marketing para restaurantes

8 estratégias de marketing digital para restaurantes

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Facebook, Instagram, Linkedin, E-mail, Google, conteúdo, tripadvisor, delivery online, etc. Ter presença online é obrigatório para qualquer negócio, porém apenas ter presença não é a resposta para vender mais ou converter seus clientes do online para o offline. 

Para isso é preciso estratégias, muitas vezes, que se relacionam entre todos estes canais e sua comunicação offline. 

Além disso, é evidente: qualquer negócio deve ter um canal de vendas online

O canal é tão importante, que até mesmo supermercados estão percebendo a mudança no comportamento do consumidor. 

Segundo estudos da Associação Paulista de Supermercados, cerca de 30 milhões de brasileiros já fazem suas compras online. 

Para o segmento de alimentação, estes números são ainda maiores. Dados da Delivery Much destacam que a cada 10 pedidos feitos em um restaurante 6 são online

O número é comprovado por donos de estabelecimentos. Moacir Júnior, Yep Alimentos Saudáveis, explica que aos domingos, por exemplo, o atendimento se restringe ao delivery e mesmo durante a semana o modelo é responsável por cerca de 40% do faturamento.  

Logo, fica clara a necessidade de se ter estratégias bem definidas e estruturadas de vendas e comunicação para os canais online do seu negócio.

E com foco em ajudá-lo a traçar um planejamento eficaz e pôr em prática no seu estabelecimento, vamos listar as 8 principais estratégias de marketing digital para restaurantes. 

 

  • Persona: para entender quem é o seu público, desenvolva um estudo de persona com seus clientes.

 

O que é uma persona?

Resumidamente, persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. E dependendo do seu negócio, você pode ter uma ou várias personas. 

Como construir uma persona?

Para desenvolver uma persona, você precisa extrair, via entrevistas, dados dos seus atuais clientes, clientes que não frequentam mais seu estabelecimento e novos clientes. O foco é entender o que os motiva ou não a ir a seu restaurante.

Qual a importância de uma persona?

Ter o desenho de uma persona é essencial, pois é a partir dos dados extraídos em pesquisas que é possível entender o comportamento e preferências dos seus clientes.

Para compreender a fundo o processo acesse: O caminho até a persona

  • Delivery Online: o delivery online é um dos principais canais de venda para um restaurante. A grande vantagem deste tipo de plataforma está na amplitude geográfica e no marketing gratuito que o restaurante ganha ao aderir à solução.

    Por que aderir?
    Uma plataforma de delivery online possibilita ao restaurante não apenas alcançar um público maior, mas também digitalizar seu atendimento sem precisar investir em grandes estruturas ou na contratação de um atendente para ficar anotando pedido.

    Vantagens
    a) Visibilidade
    b) Alcance geográfico amplo
    c) Novo canal de venda
    d) Incremento de receita
    e) Digitalização do estabelecimento

    Como aderir?
    No Brasil existem vários aplicativos de delivery. Sendo 3 grandes players (Ubereats, iFood e Rappi) atuando em capitais e regiões metropolitanas e a Delivery Much, único com foco 100% no interior do país.

    Além de aderir a plataformas já prontas, o restaurante pode optar por criar seu próprio app. Contudo aqui é preciso ter atenção e avaliar o custo benefício de desenvolver uma solução própria.

    Quanto custa?
    Em média, as plataformas de delivery costumam ter uma taxa que varia de 12% a 30% do total do pedido. Cabe ao restaurante avaliar qual é a melhor opção.
  • Redes Sociais: de acordo com o último estudo do PNAD, 69,8% (181 milhões) da população brasileira tem acesso à internet. Deste total 130 milhões estão nas redes sociais.

    Ou seja, o seu negócio precisa estar lá, porém como mencionado acima apenas estar não é suficiente é preciso definir estratégias.

    Facebook: adeque sua linguagem ao seu público e à rede, traga promoções e informações sobre o nicho do seu estabelecimento. Por exemplo, os benefícios do sushi, etc.

Instagram: busque trazer ângulos diferentes do seu restaurante, foque em fotos conceituais e mostre os bastidores do seu restaurante. 

Importante: independe da rede incentive comentários e avaliações do seu negócio. Ao receber críticas ou avaliações ruins nunca deixe de responder aos clientes e entender o que motivou a nota baixa.

 

  • Conteúdo em vídeo: números do Google destacam que são assistidas a cada minuto 400 horas de vídeo apenas no Youtube. 

Logo, pense dentro do seu nicho de atuação como criar vídeos que atendam a demandas e curiosidades do seu público.

Lives no Instagram ou em outros canais são um bom termômetro para validar seu estudo de persona e entender que conteúdo é mais atrativo para seu público.

  • Site otimizado para SEO: ter um site é essencial para passar credibilidade para qualquer negócio. Porém o principal ponto de um site está em ser encontrado com facilidade pelos seus clientes no Google.

    Por isso, apenas ter um site não é suficiente, ele precisa estar otimizado para SEO.

Para isso, você precisa definir quais são suas palavras chave, volume de busca por palavra chave e dificuldade. 

O ideal neste tópico é que você contrate um profissional da área para fazer as otimizações necessárias e te ajudar a posicionar seu estabelecimento no Google. 

E se você quer se aprofundar mais no assunto acesse: 8 estratégias para fazer SEO local para pequenos negócios.

  • Google meu negócio: o Google meu negócio é um identificador do Google sobre negócios.

    Nele, além de você garantir que seu negócio está na lista de negócios buscados no Google por geolocalização, você poderá anexar informações como:

    a) endereço
    b) horário de atendimento
    c) Contatos do estabelecimento

    Importante destacar que o Google meu negócio não garante tráfego para seu site, mas é o primeiro passo para que pessoas interessadas no seu negócio posso encontrá-lo. 
  • Produção de conteúdo de qualidade: um dos pontos cruciais do marketing digital é a produção de conteúdo de qualidade e de interesse de seu público. 

Isso não significa que você precisa ter um blog ou uma produção de conteúdo em escala. Se houver possibilidade para isso ótimo, caso contrário, invista em:

  1. conteúdo qualificado nas suas redes: ao invés de publicar apenas a foto de um alimento, pense em como fazer com que o cliente peça o seu produto. Lembre-se curtidas não pagam contas.
  2. entenda a intenção do usuário: quando alguém busca no Google por “gols do Flamengo”, a intenção dessa pessoa é ver os gols do Flamengo e não os melhores momentos do jogo ou os gols do Grêmio. Logo, procure atender a essa intenção no seu negócio. Uma forma de entender qual é a intenção do usuário é perguntar a ele. 
  3. faça conteúdos originais: as redes e a internet estão saturadas de conteúdos, logo procure, atrelado a intenção do usuário, construir conteúdos únicos para seu público. 
  4. Mídia paga: sabe quando você pesquisa por um sapato, e partir de então, onde quer que você vá, há anúncios deste sapato? 

Isto é parte das estratégias de marketing digital, e ela deve ser utilizada pelo seu negócio, mas com inteligência e dentro de um contexto. 

Não force campanhas de mídia paga para qualquer público, volte na persona e entenda quem é seu público e também a intenção dele com o seu negócio.

A partir disso, construa campanhas que sejam complementares a sua estratégia de marketing como um todo.

Dessa forma seu cliente vai ter uma ótima experiência e entender que a sua campanha não é apenas para vender um produto, mas para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o que ele procura. 

Estas são algumas estratégias de marketing digital para restaurantes. Comece aplicando elas aos poucos no seu negócio e faça testes para validar o que funciona e o que não. Boas vendas!

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

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