5 Dicas de Neuromarketing para alavancar as vendas online

5 Dicas de Neuromarketing para alavancar as vendas online

Razão e emoção. Qual desses fatores é decisivo na hora da compra de um consumidor? E em um cenário de crise, qual fator pesa mais? Nos últimos 15 anos, os estudos e pesquisas sobre comportamento dos seres humanos evoluíram muito e trouxeram novas abordagens sobre as decisões de cada um de nós frente ao consumo, situação rotineira de decisões caseiras e profissionais. Segundo Jurgen Klaric, especialista em marketing, e autor do renomado livro “Estamos Cegos”, 85% do processo de decisão vem do subconsciente e somente 15% está relacionada à decisão racional. E é aqui que entra o Neuromarketing.

Humberto Pandolpho Jr, executivo do mercado de consumo e um dos idealizadores do Banco de Pontos Fidelidade, que utiliza os conceitos do Neuromarketing no seu negócio, apresenta algumas dicas de como os e-commerces podem tirar proveito dessa ferramenta para alavancar as vendas.

1-      Neuromarketing: aliado na fidelização de clientes

Em um momento de economia desafiadora, e também para o pós crise, a fidelização pode ser um grande aliado das marcas e das empresas, afinal tão importante quanto conquistar novos clientes é fidelizar aqueles que já estão em sua base. O consumidor se sente mais próximo e com sua importância reconhecida, gerando uma percepção de valor maior na hora da compra e a identificação com a marca. “O Neuromarketing aliado com programas de fidelidade podem ser um caminho para determinados setores, mas sua aplicação exige criatividade e inovação para se destacar entre os demais concorrentes e não oferecer mais do mesmo”, explica Humberto Pandolpho Jr, do Banco de Pontos Fidelidade (BPF)

2-      Produtos e comunicação personalizados podem ser os diferenciais

Imagine para um torcedor do Corinthians receber em seu e-mail uma promoção de camisa do Palmeiras? Ou vice-versa? É preciso cuidado e atenção na hora de se comunicar com os clientes. As ferramentas de CRM ou Gestão do Relacionamento com o Cliente podem ir muito além das tradicionais informações como idade, sexo e região. “Hoje é possível identificar, através dos rastros digitais, o DNA de consumo dos internautas e através do Neuromarketing direcionar produtos e comunicação para a base de clientes de acordo com as afinidades de cada um”, detalha Pandolpho Jr. Camisas do Corinthians para corinthianos e do Palmeiras para palmeirenses, sem confusão!!

3-      Identidade visual e conteúdo são a alma do negócio

Mensagens diretas e que reforçam as características do produto chamam mais atenção do consumidor. O cliente precisa entender que aquela comunicação e aquele produto está exposto exclusivamente para ele. “85% do processo de decisão vem do subconsciente e muitas vezes o consumidor não sabe o que quer ou que precisa. Cabe a nós mostrarmos a ele”, reforça Pandolpho Jr. Itens que possam causar uma identificação emocional com quem está comprando se destacam em meio aos demais e esse é um dos pilares do Neuromarketing

4-      Tecnologia e inovação

Plantaformas responsivas a diversos dispositivos (computador, tablet, smartphone), indispensáveis nos dias de hoje. O consumidor precisa ter uma agradável experiência ao navegar pelo site para se sentir atraído e permanecer conectado. Outro fator importante, é a tecnologia em nuvem, que além de garantir a segurança das informações, também permite maior capacidade de armazenamento com custo reduzido, além do acesso das principais informações de cada usuário para comunicações individualizadas. “O mercado de fidelização é muito carente de inovação, portanto aqueles que ousam sair do comum, trazendo novidades acabam se destacando no setor”, explica Pandolpho Jr.

5-      O produto certo para a pessoa certa

Muitas empresas colocam milhares de produtos similares à exposição e o consumidor acaba se frustrando e se perdendo na hora de escolher o que realmente lhe agrada. “Nós do BPF criamos uma equipe de curadoria especializada em pesquisar e identicar novidades do mercado, produtos curiosos que podem ser atrativos ao cliente”, detalha. Desgin diferentes, lançamentos tecnológicos e produtos descolados dão um novo ar ao site.

Humberto Pandolpho Jr. atua hoje como consultor mentor estratégico do Banco de Pontos Fidelidade (BPF). Possui ampla experiência no mercado de consumo, com história como vice-presidente do Grupo Pepsico – Elma Chips, presidente da Pizza Hut Latin America e presidente da Cervejaria Kaiser.

Sobre o Banco Pontos Fidelidade (BPF)

A mais nova empresa do segmento de coalizão de pontos de programas de fidelidade. A plataforma se diferencia por oferecer conteúdocriativo, tecnologia própria e ações de engajamento agregada às redes sociais para alavancar a participação de usuários e sua rede de contatos.

Com uma plataforma flexível, inovadora e customizável, o BPF possui em seu histórico cinco anos de desenvolvimento e dois anos de operação. Com formato único de leilão de pontos, trocas criativas com ampla faixa de pontos, doações sem restrição de valores, passagens sem vínculo a companhias aéreas e maior flexibilidade para parcerias, o Banco de Pontos Fidelidade chega para atender e um mercado de programas de fidelidade, hoje concentrado principalmente em milhas áreas.

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Redação

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