Qual a diferença entre fanpage e perfil no Facebook? Qual é o melhor para você e sua empresa?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

O marketing digital veio com força total e possibilita que empresas de todos os tamanhos possam competir de igual para igual para atrair a atenção dos consumidores. As ferramentas disponíveis são muitas e o melhor, com excelentes opções gratuitas.

Entre as formas mais utilizadas para estreitar laços e divulgar a marca para os clientes está o Facebook, a maior rede social online do mundo e que não para de crescer. Mas na hora de entrar neste universo, surgem algumas dúvidas. Afinal, é melhor criar uma fanpage ou abrir um perfil?

Perfil

Os perfis do Facebook foram criados para o uso pessoal, portanto é a melhor opção para você. Principalmente se é um profissional autônomo, freelancer ou consultor. Para criar um perfil pessoal não é preciso pagar nada, basta acessar o site, preencher as informações na home page e clicar em abrir uma conta.

perfil-marketingcomcafe
Perfil do Facebook – Mateus Barboza

Você poderá colocar fotos, criar álbuns, compartilhar vídeos e mensagens de outros perfis e páginas. Pode curtir o perfil de outras pessoas, enviar mensagens e muito mais. Pode também adicionar até 5 mil amigos. Mas não é a opção ideal para empresas.

Aliás, se você ler as regras do Facebook verá que para eles, é proibido que marcas e empresas criem perfis. Eles foram pensados para as pessoas. Para as empresas, o ideal é criar uma fanpage, que só pode ser feita depois de ter um perfil pessoal.

FanPages

As fanpages são diferentes dos perfis. Nelas, você não pode adicionar amigos e deve esperar que os perfis pessoais curtam sua página para receber as atualizações. Mas neles também poderá compartilhar o conteúdo que desejar, inclusive em formato de anúncios pagos para impulsionar melhor o seu comercio ou serviço.

fanpage-marketingcomcafe
Fanpage do Facebook – Marketing com Café

Para criar um fanpage, você não paga nada. Basta criar uma e pronto. Uma das vantagens é que diferente do perfil individual, pode ter milhares de seguidores, sem limites. Além disso, podem ser totalmente personalizadas, editando abas, incluindo enquetes, fóruns e informações sobre produtos. Uma fanpage também possibilita a criação de eventos, o uso de aplicativos desenvolvidos pela própria empresa criando abas para download de conteúdo, o que não pode ser feito com os perfis individuais.

Em uma fanpage ainda é possível inserir um call – to – action direto na página e receber relatórios a respeito de seus fãs, como por exemplo, gênero, localização, idioma e até a repercussão da página e de suas postagens.

Agora que você já sabe qual é a melhor opção para você e sua empresa, que tal abrir uma conta no Facebook?

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro