Antes de partir para a execução e colocar sua marca na internet é fundamental desenhar um planejamento de marketing digital, assim você e o seu negócio consegue visualizar de forma estratégica tudo que deve ser feito para gerar resultados.
Um planejamento de marketing digital inteligente deve mapear todo o cenário atual de sua empresa, quais objetivos devem ser cumpridos em um determinado espaço de tempo e quais ações devem ser executadas para o sucesso do projeto.
Análise do cenário atual
Entender e documentar a situação atual de sua empresa é o primeiro passo para o desenvolvimento de um planejamento de marketing digital estratégico.
O que documentar nesta etapa?
- Informações basicas
- Nome da Empresa
- Responsável
- Contato
- Resumo do negócio
- Informações do produto/serviço
- O que vende?
- Quanto custa?
- Presença Digital
- Número de seguidores nas redes sociais
- Número de Visitas no site
- Taxas de Conversão
- Financeiro
- Faturamento Mensal
- Ticket Médio
Objetivos e Metas
Sabendo onde a sua empresa está hoje, a próxima etapa é definir pra onde um projeto de marketing digital deve levar o negócio.
O que documentar nesta etapa?
Prazos
- Curto
- Médio
- Longo
Objetivos
- Visitas no site/blog
- Taxas de conversão
- Presença digital nas redes sociais
- Faturamento
Público-alvo e personas
Agora que o planejamento começa a ficar interessante, pois saber quem é o cliente perfeito para a solução que a sua empresa entrega para o mercado é simplesmente fundamental para o sucesso do projeto.
Qual é a diferença entre público-alvo e personas?
Público-avo é uma definição mais generalista do que chamamos de cliente perfeito. Se trata de documentar algumas particularidades do prospect, segue exemplo:
Homens e mulheres, residentes na cidade de São Paulo, idade entre 35-60 anos, classe média, possui carro.
Consegue perceber que dentro dessa definição existe pessoas completamente diferentes?
A definição de personas serve para detalhar a personalidade de todos os indivíduos do público-alvo e entender absolutamente tudo sobre cada um, segue exemplo:
Persona #001
Mulher de 35 anos, residente em São Paulo, casada, mãe de dois filhos, trabalha como executiva em uma multinacional, possui um carro modelo SUV;
Persona #002
Homem de 59 anos, residente na cidade de São Paulo, viúvo, pai de três filhos, aposentado e possui um carro modelo hatch.
Fica claro que não devemos utilizar a mesma linguagem de comunicação para atingir as duas personas, pois suas necessidades são totalmente diferentes.
Quanto mais a sua empresa conhecer o cliente mais fácil é vender e fidelizar.
Canais de Comunicação
Sabendo quem é o cliente perfeito para a solução que sua empresa entrega para o mercado fica muito mais fácil saber em quais canais de comunicação a sua marca deve estar presente e qual tipo de conteúdo deve ser produzido em cada um.
Principais Canais de comunicação
A sua empresa não precisa está presente em todos os canais de comunicação, uma estratégia de marketing digital inteligente deve identificar quais canais vão gerar mais resultado para o seu negócio. Vamos fazer um breve resumo dos principais canais de comunicação para você entender quais a sua empresa deve investir.
Site/bog
Acreditamos que um site otimizado para os mecânismos de buscas junto com um blog para produção de conteúdo seja o principal canal de comunicação para uma estratégia de marketing digital.
Você costuma fazer pesquisas no Google? O seu cliente também!
Quando o cliente busca por algum termo relacionado com o seu negócio e não encontra a sua marca é uma possível venda perdida, isso é fato.
O que produzir no blog?
Utilize o Keyword Planner para identificar quais termos são mais buscados no seu segmento e produza artigos segmentados, materiais ricos e infográficos.
O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 120 Milhões de brasileiros ativos. Manter um relacionamento estratégico com a sua base de clientes pode ser bem interessante e lucrativo.
O que postar no Facebook?
Lembre-se que a grande maioria das pessoas utilizam o Facebook para lazer e descontração então a sua marca deve entrar na mesma “vibe” se quiser conquistar a atenção dos seguidores.
O Instagram tem uma pegada visual gigante, sua marca deve investir na qualidade do design das publicações para manter um feed agradável.
O que postar no Instagram?
Invista nos stories e hashtags.
A maior e melhor plataforma de negócios do mundo, aqui é possível estabelecer uma relação de networking com os mehores profissionais do planeta.
O que produzir no Linkedin?
Aqui não é lugar para conteúdo raso, invista no networking e produza conteúdo rico sobre a sua área de atuação.
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