Quanto investir no marketing para e-commerce?

Quanto investir no marketing para e-commerce?

Em 2020 observamos um crescimento fora do esperado no e-commerce. Não apenas em questão de faturamento, mas também na abertura de novas lojas virtuais. Não para menos, com o decreto do fechamento das lojas físicas a fim de contar a pandemia, muitos lojistas se viram obrigados a investir em lojas virtuais para continuarem as vendas. 

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico registrou recordes em números de lojas abertas no período de Abril de 2020. Com mais de 10mil novas lojas circulando online, e novos empreendedores, é preciso reforçar o investimento em marketing para que o seu negócio tenha algum destaque e chegue aos consumidores. 

O investimento em marketing é um dos pilares da abertura e planejamento do e-commerce que ajuda a loja a ser bem estruturada e continuar crescendo. 

Porém, qual o investimento ideal no e-commerce? É preciso um investimento grande para ter resultados significativos? Saiba como e onde investir no e-commerce com as dicas a seguir.

Marketing Digital, um dos pilares do e-commerce

Diferente das lojas físicas que muito do movimento, principalmente no começo, vai depender do ponto em que a loja foi construída, o e-commerce está inserido na imensidão da internet e compete com lojas não apenas do bairro, mas do país inteiro, se não do estrangeiro. 

O marketing digital está aí para divulgar a loja e deixa-la conhecida no meio online. É através de campanhas e investimentos em marketing que o e-commerce alcança potenciais compradores e fica conhecido no meio. 

O marketing é o que irá ajudar seu negócio a ser conhecido no ambiente digital, irá determinar quando e como investir em campanhas e para qual público, bem como pode ajudar a movimentar o estoque parado de produtos. 

Por isso necessita de grande planejamento e constante observação para entender os resultados e melhorar as metas do e-commerce. 

E isso independe do investimento que será colocado, pois varia de acordo com diversos fatores. 

Qual investimento ideal em marketing? 

Então, qual o investimento ideal para o negócio online? 

Investimentos grandes não simbolizam grandes resultados. Da mesma maneira que não se pode esperar retornos absurdos com investimentos mínimos. 

Não há uma fórmula mágica que seja: investimento ideal = sucesso da loja. 

Certamente se houvesse a vida do empreendedor digital seria muito mais fácil e todos gostariam de ser um. 

Porém, existem projetos de diversos tamanhos e empreendedores com diversos orçamentos. Na consultoria da Doutor E-commerce, um cálculo básico que usamos para entender a relação retorno e investimento, é que o investimento em marketing hoje será igual ao retorno dali 12 meses. 

Pode ser que este retorno venha mais cedo ou mais tarde, de acordo com a quantidade de trabalho investida. 

Porém, quanto mais investe-se em marketing, da maneira correta, claro, mais pode-se esperar um resultado mais significativo. 

Contudo, para lojas com orçamento limitado, é recomendado que boa parte do orçamento seja direcionado ao marketing, especialmente se a loja é nova. Independente se o negócio já existe no físico, a loja sendo nova no ambiente digital, é necessário um investimento maior para tornar a marca conhecida. 

Afinal, ela não existia no digital até então. 

Como investir em marketing? 

O marketing digital vai ajudar sua marca e loja a ser conhecida dentro dos buscadores e para os consumidores. Mesmo que sua marca exista no ambiente físico, o trabalho é o mesmo de como se a marca tivesse nascido hoje. Afinal, o ambiente digital é mais concorrido e um mercado diferente do físico. 

Alguns canais importantes de investimento em marketing que seu e-commerce pode fazer:

  • Google Ads

O Google é o principal buscador utilizado pelo brasileiro. E ter o seu negócio nas primeiras páginas do Google simboliza sucesso e um trabalho bem feito, visto que a porcentagem de pessoas que acessam as demais páginas vai diminuindo. 

Investir não só no ads para o seu negócio aparecer em primeira mão, mas também em ferramentas como Google Shopping para anunciar os produtos pode conquistar potenciais compradores no primeiro momento. 

  • Redes sociais

As redes sociais são indispensáveis para quem vende na internet. Não ter um perfil nas redes sociais pode até mesmo causar estranhamento e levantar suspeitas sobre a loja. 

De acordo com o perfil do seu consumidor, invista em instagram e facebook ads para facilitar o contato com o consumidor. 

  • Influenciadores

O trabalho com influenciadores está em alta hoje em dia, pois são pessoas que falam para milhares de outras e com certa confiabilidade para indicação de produtos. 

Ramos como moda e acessórios, tecnologia e diversos outros podem se beneficiar de marketing com influenciadores para que a marca seja melhor conhecida. 

Cuidado com a identificação do seu público com o influenciador, não adianta ser uma marca de produtos veganos e fechar parceria com a personalidade que não é. O público pode ser grande, porém a adesão com a sua campanha será fraca. 

  • Produção de conteúdo 

A produção de conteúdo além de ser relevante para o Google encontrar seu site, ajuda na hora de vender e fazer com que o consumidor decida comprar o produto. 

Dicas de uso, funcionalidades e diferenciais são essenciais para a produção de conteúdo no seu ambiente virtual. 

Não há um valor que seja o ideal para qualquer negócio, quando falamos em investimento em marketing. O que podemos estipular é que boa parte do seu investimento inicial, no empreendimento digital, precisa ser direcionado ao marketing. Isso pois é preciso configurar confiança e autoridade à sua marca. 

Conclusão

O investimento ideal em marketing é aquele que cabe dentro do bolso do empreendedor. Da mesma forma que não se pode esperar retornos incríveis com investimentos mínimos, a conta não fecha. 

Não deixe de separar porcentagem do seu orçamento inicial do seu negócio digital para investir em marketing e na equipe que irá liderar esse aspecto do seu negócio. 

Estude os melhores meios de investimento para o seu e-commerce, entenda onde está seu público e faça campanhas certeiras. Pois tudo trata-se de oferecer o produto certo, na hora certa para o consumidor certo. Conteúdo produzido por Carolina Kiuchi da Doutor E-commerce.

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro