Como reter os clientes? Dicas para contratos duradouros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Muitas empresas fazem um excelente trabalho ao captar realizar novas e depois ignoram os processos de fidelização do consumidor, à medida que buscam mais negócios. Mas a verdade é que o trabalho está apenas começando quando uma pessoa faz o primeiro investimento em sua empresa, a partir desse momento você precisa aprender como reter os clientes.

 

A maneira mais fácil de aumentar sua base de clientes passa por manter os que já possui, até porque é muito mais barato vender para quem já conhece a qualidade de seus produtos ou serviços.

 

Estudos apontam que empresas que fortalecem os laços com seus clientes têm vendas recorrentes maiores e mais frequentes. Mas não é só isso, este é um excelente exercício de branding, além de servir para encontrar embaixadores da sua marca dentro da sua carteira de clientes.

 

Faça uma pesquisa, descubra o grau de satisfação deles e se eles teriam interesse em indicar a sua marca para amigos ou conhecidos.

 

Se você souber como reter os clientes, ao longo do caminho começará a ver a clientela fiel se acumular e se tornar uma parte importante de sua estratégia de sucesso a longo prazo.

 

Ter sucesso no mundo dos negócios passa por auditar todos os processos internos, corrigir os erros e potencializar os acertos.

 

Foi pensando neste último item que preparei esse material especial com várias dicas para fortalecer essa relação com lá com os consumidores. Confira!

 

Vai adotar o home office? Leia isso antes!

Quatro dicas de como reter os clientes

Como você cria uma estratégia de retenção de clientes que mantém seus clientes atuais engajados e felizes? Aqui estão 4 passos para alcançar o seu objetivo.

Crie conexão pessoal

Muitos clientes valorizam tanto a qualidade do seu serviço – simpatia, comodidade e familiaridade – quanto a qualidade do seu produto. Lembre-se de que 70% das experiências de compra são baseadas em como o consumidor sente que está sendo tratado.

 

Faça da sua empresa um parceiro amigável e acolhedor aos olhos dos seus clientes. 

 

Reconheça clientes fiéis pelo nome. Mostre gratidão com cupons, ofertas especiais, pré-lançamentos ou notas de agradecimento. Convide-os para fóruns ou peça feedback para que eles saibam que a empresa valoriza suas opiniões.

 

Alerte seus clientes para promoções, programas de recompensas, atualizações de produtos e qualquer outro conteúdo que você ache interessante e relevante. Mas faça isso com cautela e sem exagero.

 

Peça às pessoas que compartilhem suas histórias ou participem de concursos para incentivar o envolvimento. Se você não receber notícias de clientes específicos há algum tempo, não tenha medo de contatá-los. Mesmo que seus esforços não resultem em vendas imediatas, eles ajudarão bastante a manter sua marca em primeiro lugar na mente de seus clientes.

 

Além disso, mantenha um bom timing. Uma pesquisa com consumidores revelou que 24 horas durante os dias úteis é amplamente considerado um tempo de resposta aceitável por e-mail. Por isso, não demore muito para responder aos dilemas dos clientes.

 

Quando um consumidor tiver problemas, garanta que ele possa falar com um atendente real e atenciosa. Mesmo em nosso mundo digital, as pessoas não gostam de se comunicar o tempo todo com máquinas. Muitos clientes relatam levar muito tempo para encontrar um agente ao vivo no telefone ou em um bate-papo online.

 

Capacite seus funcionários para corrigir problemas quando eles surgirem. As pessoas que são mantidas bem informadas e acreditam que podem fazer a diferença estarão mais motivadas a cuidar e assumir responsabilidades.

 

Verifique se as ações de suporte ao cliente são consistentes com a imagem da marca que você deseja transmitir, bem como a satisfação e as expectativas dos clientes.

