Não seja um profissional que ‘parou no tempo’

Não seja um profissional que ‘parou no tempo’

Invista na leitura e seja um profissional diferenciado

Você é aquilo que você lê! Não é incomum se deparar com profissionais que vivem no ‘be a bá’ da faculdade, não é mesmo?! Isso é tão corriqueiro como encontrar um aluno de primeiro período de publicidade que já se acha ‘O Publicitário’, dando dicas sobre seus conhecimentos a torto e direito.

Tanto um quanto outro, para falar a verdade, são pessoas bem chatas. Recentemente eu disse que é indispensável que o comunicador entenda de tudo que se passa, mas daí, saber fazer tudo é algo impossível. Esse mundinho que a gente escolheu para atuar vive em correria, todo dia algo se atualiza, um exemplo é que você mal se acostuma com um Windows e lá estão eles inventando outro, criando extensões…agora imagina você saber fazer tudo que está a sua volta?!

E pior, tentar convencer os outros e a si mesmo que não há necessidade de ler sobre as novidades do mercado, que já sabe o suficiente.

Uma dica que eu escrevo hoje (e que eu gosto muito) é sobre a revista Supermercado Moderno (SM), que eu conheci esse ano e me apaixonei de verdade. Quem já conhece deve concordar com o que estou falando, porque muitas vezes a ação de marketing foca no consumidor final e se esquece que entre esse consumidor e a indústria ainda há intermediários. Ou seja, você deve incentivar o consumidor a optar pela sua marca, mas, não pode esquecer que o distribuidor deve querer vendê-la em seus estabelecimentos.

A SM trata muito bem desse aspecto e traz anúncios diferenciados do que a gente assiste na televisão. Por exemplo, a BIC faz anúncios na TV dizendo que é a melhor opção para a volta às aulas, que é uma marca confiável, de qualidade, mas quando o público é o distribuidor, a BIC aposta em dizer que está presente nas mídias online, tem material de PDV (ponto de venda) de alto impacto, ou seja, é como se a empresa dissesse para o consumidor: “Sou a melhor caneta para você. Me compre!” e dissesse para o distribuidor: “Sou a melhor caneta para você. Me venda!”

Essa é minha dica de leitura para essa segunda-feira. E vocês, costumam fazer algum tipo de leitura nas suas áreas de atuação?

Abraços. Até.

Tags

Conhecimento Leitura Marketing Profissional

Marcelle de Oliveira

Marcelle de Oliveira

Marcelle de Oliveira. 24 anos, carioca. Analista de Marketing e Produtora de Conteúdo. Tecnólogo em Web Design pela Rede MV1. Jornalista. Graduada em Publicidade e Propaganda pela UCB. >> Sigam-me os bons: @marcelle.deoliveira

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.