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Linkedin: 74 dicas para melhorar seu perfil no linkedin

Melhorar o seu perfil no Linkedin pode ser uma ótima saída para quando tiver que decidir entre: Linkedin ou Catho.

Se você chegou até aqui é porque está desempregado ou está buscando um trabalho com um melhor salário. Em um país com 13 milhões de desempregados, fazer com que seu currículo se destaque é uma tarefa árdua.

Linkedin é uma ótima ferramenta para quem está desempregado consiga a sonhada vaga de forma gratuita.

Para construir um perfil de sucesso é necessário preencher de forma estratégica cada campo do seu currículo, cada detalhe deve ser visto com muita atenção, desde da foto do perfil, palavra-chaves utilizadas na descrição, cargo e resumo profissional.

Essas são as melhores técnicas e ferramentas utilizadas por grandes profissionais do mercado. Algumas delas foram divulgadas pelo Cristiano Santos, consultor de mídias sociais e especialista na maior rede de profissionais da atualidade.

O Cristiano Santos deu uma entrevista na CBN onde ele dá dicas para melhorar o seu perfil no linkedin, e você pode ouvir no link abaixo ou clicando aqui:

Muitas das técnicas apresentas aqui também foram idealizadas, testadas e aprovadas pelo Growth Hacker Edu Costa, da Linkedyou no qual me inspirei para fazer este post.

Linkedin como melhorar
Você após ler esse post até o final

Ao final desse post, você conhecerá quais as ferramentas são utilizadas para saber como está a sua imagem no Linkedin, qual o seu SSI( The Social Selling Index), a importância de criar conteúdo relvante na rede, qual o “poder” do seu perfil e muito mais.

Então “Mãos a Obra”!

Faça o básico

melhorar perfil do linkedin
Aprenda o básico para sobreviver no meio de milhões de profissionais.

1. Adicione seu setor e localização.

linkedin como adicionar industria

2. Manter o seu cargo atualizado pode aumentar em até oito vezes o número de visualizações do seu perfil. Saber o que colocar no setor de atuação do linkedin de forma correta, auxilia no recebimento de oportunidades de emprego, dicas de tendências do seu setor, artigos relevantes da área e até convite para eventos segmentados.

O LinkedIn informou que, mais de 300 mil pessoas procuram por uma indústria específica na rede diariamente.

Para acrescentar essa informação, siga os seguintes passos:

Primeiro, vá até a página de edição de seu perfil.

Clique no ícone do “Lápis de edição” no lado direito da sua foto de perfil.

Abaixo do campo “Cidade”, há um campo denominado  “Setor”, com diversas opções, que possibilitam escolher desde Administração Agrícola até Vinhos e Destilados.

3. Adicionar a sua localização – São Paulo, Berlim ou Espanha, por exemplo – pode aumentar em até 23 vezes a possibilidade do seu perfil ser encontrado por um recrutador.

4. Adicione seu cargo atual, incluindo descrição.

Caso esteja buscando uma recolocação profissional, evite deixar o seu perfil do linkedin como “desempregado”.

5. Insira os dois últimos cargos já ocupados.

6. Informe a sua última formação (Educação). É importante se manter atualizado.

7. Insira no mínimo 5 habilidades, e que elas sejam relevantes para o seu segmento. Vale desde descrições mais simples como “SEO” até “Tabelas Dinâmicas em Excel”.

8. Mantenha sua rede movimentada, e busque novos contatos diariamente, mas cuidado, busque contatos que sejam relevantes para a sua rede, conforme o seu perfil.

