5 benefícios do Marketing Digital para pequenas empresas

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Quando as pequenas empresas começam, elas geralmente se concentram em fazer seus primeiros clientes entrarem. Você pode contar com as formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos e envio de vouchers ou até mesmo em grandes placas na beira da estrada. Você pode confiar que é apenas uma questão de tempo até que os clientes encontrem o caminho até você, sabendo que você está oferecendo um bom produto ou serviço.

Embora essa estratégia possa gerar alguns negócios, existe um caminho melhor e mais fácil. As pequenas empresas devem considerar o enorme mercado de clientes em potencial online. Nenhuma pequena empresa, não importa quão nova seja, deve ignorar este enorme mercado.

Vantagens do marketing online

O grupo de clientes em potencial encontrados online é um grupo muito maior de pessoas do que você provavelmente pode atrair localmente. Com o marketing digital, você pode alcançar grandes públicos de uma forma que seja barata e mensurável.

Outras vantagens do marketing online são:

  • A oportunidade de interagir com seus clientes potenciais e ver exatamente o que eles procuram.
  • A capacidade de alcançar um mercado global
  • Você pode economizar dinheiro e alcançar mais clientes com menos do que os métodos tradicionais de marketing
  • Conheça seu público e permita que ele o conheça pessoalmente, o que pode ajudar a construir a fidelidade à marca
  • Você pode ver as reações aos seus esforços de marketing imediatamente

Por que você deve decidir transferir o investimento de tempo e esforço para o marketing digital, mesmo sendo dono apenas de uma pequena empresa? Vários proprietários de pequenas empresas podem pensar em uma variedade de razões para evitar essa forma de marketing, mas, em última análise, procrastinação ainda é procrastinação.

Às vezes, as pequenas empresas sentem que não têm tempo ou dinheiro para competir online. Eles acreditam que só podem enfrentar tantos desafios de uma vez e ainda estão no processo de se familiarizar com os meandros da vida empresarial em geral. Muitos deles podem preferir ir devagar e se ater a uma ou duas formas básicas de publicidade, presumindo que seus negócios irão evoluir com o tempo.

Eles podem até pensar que a melhor estratégia é apenas esperar que os clientes apareçam. Como você é uma pequena empresa, pode pensar que precisa apenas de um pequeno número de clientes.

Esta não é uma abordagem eficaz. Nunca há garantia de que sua empresa atrairá clientes apenas porque existe e, mesmo que exista, você pode não estar atraindo tantos clientes quanto precisa para tornar sua empresa lucrativa.

Seus clientes estão online

Você tem evitado o marketing digital, porque acha que ainda não está pronto?

O problema com essa abordagem é que seus clientes atuais e potenciais já estão online. Agora mesmo. E hoje. Há uma boa chance de que eles já estejam procurando uma empresa como a sua, mas se não conseguirem encontrá-lo facilmente, provavelmente escolherão outra.

É assim que as pessoas fazem negócios hoje. Se alguém tem interesse no seu negócio, seja no seu nicho em geral ou se tem curiosidade sobre a sua marca, a primeira coisa que fará é pesquisar online e ver o que pode descobrir sobre você.

Eles esperam encontrar você lá com um site e mantendo presença nas redes sociais. Eles podem estar procurando avaliações para ver o que outras pessoas estão dizendo sobre sua empresa e se ela é um bom lugar para fazer negócios.

Se um cliente em potencial não conseguir encontrar você online, ele pode concluir que sua empresa não parece ser legítima. Há uma boa chance de que muitos desses clientes em potencial optem por não levar o seu negócio a sério e logo procurem outro lugar.

Assim que tomarem essa decisão, provavelmente não voltarão.

Seus concorrentes estão online

Para que sua empresa seja bem-sucedida, você precisa prestar atenção ao que seus concorrentes estão fazendo e aprender com eles. Não veja seus concorrentes apenas como alguém que você planeja derrotar, mas como pessoas que podem lhe ensinar algo.

Ao observar o que seus concorrentes estão fazendo, você terá uma ideia do que funciona e do que não funciona. Muito provavelmente, seja qual for o tipo de negócio em que você atua, seus concorrentes estabeleceram uma presença na web. Que tipo de conteúdo eles estão usando? Eles blogam ou têm muitos gráficos e vídeos?

Como você comunica sua marca e o que a torna única? Você se comunica bem com o público? Você acha que pode fazer melhor? Você não pode se não competir no mundo digital.

