10 ferramentas de marketing digital para o dia a dia

10 ferramentas de marketing digital para o dia a dia

A rotina de uma equipe de marketing é bem corrida. Tanto dentro de uma agência digital, tanto dentro de empresas, que gerenciam elas mesmas seus canais de comunicação.  Tudo desde o planejamento, até a produção e análise dos resultados pode ser muito maçante, mas já existem ferramentas que podem te ajudar! sendo você um profissional da área ou alguém que tá começando agora.  Veja nossa lista abaixo:

Toggl

 

O Toggl não é bem uma ferramenta de marketing, mas pode te ajudar a se tornar mais produtivo. Basicamente, ele mede o tempo que você gasta em cada atividade, gera um relatório e compartilha as informações com toda a equipe. Assim, é possível identificar as travas do seu time e organizar a rotina com base naquilo que toma mais tempo para ser realizado.

 Principalmente dentro de uma agência de marketing, até mesmo de publicidade ou digital, quanto mais otimizada a rotina for, maior será o tempo disponível para cada cliente. Mas você pode usar também sozinho, medindo o tempo que gasta estudando ou até planejando sua rotina.

 

Facebook business

 

Não podemos negar a importância do facebook (e do instagram) Hoje. Mesmo com uma infinidade de canais disponível, ele ainda atinge uma parcela exorbitante do público, por isso não pode ser ignorado por empresas e muito menos pelas agências digitais. Mas subir publicação por publicação acaba tomando muito tempo da rotina, não é mesmo?

 O próprio facebook te oferece uma solução. Além de permitir o agendamento de publicações orgânicas (existem outras ferramentas para isso) e ainda oferecer uma infinidade de formatos, ele gera relatórios de acesso e está ligado com o Google Analytics, podendo também avaliar o tráfico e o ROI (Return Of Investment) entre esses canais.

Para as agências digitais, ele ainda oferece um bônus – Permite que você gerencie várias contas de uma única plataforma.

 

Hubspot

 

A Hubspot é uma  importante ferramenta de Inbound Marketing e automação de marketing. Dentro da plataforma, é possível automatizar blogs, criar estratégias de SEO, pesquisar por palavras chave e landing pages, gerar testes A/B, gerenciar leads e ainda, medir resultados.

 É legal saber que o Hubspot é o principal responsável por disseminar o Inbound Marketing no Brasil e ele oferece cursos gratuitos e certificados para profissionais da área. Então se você ainda está estudando ou quer saber mais sobre o assunto, se escreve lá 😉

 

Act On

 

Automação de marketing e construção de imagem da sua marca no mesmo lugar?  Conheça o Act-On! Ele além de oferecer funcionalidades de vistas e automação do conteúdo, também  monitora as atividades da imprensa, ajudando a identificar influenciadores e acompanhando desempenho de press releases e conteúdos. Tudo que um profissional de Marketing poderia querer, não é mesmo?

 

Dinamize

 

A Dinamize é uma das ferramentas de e-mail marketing mais usada pelas agências digitais e empresas. Isso porque ela oferece soluções bem completas.  Dentro do seu software é possível criar relatórios personalizados, automatizar campanhas, fazer testes A/B e até emitir relatórios.

Porém, diferente do MailChimp, uma outra ferramenta bastante usada , ela não possui uma versão gratuita.

 

Google Keyword Planner

 

Dentro do Google AdWords, está o Google Keyword Planner. Essa ferramenta fornece pesquisas de palavras-chave e tendências do Google. Ela é interessante, pois auxilia na elaboração e de campanhas para o canal, principalmente em campanhas pagas, mas também ajuda no SEO de canais orgânicos, pois mostra a competição, número de pesquisas e a força de um determinado termo.

Para campanhas pagas, com ele você pode encontrar  além do o volume de buscas e outras informações relevantes para a campanha, consegue agrupar keywords para um mesmo anúncio.

Google Analytics

 

O Google Analytics provavelmente você já conhece. Ele é a principal ferramenta usada por qualquer agência, empresa e qualquer profissional, não só dentro da comunicação,   para analisar resultados.

A plataforma é usada tanto para campanhas de mídia paga, tanto para medir o tráfego de sites e blogs. Ele identifica a origem e aponta os conteúdos que geram mais visitas, além de analisar campanhas de Adwords e redes sociais como Facebook e Instagram.

Pipedrive

 

O Pipedrive não é muito conhecido, mas é um excelente canal de CRM. Você cadastra todas as suas informações do funil de vendas e ele constrói uma versão virtual que permite o acesso rápido de toda a sua estratégia. Outra funcionalidade deste software é que ele organiza clientes e contatos em potencial e o número de vendas baseadas nas informações coletadas (costuma ser bem assertivo).  

A ferramenta tem um design moderno e possui apps para Android e iOS!

Hubspot CRM

 

O Hubspot também possui uma ferramenta de CRM e ao contrário do Pipedrive, ela é gratuita.  O software fornece diversas informações sobre seus leads e clientes, além de facilitar seu contato com eles e com futuros leads.  

Para pequenas empresas que não querem investir em uma ferramenta de CRM paga, essa é uma excelente opção.

Hootsuite

 

Por último, mas não menos importante (ou conhecido) temos o HootSuite, uma das ferramentas mais famosas de gerenciamento. Além de permitir o controle de vários feed ao mesmo tempo, agenda publicações e emite relatórios.

O HootSuite oferece uma versão gratuita, que permite  o cadastramento de até 3 perfis sociais. Se a sua agência digital ou equipe de MKT ainda não tem uma ferramenta para gerenciar seus perfis, essa é uma excelente opção para começar!

E você que ainda não ingressou no mercado de trabalho, guarde essas sugestões, por que você vai precisar delas. O Toggl, por exemplo, você pode começar a usar já!  

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Redação

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