9. Evite caracteres especiais, números e símbolos no início do seu “Nome”, isso dificulta a busca dos recrutadores.

 

 

Imagem é tudo

 

linkedin foto perfil profissional

10. Sua imagem deve transmitir: carisma, profissionalismo e confiança.

11. Evite “selfies” ou fotos de baixa qualidade. Utilize uma foto tirada por um profissional.

12. Logo da empresa como foto de perfil está fora de cogitação.

13. Utilize o Photofeeler para validar sua foto com a opinião de outros profissionais.

linkedin-photofeeler

14. Experimente utilizar um fundo com bastante contraste (cores chamativas) na sua foto. Já reparou que o pessoal da Rock Content, mantêm um padrão?

Luiza-Linkedin-Rock Content Vitor-Pecanha-Linkedin-Rock Content

15. Para o Linkedin, fotos de perfil no tamanho 400 x 400 px possuem uma boa resolução.

16. Utilize a mesma foto em todas as suas redes sociais para ajudar na sua marca pessoal.

Como melhorar o perfil do linkedin Como melhorar o perfil do linkedin

 

17. Utilize a capa do perfil para trazer informações estratégicas sobre a sua carreira e gerar interesse, credibilidade e confiança sobre você. A Capa do Edu Costa, exemplifica muito bem essa estratégia.

hack-linkedin-edu-costa

 

O que colocar no título profissional do Linkedin?

Esse é o momento de você vender a sua marca. Então siga atentamente as próximas dicas.

 

 

18. Aqui você deve pensar como um(a) Recrutador(a): Qual a palavra-chave eu devo utilizar para encontrar o candidato perfeito? É mais fácil encontrar o que quero, buscando por “Especialista em SEO” ou “Assistente de Marketing Digital” do que “Marketing” ou “Administração”.

19. Analise a concorrência, busque pela palavra-chave que você deseja colocar no seu perfil e faça uma análise swot . Assim, as chances de você aparecer primeiro para o recrutador são ainda maiores.

20. Faça um headline(texto que aparece abaixo do seu nome no perfil) que deixe uma ótima impressão. Esse é o primeiro texto que o recrutador vai ver sobre você, então ganhe a atenção dele.

21. Ainda no headline, seja específico, você tem apenas 120 caracteres para impressioná-lo.

22. Use de três a quatro palavras para representar o que você faz. Exemplo de título profissional para o Linkedin: “Analista de Seo Jr.” ou “Estagiário de Customer Success” ou “Marketólogo, Professor, Especialista Estratégico”;

23. Mostre que você é [email protected]# mas sem se gabar. Evite colocar, “ninja” ou “guru”, mostre isso através do conteúdo que você cria e compartilha na sua rede.

24. Vá direto ao ponto. Lembra quando o twitter tinha apenas 140 caracteres e você criava textos incríveis? Agora você tem apenas 120 caracteres e terá que colocar todo o seu talento em prática. Utilize o contador de palavras para lhe ajudar a encaixar o seu texto nos 120 caracteres.

25. Em seu resumo é o momento de aplicar suas técncias de Storytelling . Nada de inventar história mirabolantes, crie uma sequência com introdução, desenvolvimento e conclusão. Começou como estagiário em um setor e hoje está em outro? Conte como foi essa transição e como ela impactou na sua carreira. Escreva de uma forma que as pessoas vão querer ler.

26. Seu resumo do perfil no linkedin é o seu “Pitch”, então conquiste o recrutador.

Quem sou eu?

 

27. Escreva baseado na sua persona (por exemplo, utilize os arquétipos de consumo ou Jung, estruturas narrativas como a “jornada do herói”, etc.)

28. Conte sobre os títulos e prêmios que conquistou ao longo da sua carreira.

29. Fez algo surpreendente? Este é o momento de todos saberem.

30. Conte sobre os desafios que encontrou pelo caminho, e compartilhe como encontrou uma solução para superá-los.

31. Existem milhões de profissionais na rede, o que te diferencia dos outros? Leve em consideração os profissionais do seu segmento.

32. Obteve resultados surpreendentes para os seus cliente? Crie um artigo sobre, como um case, descrevendo a estratégia utilizada e quais foram os resultados obtidos.

