Marketing nas redes sociais!

Marketing nas redes sociais: O que você precisa saber!

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Antes de falarmos sobre marketing nas redes sociais, vamos falar brevemente sobre o conceito de marketing. Para você o que é marketing? Que tal vermos o papa do marketing falando o que é marketing no ponto de vista dele:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.” – Philip Kotler

Um pouco complexo não? Vamos simplificar, marketing tem como objetivo principal fazer com que os consumidores enxerguem valor em produtos, serviços e suas marcas e comprem delas.

Com a popularização da internet promover um produto ou uma marca ficou mais fácil e mais complexo ao mesmo tempo. Explicamos o porquê a seguir.

Marketing nas redes: promovendo minha marca

Promover uma marca nas redes sociais é algo que qualquer pessoa pode fazer hoje. Porém, muitos profissionais fazem da forma errada, separamos uma parte do texto para falar do erro comum, e mostrar como corrigir ele.

O mais importante é saber o contexto que cada rede social tem e o como ela pode contribuir para a promoção do seu negócio.

É importante saber também que não existe só o marketing nas redes sociais, temos também o SEM, que pode complementar a sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Estratégias de SEM (Search Engine Marketing)

Estratégias de SEM (Search Engine Marketing) ou melhor, Marketing nos Mecanismos de Busca, são as ações de SEO (Search Engine Optimization) que tem como objetivo fazer com seu site apareça em melhores posições quando os consumidores pesquisem por algo que você venda. E também as ações de compra de palavras chaves na ferramenta Google Ads.

É importante sempre diversificar as suas estratégias para que você não fique refém sempre de uma única opção.

Como fazer marketing nas redes sociais

Diversos empreendedores têm dúvidas sobre como fazer marketing nas redes sociais e cometem equívocos. É importante frisar que a estratégia que funciona para uma empresa por exemplo, não funciona para todas.

Cada empresa deve encontrar o seu jeito de fazer de acordo com o seu público alvo. O que funciona para uma lavanderia certamente não vai funcionar para uma padaria.

Por exemplo, vídeos são uma boa pedida dentro das redes sociais, tendo em vista que as mesmas querem que os usuários permaneçam ali. O que faz muito sentido, devido quanto mais tempo você passa nela mais anúncios você pode visualizar, o que faz a rede ganhar mais dinheiro.

Imagens ainda funcionam muito bem, principalmente se você trabalha com lojas de roupas, ou móveis por exemplo, onde o apelo visual é importante.

Entendendo o contexto das redes sociais

Entendendo o contexto das redes sociais

Antes de querer sair anunciando desenfreadamente nas redes sociais, você precisa fixar algo em sua mente. Marketing nas redes sociais é completamente diferente de marketing nos mecanismos de busca.

Vamos ao primeiro ponto. Você entra no Facebook ou Instagram para comprar um produto/serviço ou para se relacionar com seus amigos? Exato, você entra para se relacionar, se você quisesse comprar algo você iria para o Google correto? Correto!

As redes sociais, servem para você se relacionar com a sua audiência. Você precisa criar valor para a sua audiência, mostrar que você realmente está preocupado em resolver os problemas dela para depois querer lhe vender algo!

Marketing nas redes sociais: erro comum

O erro mais comum de quem deseja fazer marketing nas redes sociais é ser o panfleteiro digital. Sabe aquela empresa que fica o dia inteiro postando sobre o produto dela? Não seja como ela.

Haverá momentos que você falará sobre o seu produto/serviço? Sim, COM CERTEZA!

Mas não faça disso sua estratégia principal de marketing nas redes sociais. O ideal é você mesclar, conteúdo e oferta. Não ficar apenas em oferta, oferta, oferta.

Pense o seguinte, como você pode ajudar a sua audiência e ao mesmo tempo gerar valor para sua empresa?

Além disso, a maioria das empresas não fazem seu planejamento de marketing digital. Elas apenas postam por postar, acreditando que estão executando uma boa estratégia de marketing nas redes sociais.

Então, primeiro reveja o que você vem fazendo nas redes sociais. Após isso, sente e anote quais são os resultados que você quer ter nas redes sociais, mais vendas? Leads? Alcance? Defina seu objetivo e parta para a criação do planejamento estratégico de marketing digital.

Conteúdo como estratégia de marketing em redes sociais

Conteúdo como estratégia de marketing em redes sociais

Você com certeza já ouviu falar sobre marketing de conteúdo. E se você acha que se aplica somente a posts blogs você está enganado!

O marketing de conteúdo pode ser utilizado nas redes sociais também. Em diferentes tipos de formatos e plataformas.

O conteúdo pode ser um vídeo onde você dá dicas valiosas para o seu cliente ou um simples stories falando sobre algum assunto que sua audiência tenha interesse.

Falar o que sua audiência quer ouvir é muito importante. Mais importante ainda, é não falar o que você quer ouvir! Muitas vezes deixamos opiniões e gosto particulares nos guiar pela criação de conteúdo e isso é uma falha.

Uma sugestão que podemos dar para facilitar suas estratégias de marketing nas redes sociais é utilizar ferramentas como Answer the Public e Google Trends.

Answer the Public Marketing nas redes sociais

Na imagem você pode visualizar uma pesquisa dentro da Answer The Public a respeito de marketing nas redes sociais. Você encontra dezenas de questões, comparações, preposições e mais.

Isso pode ser extremamente poderoso para gerar insights para o seu negócio. Não importa qual o seu ramo de atuação, as pessoas possuem dúvidas e objeções.

Faça o teste agora mesmo e colha insights de ideias de conteúdos para suas redes sociais. Não só para as redes como para o blog também, você poderá promover o mesmo nas suas redes.

Conclusão

Utilizar as redes sociais para promover o seu negócio e se relacionar com sua audiência é uma das formas mais poderosas de marketing hoje em dia.

Se você entender o conceito de como cada rede social pode ajudar a sua empresa e utilizar as nossas dicas para criar bons conteúdos para a sua audiência, você terá um futuro promissor em suas redes.

Agora é com você, conte para nós como você tem utilizado as redes sociais a favor do seu negócio, ou se você ainda tem dúvidas a respeito. Deixe um comentário logo abaixo ?

Marcos Roberto

Marcos Roberto

CMO na Etraction, e sempre em busca der ser um profissional melhor. Meu mantra para dias ruins: O que impede a ação favorece a ação. O que fica no caminho torna-se o caminho. - Marco Aurélio

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