Como aplicar o fulfillment no seu e-commerce?

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O processo de fulfillment é hoje uma prioridade para todo e-commerce  – seja por causa da redução de custos que ele proporciona ou pela otimização do fluxo logístico. Basta pensar que ele possibilita entregas três vezes mais rápidas, ao mesmo tempo em que reduz os custos de frete para o cliente em até 52%.

Soluções de fulfillment trazem mais agilidade e estratégias para empresas de todos os portes por meio de processos e tecnologias inovadoras. Assim, elas são fundamentais para qualquer e-commerce que deseja atender aos pedidos do cliente com excelência.

Você deve estar se perguntando como pode adotar esta estratégia em sua loja também. Que bom: trazemos aqui um passo a passo sobre como implementar o fulfillment em seu negócio online e obter muito mais agilidade em seus processos internos.

Vamos começar?

Primeiro, você precisa buscar um parceiro que tenha a versatilidade como principal característica, afinal uma companhia modular vai se adaptar mais facilmente à sua realidade.  É importante conhecer os produtos oferecidos por ela, clientes com os quais ela trabalha, nichos destes clientes e se este parceiro consegue acompanhar seu crescimento.

Observe que, se uma empresa atua com vários segmentos, como cosméticos, ferramentas (algo mais pesado) e eletrônicos, significa que ela tem experiência para processar todo tipo de produto.

A melhor estratégia de fulfillment para e-commerce dependerá do produto que você está vendendo, do quanto pode investir, onde está hoje e aonde pretende chegar. Se você não tem respostas ainda, pense por um instante e responda às perguntas abaixo:

  1. Quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo?
  2. Que tipo de produto você vende? Quais são os custos associados, como produção, expedição, design e embalagem?
  3. Quais são suas preferências para interação com o cliente? Você quer usar o fulfillment para e-commerce como um meio de conectar e impressionar seus clientes? Ou você simplesmente quer levar seus produtos com mais eficiência até eles?
  4. Quais são seus objetivos gerais de construção de marca?
  5. Qual é o seu orçamento mensal, trimestral ou semestral? Quanto você está disposto a pagar por uma solução como essa?
  6. Em quais áreas você pode reduzir o custo do processamento de pedidos?

Suas respostas vão fazê-lo refletir sobre a melhor decisão.

Outro ponto importante é conhecer os diversos estágios do fulfillment, compreendendo junto com o parceiro cada passo deste processo.

  • Recebimento – Você recebe ou fabrica os produtos por conta própria? Antes de mais nada, é preciso compreender como funciona seu inventário.
  • Armazenamento – Um estoque organizado é essencial, pois você precisa encontrar, acessar e enviar seus produtos da forma mais rápida e eficiente possível.
  • Processamento – Envolve o recebimento da solicitação e a execução das etapas necessárias para atendê-lo.
  • Coleta – Significa coletar itens individuais para um pedido de seus locais de armazenamento.
  • Embalagem – Quando os itens de um pedido são selecionados, eles são agrupados por pedido e empacotados.
  • Frete – O pedido é embalado e pronto para ser enviado para o cliente.
  • Devoluções – O processamento de devoluções é outra etapa do fulfillment para e-commerce.

Fulfillment com Pier8

Aqui no Pier8, o primeiro passo é entender o processo do cliente antes de sugerir as melhorias. É um aprendizado fundamental que nos faz chegar a uma operação próxima à perfeição.

No primeiro momento, o cliente acompanha os primeiros pedidos, enquanto nossa equipe de operação passa por um treinamento para manuseio de cada produto. Só depois, quando nossa equipe chega ao padrão desejado pelo cliente, é que rodamos sozinhos a operação.

E o que nós podemos fazer pelo seu e-commerce?

Pare e pense no tempo que você leva traçando estratégias de marketing. Ou definindo sua logística? Quanto tempo você gasta com seu estoque?

São tarefas que demandam muito tempo, mas que podem ser otimizadas quando uma empresa de fulfillment chega para tomar conta de todo o processo logístico. Todo lojista virtual consegue olhar com mais atenção para outras questões importantes.

Além disso, outras questões como envios e devoluções de produtos, são centralizadas na empresa de fulfillment. Com uma solução dessas integrada à sua plataforma on-line, você diminui as chances de atrasar o processamento, o transporte e a entrega dos pedidos de seus clientes.

Quando um pedido for feito na sua loja virtual, nós cuidaremos do processo de coleta do produto e o transportamos com segurança ao seu cliente.

Como vocês acabaram de ver, implementar o fulfillment em seu e-commerce é vital para manter a competitividade e aumentar cada vez mais a  satisfação dos clientes, melhorar o volume de vendas e escalar o seu negócio.

Além de ajudá-lo a entender o que é fulfillment, a Pier8 oferece soluções de logística a preços acessíveis para o seu e-commerce. Com integração de ponta a ponta, podemos ajudá-lo em todas as etapas da cadeia de suprimentos, incluindo armazenamento, monitoramento, distribuição e muito mais.

Entre em contato com nossos especialistas e tire as suas dúvidas.

Até o próximo texto!

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

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