trabalhando na distribuidora

Você conhece as estratégias de Marketing mais usadas pelos e-commerces?

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O mercado digital não para de crescer no Brasil e no mundo. O marketing nunca esteve tão voltado para essa realidade, e a cada dia busca novas maneiras de atrair a atenção do público, sempre pensando em estratégias de venda para transformar um visitante em cliente.

Essas estratégias de marketing são amplamente utilizadas pelos e-commerces, as lojas virtuais, especializadas em produtos ou serviços.

A venda online começou no Brasil por volta do ano de 1999, onde surgiram os primeiros sites de comércio eletrônico. Desde então, o faturamento progressivamente foi crescendo e se multiplicou várias vezes.

Estimativas da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) apontam que em 2019 as vendas através do e-commerce devem chegar a quase 80 bilhões de reais, um crescimento projetado de 16% comparado com o ano de 2018.

O estudo a ABComm aponta também que o valor médio de cada pedido deve ser próximo de R$ 301, onde estima-se que sejam realizadas mais de 265 milhões de compras. O mais impressionante é a quantidade estimada de sites de e-commerce no Brasil: 87 mil. O detalhe é que se espera que o mercado ainda continue muito concentrado nas grandes empresas, que devem continuar dominando a maior fatia do mercado.

Mas micro e pequenas empresas já devem conseguir uma participação na receita em torno de 29%. Além disso, as vendas por marketplaces (feitas por terceiros dentro dos sites das grandes varejistas) devem apresentar crescimento, representando 35% da receita.

Se você é um pequeno empreendedor ou está pensando em montar uma loja virtual, deve estar pensando em como fazer e como se destacar no meio de tantos players, não é mesmo?

Convenhamos que não é nada fácil, mas existem boas estratégias de marketing para o e-commerce, que obviamente as grandes marcas já utilizam, mas você pode replicar para conseguir o seu espaço. A seguir alguns insights para você começar a saber mais a respeito.

Anúncios Patrocinados

Essa é a maneira mais rápida de conseguir aparecer na internet. Não é tão simples, mas com uma boa assessoria ou com um bom curso, você já consegue começar a veicular Ads na internet. Existem vários modelos, mas o principal são ferramentas que envolvem o Google, gigante das buscas na internet.

Basicamente você pode configurar um anúncio para aparecer na própria página de pesquisa para as palavras-chave desejadas, seu produto pode aparecer destacado no Google Shopping, ou ainda na rede de display, onde o seu anúncio vai aparecer em diversos sites, em banners e links de diversos formatos.

Tudo funciona como uma espécie de leilão, onde quem paga mais aparece melhor. Então é uma ferramenta para se usar com cuidado, pois o custo pode se tornar bem elevado, consumindo toda a sua margem de lucro.

SEO (Search Engine Optimization)

Todo site precisa seguir uma cartilha de boas práticas para ser melhor visto aos olhos do Google, e consequentemente, melhor posicionado nas buscas orgânicas (gratuitas). Trata-se de estratégias mais complexas, envolvendo diversas variáveis (velocidade, responsividade para mobile, conteúdo, backlinks, etc etc etc). Por isso, não basta montar uma loja virtual simplesmente com o nome e foto do produto, é preciso ir além. Para ter uma loja otimizada é importante produzir muito conteúdo para o seu público, e para isso, nada melhor do que contar com um blog no seu domínio.

Marketing de conteúdo

Com uma loja otimizada e um bom blog, você consegue trabalhar muito com o marketing de conteúdo. Isso envolve desde descrições detalhadas dos produtos, benefícios esperados, como utilizar, vantagens, comparações com produtos similares, enfim, abre-se um leque enorme para dar o máximo de informações relevantes para o seu potencial cliente. Isso além de ajudar a dar aquele impulso extra para o leitor comprar, ajuda demais no posicionamento orgânico de suas páginas (SEO).

Redes sociais

É importante também estar presente nas redes sociais, pois certamente a maior parte do seu público-alvo com certeza está em alguma delas. As redes sociais têm ganhado muita força nos últimos anos, e com a ascensão dos smartphones e tecnologias de conexão móvel, é muito fácil estar conectado o tempo inteiro. Além de ter o perfil da sua marca nas principais redes sociais, você também pode fazer anúncios patrocinados nelas, principalmente no Facebook e Instagram, sendo mais um grande canal de aquisição de clientes.

Influenciadores digitais

Outra estratégia de marketing bastante utilizada atualmente é contratação de influenciadores digitais, ou micro influenciadores. Essas pessoas basicamente são especialistas em alguma coisa, que tem uma base razoável de seguidores. Atenção que nem sempre quantidade significa qualidade! Então é preciso muito cuidado para usar essa estratégia. Mas é válido usar e ir testando, pois as pessoas tendem a se sentir mais confortáveis em comprar algo depois de uma indicação real.

Remarketing (retargeting)

Depois de ter atraído o usuário para a sua loja virtual, é muito comum que ele não compre logo de pegada. Mas ele já teve um contato com a sua marca, conheceu um pouco dos seus produtos, conferiu preços, mas talvez ele precise de mais tempo, ou de um incentivo a mais para poder fechar a compra. Pensando nisso, surgiu o remarketing (ou retargeting), que nada mais é do que exibir anúncios em diversos locais para essa pessoa que já entrou no seu site mas abandonou o carrinho. Isso requer ferramentas um pouco mais complexas para executar, mas dá muito resultado.

Cupons de desconto

Muitas vezes o cliente pode não comprar na hora pelo preço. E se você puder dar um desconto a mais para estimular o fechamento da compra, nada melhor do que oferecer um cupom de desconto.

O Cupom é um código promocional (promocode), onde quem é portador tem direito a um desconto extra, aplicando essa “senha” antes da finalização da compra, no carrinho. Esse voucher pode aparecer em uma lightbox quando o usuário ameaça fechar a página, por e-mail marketing, via push no navegador, ou principalmente, divulgando esses cupons disponíveis para sites especializados nisso, gratuitamente, como no Agora Cupom.

Sua loja virtual estar presente em uma plataforma assim ajuda muito no seu marketing, e pode trazer clientes que ainda nem conhecem a sua marca. Vale a pena fazer o teste!

Ferramentas úteis para sua estratégia de marketing digital

É muito interessante que a sua loja virtual possua ferramentas de interação com o consumidor, com o intuito de aumentar o contato, tempo de permanência na página, esclarecimento de dúvidas e muito mais.

Nesse contexto, cada vez mais são utilizados Chatbots, que é um robô previamente configurado para responder as principais dúvidas (perguntas frequentes) do cliente, sem a necessidade de um contato com um humano.

O Push no navegador também é outra ferramenta interessantíssima para fazer o cliente voltar para a sua loja. Se ele der permissão para aceitar o seu push, você posteriormente poderá enviar promoções e muito mais.

Extremamente útil também é o e-mail marketing, que se bem utilizado, consegue manter seu consumidor sempre atualizado sobre as novidades da loja, principais promoções, conteúdos de seu interesse e muito mais. Uma boa base de e-mails é um ativo valiosíssimo para um negócio digital.

Conclusão

E então, está se sentindo mais seguro sobre quais pontos precisa cuidar para montar um e-commerce de sucesso? Aprofunde-se em todos esses temas e implemente o máximo possível na sua loja virtual. É uma caminhada longa, árdua, mas será recompensadora no futuro.

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

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