33. Utilize palavras-chave relevantes sobre o seu segmento e áreas de expertise.

34. Busque manter um tom profissional nas suas publicações, quando possível, tente ser divertido mas busque sempre engajar seus contatos. Cuidado com o excesso de auto-promoção, é melhor que os outros falem bem de você.

35. Utilize os famosos bullets points para facilitar a leitura do recrutador.

36. Como verificar a força do perfil no linkedin? Você pode verificar a sua rede de contatos com o Social Selling Index (SSI do linkedin), pois ele mostra um valor de 0 a 100 que mede quão eficaz é o seu comportamento na rede. Confira outras dicas de como ver o ssi do linkedin nesse artigo do Felipe.

37. Complete o campo de experiências profissionais

38. Preencha com detalhes o: título do cargo, tempo na posição, indústria, empresa, localidade, etc.

39.A descrição das suas experiências profissionais devem ser escritas de forma envolvente, persuasiva e convincente.

40. Adicione mídias (imagens, links, documentos, slides, certificados, etc.). Se você não tem certificações relevantes, você pode conseguir as  principais certificações de marketing gratuitamente.

41. Não esqueça de colocar pelo menos as três últimas posições, e não somente o seu emprego atual.

42. Teste personalizar o campo Cargo das suas experiências anteriores, tornando-o mais descritivo e com palavras-chave relevantes.

43. Utilize suas Competências e Recomendações para reforçar as suas habilidades.

 

Troque recomendações com seus contatos.

 

44. Recomende o seu contato, antes de fazer uma solicitação. Aqui é utilizado o gatilho da reciprocidade, após receber um benefício, certamente a pessoa irá retribuí-lo.

45. Verifique se ele é especialista em alguma das suas competências, isso ajudará a destacá-la no seu perfil.

46. Se a dica 44 não funcionou de primeira, envie uma mensagem solicitando a recomendação de 3 ou 5 habilidades importantes para o seu perfil.

47. Busque recomendações de posições estratégicas do seu mercado ( CEO(Chief Executive Officer), CFO(Chief Financial Officer ), CMO(Chief Marketing Officer), micro-influenciadores, etc.).

48. Adicione de 10 a 20 competências ao seu perfil. Escolha de forma meticulosa as suas habilidades (e palavras-chave), pense em como o um recrutador ou gerente buscaria para encontrar alguém como você.

49. Não adianta manter mais de 20 Competências se elas não tiverem uma quantidade razoável de recomendações. Não precisa deletá-las mas você pode omiti-las e deixá-las visíveis quando sua rede estiver mais movimentada.

50. Quando receber um novo contato, endosse todas as suas competências(mas faça isso com cuidado). Possivelmente você será retribuído.

51. Trabalhe em conseguir mais recomendações nas competências que sejam relevantes para o seu público.

52. Uma boa estratégia é deixar as suas melhores competências no topo (em portanto, mais visíveis para o público em geral), assim o recrutador terá uma ótima impressão sobre o seu perfil.

53. Adicione seus trabalhos voluntários(poder conseguir pelo Adote um Briefing) e causas que você apoia (normalmente escolas técnicas recebem esse tipo de proposta, ser mentor em eventos, apoiar causas humanitárias, etc.) essas informações dizem muito sobre o seu perfil.

54. Adicione seus guest posts, ebooks e outros conteúdos relevantes como Publicações no seu perfil.

55. Adicione suas certificações (consulte o item 40 para saber como obter certificações gratuitas de marketing, com o link para o certificado (coloque no dropbox), para aumentar sua credibilidade).

56. Sabe aquele trabalho da faculdade que ficou S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L ? Esse é o momento de deixá-lo exposto, e até mesmo aquele trabalho que você desenvolveu em outras empresas(sempre mencionando os outros membros). Isso mostrá quão habilidoso você é.

57. Do you speak english? ¿Hablas español? 你会说中文吗?(ni hui shuo zhongwen ma?) Adicione os idiomas que você fala, de preferência acima do intermediário.

