Como utilizar o linkedin para vender mais

Como utilizar o linkedin para vender mais

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Há pouco mais de 1 ano que o Linkedin se tornou minha principal rede de networking e geração de negócios. Através da plataforma, conseguimos levar a autoridade da #VMD para outro nível, somente com estratégia de marketing de conteúdo e outbound marketing.

Neste artigo eu vou mostrar algumas estratégias que utilizamos para alavancar as vendas e autoridade da nossa marca utilizando o Linkedin.

Construa um perfil campeão

O seu perfil do Linkedin é sua vitrine profissional, então não economiza na qualidade de cada detalhe. Indepedente de seu objetivo profissional, vender uma imagem de bom profissional é fundamental.

A Foto

Utilize um foto onde o seu rosto seja o protagonista, de preferência sorrindo e sem nenhuma distração no fundo. Recortar a foto da balada não rola, ok?

A Capa

A foto de capa do seu perfil deve informar ao seu seguidor, sua área de atuação e o que ele pode esperar de seu perfil. Você não precisa contratar um designer pra isso, utilize a plataforma Canva.

Não vou me alongar no assunto de construção de perfil, na internet você encontra bastante conteúdo sobre o assunto, o papo aqui é outro.

Tenha um objetivo claro

Já viu aquela expressão “Não fede nem cheira”? Se você não souber exatamente quais resultados deseja extrair da plataforma, anos se passarão e você não vai feder nem cheirar, será apenas mais um passeando pelo mundo.

Saiba quem é sua persona

“Atirar pra todo lado” vai te fazer perder tempo e dinheiro. Entenda quem é o público perfeito para a solução que você entrega e desenvolva toda a sua estratégia pensando nessa persona.

Estratégia de Inbound Marketing no linkedin

Aqui na #VMD desenvolvemos estratégias de Inbound Marketing para nossos clientes; nada mais inteligente do que utilizar a mesma estratégia para o nosso negócio, e olha que ta dando super certo 🙂

Conceito de Inbound Marketing

Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) é o conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes voluntariamente. Diferente do Outbound, o Inbound Marketing baseia-se no relacionamento e educação do consumidor, usando estratégias como Marketing de Conteúdo e Automação de Marketing.

Resultados Digitais

Inbound no Linkedin – Como fazer

Olha essa mensagem que recebi…

Heverton Lustoza - Inbound no Linkedin

Esse é o resultado da produção de conteúdo no Linkedin. Pelo menos uma vez por dia eu conheço um novo parceiro ou futuro cliente, sem a nescessidade de anunciar absolutamente nada.

O papo é produzir conteúdo relevante sobre a sua área de atuação, demonstrando que você entende do assunto e que tem tudo que a persona nescessita para resolver seus problemas.

Bizu para produção de conteúdo no Linkedin

Depois de tanto bater cabeça para encontrar a melhor linguagem, descobri alguns “bizus” que ajudam muuuito no engajamento das publicações, segue o baile 😀

Estrutura do texto

  • Titulo viral – Um titulo viral deve instigar algum sentimento do leitor;
  • Parágrafos curtos – Melhora a experiência de leitura.
  • CTA – Call to Action ou Chamada para ação é o ato de concluir o seu texto convidando o leitor para um próximo passo.

Estilo do Texto

Publicação no estilo conteúdo relevante vai te gerar muito resultado, mas não é o que viraliza na rede. O brasileiro gosta de polêmica, então publicações com um conteúdo mais ácido tem um poder de viralização bem maior. O bizu é manter um equilíbrio dos dois estilos em todas as publicações.

Segue um exemplo:

Heverton Lustoza - Post Cerveja

Outbound Marketing no Linkedin

Inbound é lindo, mas os resultados demoram pra acontecer e precisamos vender hoje, agora! Daí que entra uma estratégia de outbound marketing no Linkedin.

Definição de Outbound Marketing

O Outbound Marketing, ou o marketing tradicional, por sua vez tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.

Resultados Digitais

Se você fez a liçao de casa, provavelmente já sabe quem é o cliente perfeito para a solução que o seu negócio entrega. Agora é arregaçar as mangas e ir atrás dele.

O que é preciso para iniciar uma estratégia de outbound no Linkedin?

  • Planejamento – Eu sou o maluco do planejamento, to nem ai. Se você não documentar todas as ações do seu negócio antes de partir para a execução, provavelmente vai perder ou deixar de ganhar dinheiro. Aqui eu falo mais sobre isso;
  • CRM – O papel do CRM é documentar todo o seu processo de vendas e lhe mostrar GAPS que podem ser otimizados para melhorar o resultado de conversão. Tem um artigo lhe mostrando como documentar um processo de vendas aqui.

Na prática, como prospectar no Linkedin?

Não existe receita de bolo, mas você pode seguir algumas dicas para iniciar o seu processo de prospecção, pega a visão 🙂

Filtro de Pesquisa do Linkedin

Heverton Lustoza - Filtro de pesquisa do Linkedin

Utilize o filtro de pesquisa para solicitar conexão com perfis que estejam de acordo com a sua persona. Você pode filtrar por localidade, cargo, empresa e segmento de mercado.

Nota de apresentação

Junto com a solicitação, envie uma breve apresentação de sua solução e como que você pode ajudar a resolver os problemas da persona.

Quanto menos você vender, maior serão os seus resultados em vendas.

Seu cliente já esta de saco cheio de anúncios e vendedores chatos tentando lhe empurrar produtos e serviços. Seja agradável em sua comunicação e conquiste a confiança do seu futuro cliente, deixa que o destino cuida do restante 😀

Heverton Lustoza

Heverton Lustoza

Consultor de marketing digital, especialista em estratégias de inbound e outbound marketing.

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