A criança esperneou? Liga o Tablet e deixa ela ser feliz…que mal tem?

A criança esperneou? Liga o Tablet e deixa ela ser feliz…que mal tem?

Criança + Peppa Pig + Tablet = um universo paralelo

Sou muito a favor do sistema educacional ser renovado, é inacreditável que escolas ainda percam tempo dando aula de ‘world’, de ‘paint’… gente, é sério. Não estamos mais falando do que vai acontecer daqui uns dez ou vinte anos, o futuro já chegou faz tempo.

As crianças sabem mais do que nós, ok?! Elas sabem usar whatsapp, elas sabem usar o cartão de crédito do papai e da mamãe para comprar joguinhos, elas sabem tirar fotos e enviar para os números na agenda, mas, sabe se lá para quem estão enviando. Não adianta ser hipócrita e achar que o seu filho fica na web só jogando, ou ‘estudando’. Sejamos coerentes, não vamos fechar os olhos para a realidade. Precisamos de educação digital urgente.

Não estou dizendo que é errado incluir a comunicação, as influências digitais na vida das crianças, mas, isso tem que ser feito da forma adequada. Eu não tenho filhos, mas eu fui criança e eu vivi a febre dos CD-Rom com joguinhos, os CDs que a UOL mandava para acesso na internet gratuito por trinta dias, mas, meus pais estavam sempre perto de mim, vendo o que eu estava fazendo e até me parabenizando pelo que eu aprendia a fazer.

Sou muito grata pelos meus pais não terem me excluído dos avanços tecnológicos dos anos 90, que apesar de precários em relação a hoje, foram fundamentais para eu escolher a minha profissão. Então, tecnologia faz bem sim, desde que tenha regras e seja acompanhada.

Poxa, se tem adulto fazendo besteira por aí, passando número de conta bancária em site sem segurança, imagina só o que o pimpolho pode fazer, né?

Está tudo fácil demais. Está tudo cedo demais. E não tem como impedir, porque essa criança terá acesso a informação, seja por um amiguinho na escola, um vizinho….não tem como criar um filho dentro de uma bolha, até porque super proteção tem suas consequências e, podem ser prejudiciais e irreparáveis.

Se possível, ensine seu filho ou sua filha que o Tablet pode fazer mais do que mostrar desenhos da Peppa ou da Galinha Pintadinha. Essa é uma ferramenta educativa na nova geração, não adianta fugir dela, até porque o mercado não deixa não é?! Já percebeu a infinidade de opções de tablets que existem no mercado? Isso é justamente para você comprar o produto por um preço acessível (não tanto para um brinquedo, mas, mais em conta do que um Ipad) e fazer a criança ‘calar a boca’. E ainda tem a galerinha que ganha o tablet de presente e joga no chão logo nos primeiros dias, quebra a tela, engordura tudo…e papai e mamãe falam: “Ainda bem que foi baratinho!”. Êta, sociedade consumista!

Literalmente, você tem um mundo de informação nas suas mãos, então, ensine seus filhos a utilizá-las da melhor forma, contribuindo para o próprio futuro. Não se engane achando que crianças não são capazes, se bobear, elas podem ser mais espertas do que eu e você juntos. Boa sorte!

Abraços.
Até.

Tags

Criança Cuidado Internet Pais Tecnologia

Marcelle de Oliveira

Marcelle de Oliveira

Marcelle de Oliveira. 24 anos, carioca. Analista de Marketing e Produtora de Conteúdo. Tecnólogo em Web Design pela Rede MV1. Jornalista. Graduada em Publicidade e Propaganda pela UCB. >> Sigam-me os bons: @marcelle.deoliveira

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.