Se seus clientes em potencial estão procurando uma empresa semelhante e encontram o site do seu concorrente, mas não o seu, então sua empresa nem mesmo está concorrendo. Seus clientes potenciais não podem decidir sobre você se eles não sabem sobre você. Nesse cenário, seus concorrentes acabaram de correr antes de você, quer tenham um site eficaz ou uma mensagem clara.

Benefícios de uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas

A mudança para o marketing digital já começou em muitas empresas, inclusive as pequenas. Como sabemos muito bem que esses tempos também representam grandes desafios para os profissionais de marketing, resumimos aqui em 5 pontos por que vale a pena olhar com ousadia nos olhos.

Ponto 1: uma estratégia de marketing digital é econômica

Muitas medidas e técnicas de uma estratégia de marketing digital podem ser implementadas completamente sem um orçamento de mídia. Configurar campanhas de e-mail, configurar canais de mídia social ou otimizar um site para mecanismos de busca fazem parte disso.

Colocar anúncios do Google só custa algo se o usuário clicar no anúncio e, portanto, for redirecionado para ele. O marketing de afiliados funciona de maneira semelhante. O pagamento só deve ser feito aqui se uma ação específica for acionada para o usuário por um anúncio, como o pedido de um produto ou a assinatura de um boletim informativo.

Ponto 2: uma estratégia de marketing digital é transparente e mensurável

Em contraste com o marketing off-line, como TV e mídia impressa, as estratégias de marketing digital permitem compreender de forma transparente a eficácia da publicidade dos vários canais. Com uma estratégia de marketing digital, tudo pode ser medido nos mínimos detalhes, desde que o rastreamento apropriado tenha sido configurado na estratégia. A ferramenta de rastreamento da web mais famosa e gratuita é o Google Analytics.

No entanto, é possível realizar otimizações ou um ajuste de estratégia a qualquer momento. A vantagem do marketing digital é o acesso direto aos dados. Isso significa que mudanças gerais podem ser feitas a qualquer momento e os resultados das medidas de marketing digital podem ser especificamente otimizados.

Por exemplo, uma empresa gostaria de aumentar os números de vendas de um produto. Para fazer isso, ele começa com uma campanha publicitária no Google. A empresa testa diferentes anúncios em paralelo para descobrir qual deles tem melhor desempenho. Ao mesmo tempo, a empresa testa quais imagens de produtos e botões têm maior efeito no próprio site da empresa.

Ponto 3: uma estratégia de marketing digital é interativa

Medidas digitais permitem o contato direto entre empresas e clientes. Há um grande potencial para a fidelidade do cliente bem-sucedida na interação. Isso inclui a integração das comunidades em vários canais de mídia social. Os clientes têm a oportunidade de discutir as vantagens e desvantagens de um produto, por exemplo, e de trocar experiências entre si.

Comentários e sugestões que os clientes expressam aqui podem ser coletados e as empresas podem iniciar a otimização direcionada de seus produtos ou serviços. Por um lado, as necessidades do cliente são atendidas de forma adequada e, por outro lado, os clientes também podem participar do processo de desenvolvimento do produto.

Ponto 4: uma estratégia de marketing é específica do grupo-alvo

Para que uma estratégia de marketing digital preencha os canais digitais de conteúdo de forma que precisamente os grupos-alvo que você deseja alcançar sejam atingidos, as personas são configuradas para os grupos-alvo.

As informações coletadas sobre as personas individuais são idade, salário, gênero, região / localização, interesses, dispositivo, etc. Isso não só traz vantagens para as empresas, mas também para os clientes, pois eles percebem as informações como personalizadas e, portanto, relevantes não como uma publicidade perturbadora, como na TV ou no rádio, que geralmente usam o material publicitário de forma a interromper clientes em potencial ou obrigá-los a prestar atenção.

Ponto 5, uma estratégia de marketing digital é internacional

Com o estabelecimento do Google, é possível para as empresas venderem seus produtos em todo o mundo. Para abrir esses mercados de vendas para você, a estratégia de marketing digital também deve ser adaptada de acordo com as necessidades globais. Os grupos-alvo e suas necessidades podem variar entre as diferentes nações. Esses fatores devem ser levados em consideração na estratégia de marketing digital mesmo para as pequenas empresas, e as medidas de marketing digital devem ser coordenadas em conformidade.

Em conjunto, essas vantagens oferecem às pequenas empresas uma posição competitiva no mercado. A estrutura básica para isso é uma estratégia de marketing digital.

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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