, tome cuidado com cada rede social, sua linha editorial e seu tipo de postagem.

Além disso, o ingresso nas redes sociais exige presença e comprometimento contínuo. Se sua programação não permitir, não entre em várias redes ao mesmo tempo!

Seja o mais relevante possível no seu conteúdo, no seu tom, mas também nos tempos de publicação do seu conteúdo. A pergunta para se fazer: em que dias e a que horas do dia o meu público-alvo é mais ativo nesta rede social?

Para definir os melhores horários, pode contar, em primeiro lugar, com os diversos estudos disponíveis na internet que listam por rede social e por tipo de público-alvo. Observe também seus picos de visitas no Google Analytics, talvez eles coincidam com os intervalos de disponibilidade preferidos de seus usuários. Seja qual for o método que você escolher na inicialização, não haverá nada melhor do que aprender testando de qualquer maneira.

Teste diferentes tempos de publicação e analise o público real usando as ferramentas estatísticas de cada rede social.

Para organizar melhor suas postagens e economizar tempo, considere a criação de um calendário editorial. Você pode usar a função Google Calendar, um arquivo excel ou o calendário do Outlook, por exemplo.

  1. Posicione-se como uma referência para seus usuários da Internet

Fornecer conteúdo é importante, mas não espere até que haja necessidade. Antecipe necessidades e tendências. Assim, você pode ser visto como uma verdadeira fonte de informação para seus fãs. Procure ser confiável e reconhecido.

  1. Uso de seu conteúdo por usuários da Internet

Compartilhar é uma coisa, mas também tentar fazer com que os usuários da Internet recuperem seu conteúdo. É importante que eles possam somar suas opiniões, seus toques pessoais.

  1. Traga credibilidade

Ao se comunicar com sua comunidade, você terá uma oportunidade real de visibilidade e credibilidade de sua marca junto aos internautas.

  1. Processo de cocriação

A cocriação é uma prática que permite o envolvimento dos usuários da Internet. Envolva-os em seu projeto com temas, ideias para artigos, vídeos, etc. Os usuários da Internet ficarão mais engajados e apreciarão serem questionados e ouvidos.

  1. Seja você mesmo

Fique consistente com a imagem da sua marca! Tente encontrar um equilíbrio entre as ideias compartilhadas pelos usuários da Internet e sua estratégia de SMO.

  1. Esteja sempre ciente de novos desenvolvimentos

As redes sociais continuam evoluindo e melhorando. Por isso, para ser o mais relevante possível, procure se manter atualizado e até ser um precursor de certas técnicas vinculadas a esses desenvolvimentos.

O SMO é uma estratégia muito importante para ajudar seu marketplace a melhorar sua visibilidade, sua notoriedade e o tamanho de sua comunidade. No entanto, está se tornando cada vez mais complexo devido à multiplicação de ferramentas e sua rápida evolução.

Sabendo que o valor de um mercado vem antes de mais nada através da força de sua comunidade de usuários (compradores e vendedores), você tem uma carta importante para jogar nas redes sociais para criar uma comunidade que defende sua marca em torno de sua plataforma de rede.

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Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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Otimizado por Lucas Ferraz.