Aproveite as mídias sociais

As pessoas se aproximam por afinidades, por isso que as redes sociais têm tanto sucesso. Elas também facilitam muito o relacionamento entre marcas e seus clientes online. Você pode interagir antes, durante e após o processo de compra, tudo em tempo real ou no momento em que for mais conveniente para o consumidor.

 

As redes sociais, além de importantes ferramentas de vendas, também servem para mostrar o lado humano por trás de cada empresa, dando rosto a cada setor.

 

Avalie entre os seus públicos-alvos quais são as redes sociais em que eles estão presentes. Por exemplo, temos o Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube e Tiktok, dentre outras. É provável que a maioria dos seus clientes esteja ativa em algum destes ambientes. Estude a linguagem e formatos de mídia usados e passe a atuar de forma ativa para construir uma relação sólida.

 

Crie relacionamentos com os clientes, forneça conteúdo de valor e interaja com as pessoas. Monitore as opiniões, interesses e motivações de suas personas, identifique e recompense seus fãs mais fiéis. Se tiver reclamações, ofereça o melhor atendimento para contornar a situação. 

 

Os consumidores recorreram às plataformas de mídia social para fazer perguntas, registrar reclamações e resolver problemas com o produto ou serviço. Aproveite para mostrar como sua marca está ouvindo e se importa com a opinião de cada consumidor.

Tenha um sistema de feedback

Uma excelente maneira de melhorar suas técnicas para reter os clientes é ouvir quando eles querem colaborar sobre seus produtos, serviços e processos. Eles fornecem informações sobre o desempenho do seu serviço, em contraste com suas próprias expectativas.

 

Um sistema de feedback, como uma pesquisa ou diálogo com seus clientes fiéis, ajudará você a entender como eles se sentem em relação aos seus negócios. Isso pode oferecer muitas ideias excelentes para melhorar seus produtos e serviços.

 

Monitore o feedback por um período de tempo. Acompanhe suas pesquisas para poder ver as áreas em que está se saindo bem e aquelas em que é necessário melhorar. Trate cada reclamação como uma verdadeira dádiva, pois a partir delas obterá informações valiosas para analisar em que sua empresa pode estar falhando. 

 

Assuma a responsabilidade

Cometer um equívoco e desapontar um cliente é inevitável, mas assumir a responsabilidade por isso, oferecer um sincero pedido de desculpas e consertar o erro ajudará bastante a fortalecer seu relacionamento com o consumidor.

 

Honestidade demonstra autenticidade e também permite que os clientes vejam que sua empresa está disposta a corrigir processos defeituosos e evitar erros futuros.

 

Se você cometer um erro pelo qual um cliente está insatisfeito, confie nele. O pedido de desculpas vai neutralizar a irritação dele e mostrará que entende a inconveniência que isso lhes causou.

 

Ouça e explique como você planeja corrigir o problema. Muitos clientes insatisfeitos estão abertos a dar uma nova chance a uma marca que mostra sinceridade e prontidão em resolver as possíveis falhas, seja transparente e envolva o consumidor no processo de solução.

Implemente um processo de retenção

Você pode ver aqui como reter os clientes é fundamental para o crescimento de uma empresa. Esse é um trabalho que deve ser constante em sua operação.

 

Infelizmente, muitos proprietários de empresas se concentram demais no antes e não no depois, quando se trata do relacionamento seus consumidores, cometendo o grave erro do atendimento pós-venda. E se a maioria comete essa falha, esse pode ser um grande diferencial seu na gestão de clientes.

 

Se você deseja ser sempre lembrado no futuro e manter seus negócios sólidos, são os seus clientes atuais o seu maior patrimônio. Em outras palavras, são estes que retornam continuamente que ajudam sua empresa a permanecer estável e oferecem a oportunidade de experimentar e crescer.

 

É importante reter os clientes e tentar elevar o valor e frequência de compras com produtos e serviços úteis em suas jornadas de consumo. Invista nesta etapa e você terá uma boa economia para captar novas vendas.

Consumo de serviços cresce durante a quarentena

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro