Livro “Marketing sem Cera” aborda transparência em Marketing
Diz a lenda que, em épocas remotas, os escultores romanos mais displicentes disfarçavam suas falhas com cera. Por isso, os nobres e os cidadãos mais abastados, sabendo dessa prática, ao encomendar suas esculturas, alertavam os artistas:”Senza cera!” (ou “Sem cera!”). Daí pode ter surgido a palavra “sinceridade”.
Essa é a essência do livro Marketing Sem Cera (HN Editora & Publieditorial, 2015), que o consultor Edson Goulart lançou em março.
Segundo Goulart, o novo comportamento de consumo vai além da qualidade do produto ou dos apelos publicitários. O novo consumidor, apoiado pelas mídias sociais, influencia e é influenciado por outros consumidores igualmente conectados. Se a empresa não tem uma gestão de marketing proativa, a alta exigência de transparência e sinceridade por parte de seus clientes e agentes de negócio pode comprometer seu sucesso.
“A ideia não é sugerir que as empresas abram seus balanços ou enfatizem os defeitos de seus produtos – afirma o autor –, mas que consigam identificar o grau de exigência de seus consumidores e superá-lo”. Para isso, Goulart criou uma técnica inédita para mensurar o grau de transparência e sinceridade exigidas pelo mercado e oferecidas pela empresa. Ao utilizar a ferramenta de mensuração sugerida, o leitor terá condições de diagnosticar a situação real da empresa, formular a situação ideal e estabelecer objetivos e metas para implantar a filosofia do Marketing Sem Cera.
Entretanto, a obra vai além do caráter técnico. É impossível ficar indiferente às argumentações que Goulart constrói ao longo de seu texto harmônico e muito acessível. “As empresas terão que focar, cada vez mais, nos valores perdidos que estão sendo resgatados por força do novo consumidor e construindo uma nova realidade”, afirma o autor.
Marketing Sem Cera também traz um bônus: um capítulo dedicado ao desenvolvimento de um Planejamento Estratégico de Marketing com base no tema principal. Dessa forma, este passa a ser mais que um “livro de cabeceira”, atuando também como um guia completo na implantação de um projeto de marketing consistente e efetivo.
O Autor
Edson Ricardo Goulart é especialista/MBA em Gestão de Vendas e Marketing, consultor de empresas, publicitário, coach, palestrante na área de Gestão Empresarial e Marketing.
Natural de Itu, interior de São Paulo, Goulart viu crescer sua carreira em São José do Rio Preto,onde viveu por quase dez anos. Hoje, está de volta à região de origem, mas desta vez em Salto, vizinha de sua cidade natal. Essa experiência em empresas do interior levaram o consultor a construir uma base de conhecimento diferenciada. “A maior parte de minha vivência em Marketing foi em empresas de pequeno e médio porte. Isso exige bastante do profissional, pois você tem que bater o escanteio e correr para marcar o gol”, comenta. E é claro esse envolvimento nas linhas de sua obra.
Goulart atuou como consultor de marketing nas empresas de Tecnologia da Informação ligadas à Apeti, associação que reúne os profissionais e as empresas do setor na região noroeste paulista. Também prestou serviços de Marketing, Comunicação e Qualidade para empresas e grupos de renome como Lorenzon, Starrett, Maggi, Cervejaria Schincariol e Gandini. Atualmente, é um dos homens de Marketing do Grupo JLJ, dentre as quais a VKN Motors, que ficou conhecida pela abertura do mercado brasileiro para os veículos Chery e, mais recentemente, como importadora Brilliance Auto, Rely e Gehl.
Serviço
Marketing Sem Cera
Edson Ricardo Goulart
HN Editora & Publieditorial, 2015
Site da obra: www.marketingsemcera.com.br
Fanpage: www.facebook.com/MarketingSemCera
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