10 regras para otimizar a mídia social da sua empresa

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SMO (Social Media Optimization) refere-se às diferentes técnicas e ações que visam desenvolver a imagem, a oferta, a visibilidade da sua plataforma através das redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, YouTube, etc.). O SMO permite fortalecer o referenciamento da sua plataforma na internet, mas também e principalmente da sua comunidade de usuários.

SMO é uma área complexa que integra vários elementos relacionados a SEO, marketing viral, criação de conteúdo e gerenciamento de reputação online. Esta disciplina inclui também a otimização das campanhas publicitárias nas redes sociais, principalmente no Facebook, Instagram e Twitter.

Os objetivos a serem alcançados para uma estratégia de SMO bem-sucedida

Para cada empresa ou marca, a referência social é essencial. O SMO poderá dar a você mais visibilidade e melhores resultados nos buscadores. Seu objetivo essencial é gerar engajamento de seus usuários e o máximo de tráfego possível no seu marketplace, graças às redes sociais.

  • Crie uma comunidade: ao ser ativo nas redes sociais, poderá promover intercâmbios em torno de uma mesma área de interesse, em torno dos seus produtos ou serviços.
  • Divulgue conteúdo: crie conteúdo de qualidade e interessante para o seu público-alvo, para que seja veiculado o máximo possível nas redes e mídias sociais. Mesmo que pareça mais demorado, não ignore o formato de vídeo, que geralmente cria mais envolvimento dos usuários.
  • Gere tráfego: principalmente distribuindo conteúdo relevante (compartilhamento de postagens, artigos do seu blog, vídeos, imagens, infográficos, ofertas do seu mercado, etc.)
  • Adquira “links de entrada” e backlinks : quanto mais sites com um público forte criarão links para o seu mercado, maior será a probabilidade de você receber visitas e melhorar sua posição nos mecanismos de busca.

Depois de definir essas metas, aqui estão 10 regras a seguir para maximizar sua estratégia de mídia social.

  1. Criação de conteúdo de compartilhamento

Além das ofertas de seus vendedores, o conteúdo de seu mercado deve ser divertido e de qualidade. Por que não manter ou postar no blog, oferecer guias temáticos para seus usuários, criar um concurso ou até mesmo fazer retratos de seus melhores vendedores?

Qualquer que seja o seu público-alvo, seu campo de atividade ou a forma de seu conteúdo, tente se posicionar no maior número possível de palavras-chave. Se o seu conteúdo for interessante, você terá mais sorte e criará engajamento e será compartilhado e, assim, terá mais visibilidade com seus clientes / usuários em potencial.

  1. Simplificação de compartilhamento

Insira botões de compartilhamento em seu conteúdo. Na verdade, lembre-se de que quanto mais uma postagem é apreciada, mais ela será distribuída. Ao tornar mais fácil para os usuários compartilharem seu conteúdo, você terá mais visualização em sua plataforma.

  1. Recompense o compromisso da sua comunidade

O envolvimento com a sua comunidade se traduz em ações como compartilhamentos, retuítes, comentários. O envolvimento com seus usuários permitirá que você antecipe as necessidades, expectativas e obstáculos de seus clientes.

  1. Promova a distribuição de conteúdo em diferentes plataformas

É interessante multiplicar os canais de distribuição. Quanto mais plataformas você postar, maior será a probabilidade de você ser visto. Porém, tome cuidado com cada rede social, sua linha editorial e seu tipo de postagem.

Além disso, o ingresso nas redes sociais exige presença e comprometimento contínuo. Se sua programação não permitir, não entre em várias redes ao mesmo tempo!

Seja o mais relevante possível no seu conteúdo, no seu tom, mas também nos tempos de publicação do seu conteúdo. A pergunta para se fazer: em que dias e a que horas do dia o meu público-alvo é mais ativo nesta rede social?

Para definir os melhores horários, pode contar, em primeiro lugar, com os diversos estudos disponíveis na internet que listam por rede social e por tipo de público-alvo. Observe também seus picos de visitas no Google Analytics, talvez eles coincidam com os intervalos de disponibilidade preferidos de seus usuários. Seja qual for o método que você escolher na inicialização, não haverá nada melhor do que aprender testando de qualquer maneira.

Teste diferentes tempos de publicação e analise o público real usando as ferramentas estatísticas de cada rede social.

Para organizar melhor suas postagens e economizar tempo, considere a criação de um calendário editorial. Você pode usar a função Google Calendar, um arquivo excel ou o calendário do Outlook, por exemplo.

  1. Posicione-se como uma referência para seus usuários da Internet

Fornecer conteúdo é importante, mas não espere até que haja necessidade. Antecipe necessidades e tendências. Assim, você pode ser visto como uma verdadeira fonte de informação para seus fãs. Procure ser confiável e reconhecido.

  1. Uso de seu conteúdo por usuários da Internet

Compartilhar é uma coisa, mas também tentar fazer com que os usuários da Internet recuperem seu conteúdo. É importante que eles possam somar suas opiniões, seus toques pessoais.

  1. Traga credibilidade

Ao se comunicar com sua comunidade, você terá uma oportunidade real de visibilidade e credibilidade de sua marca junto aos internautas.

  1. Processo de cocriação

A cocriação é uma prática que permite o envolvimento dos usuários da Internet. Envolva-os em seu projeto com temas, ideias para artigos, vídeos, etc. Os usuários da Internet ficarão mais engajados e apreciarão serem questionados e ouvidos.

  1. Seja você mesmo

Fique consistente com a imagem da sua marca! Tente encontrar um equilíbrio entre as ideias compartilhadas pelos usuários da Internet e sua estratégia de SMO.

  1. Esteja sempre ciente de novos desenvolvimentos

As redes sociais continuam evoluindo e melhorando. Por isso, para ser o mais relevante possível, procure se manter atualizado e até ser um precursor de certas técnicas vinculadas a esses desenvolvimentos.

O SMO é uma estratégia muito importante para ajudar seu marketplace a melhorar sua visibilidade, sua notoriedade e o tamanho de sua comunidade. No entanto, está se tornando cada vez mais complexo devido à multiplicação de ferramentas e sua rápida evolução.

Sabendo que o valor de um mercado vem antes de mais nada através da força de sua comunidade de usuários (compradores e vendedores), você tem uma carta importante para jogar nas redes sociais para criar uma comunidade que defende sua marca em torno de sua plataforma de rede.

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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