Musicas X Clientes, qual a relação comum entre eles?
Quando você entra em um estabelecimento, tudo o que vê influencia em sua percepção – da organização do local até as cores utilizadas. Mas a música ambiente também tem uma grande influência, e pode até mesmo incentivá-lo a consumir mais ou menos.
Venha saber mais sobre essa relação entre clientes e música!
Músicas e clientes: um pouco de história
Muitos de nós nos referimos à música ambiente como “música de elevador”, não importa de onde seja a radio indoor em questão. Isso acontece porque esse tipo de recurso começou a ser utilizado na década de 1920, quando a música começou a ser transmitida por rede elétrica e os primeiros arranha-céus começavam a ser utilizados.
Nessa época, a rádio interna dos prédios transmitia músicas calmas nos elevadores para tranquilizar quem os utilizava, já que aquela ainda era uma grande novidade e muitas pessoas ficavam nervosas quando as portas se fechavam. Nos anos 1940, a música ambiente começou a surgir na radio indoor de diversas empresas, com o objetivo de acalmar os funcionários durante o expediente.
Mas os estudos da relação entre música e clientes só surgiram muito recentemente: no começo dos anos 2000, uma universidade americana constatou que, mesmo que os clientes não constatem nenhuma mudança de humor de acordo com as músicas tocadas em uma rádio interna, ela acaba impactando o comportamento dos compradores.
Marketing sensorial
O uso de música para influenciar o comportamento de clientes faz parte da estratégia de marketing sensorial, que nada mais é que uma maneira de estimular emoções e incentivar atitudes por meio de experiências que afetam os cinco sentidos – a audição entre eles.
Imagine, por exemplo, como a música ambiente para restaurante pode influenciar o lugar em que você escolhe comer. Para um encontro romântico, em que você quer conversar com a outra pessoa, uma música muito alta e agitada pode afastá-lo do estabelecimento. Em contrapartida, a música ambiente não deve ser baixa e calma em um bar que promove happy hours e festividades mais agitadas.
E isso não acontece apenas com a música ambiente para restaurante. Muitos de nós já entramos em uma loja e saímos logo depois porque o som era alto demais, assim como já ficamos um tempinho a mais em um estabelecimento para terminar de escutar uma música.
Quando a música ambiente está de acordo com o conceito da marca e com o público-alvo, os clientes vão pensar na empresa até mesmo quando ouvirem esse tipo de música em outro contexto. Ou seja, com a seleção musical certa, sua empresa pode ser lembrada em diversos momentos, e seus clientes podem ser sentir mais inclinados a comprar.
Por isso, investir em uma boa seleção musical para a radio indoor é investir no sucesso da sua empresa!
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