58. Recebeu algum prêmio? Uma menção honrosa da faculdade? Conquistou o Terceiro lugar daquele Hackathon maravilhoso, deixe-o em destaque no seu perfil.

 

Expanda suas oportunidades para fora do Linkedin

 

59. Deixe sua URL amigável(SEO Friendly). Minha url era: www.linkedin.com/in/william3424, convenhamos que https://www.linkedin.com/in/williammfonseca fica muito melhor.

Como mudar a url do seu perfil?

Cada usuário pode ter apenas uma URL personalizada de perfil público por vez.

Para alterar a URL do seu perfil público:

  1. Clique no ícone  Eu na parte superior da página inicial do LinkedIn.
  2. Clique em Visualizar perfil.
  3. Na sua página de perfil, clique em  Editar seu perfil público à direita.
    • A mensagem Atualizar suas configurações de perfil público será exibida se você não tiver um perfil público. Saiba como ativar seu perfil público.
  4. Na seção Editar a URL do seu perfil público à direita, clique no ícone  Editar ao lado da URL do seu perfil público.
    • Ela será um endereço semelhante a www.linkedin.com/in/seunome.
  5. Modifique o final da URL personalizada na caixa de texto.
  6. Clique em Salvar.

 

60. O segredo aqui é ASSINATURA! Escreve para um blog? Tem assinatura de email? Tem perfil profissional em outra rede? Adicione o link do seu perfil do linkedin nas suas assinaturas, isso facilita para quando alguém quiser entrar em contato com você.

61. Convide pessoas de blogs e fóruns a conhecerem o seu artigo.

62. Crie uma assinatura personalizada com os seus contatos e certificados.

63. Mantenha as suas informações atualizadas.

64. Deixe pública as informações mais importantes do seu perfil.

 

Aprenda a utilizar o poder dos grupos

 

65. Siga empresas que tenham alguma influência para você e o seu mercado (participar de grupos de assuntos específicos e ser ativo neles) também é importante.

66. Envie uma mensagem para os membros ativos e adicione aqueles mais relevantes para o seu setor.

 

Explore as features

 

67. Lembra da dica 57?. Agora é o momento de criar uma versão do seu currículo em cada um dos idiomas.

68. Desenvolva um relacionamento com contatos estratégicos, isso pode lhe gerar futuros depoimentos.

69. Escreva artigos relevantes para os seus contatos no Linkedin Pulse.

70. O campo “Interesses de carreira” serve para que os recrutadores possam encontrá-lo(a).

 

Construa a melhor rede possível

 

71. “Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”.

Frase antiga mas refletem bem o pensamento de que: se relacione e siga as pessoas certas. Pessoas que realmente compartilhem conteúdos relevantes.

71. Adicionou um contato estratégico? Dê uma olhada no perfil para que você tenha assuntos que possam gerar empatia.

72. Seu perfil é parecido com um site e ele também possui um DA/PA e você pode utilizá-lo para criar backlinks(nofollow) para o seu site.

73. Utilize a ferramenta checkmoz para ver quantos links estão direcionando para o seu perfil e qual a autoridade dele.

74. Crie conteúdo que realmente ajude as pessoas. Evite “estórias” que nada acrescentam ou compartilhar posts antigos com mensagens “batidas”. Linkedin não é Facebook.

Perfil Campeão no Linkedin

Se você ainda tem dúvidas sobre “Como aumentar o engajamento no linkedin?” ou “Como melhorar perfil no linkedin?”, este infográfico explica como obter um “Perfil Campeão” no linkedin. Confira!

Infográfico | Como criar um perfil campeão

Espero que após todas essas dicas, você consiga construir um perfil atrativo no linkedin, utilizando palavras-chave, imagens otimizadas.

Com certeza seu perfil no linkedin ficará mais atrativo e profissional.

 

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

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