7 Dicas de Marketing para empresa de locação de equipamentos

7 Dicas de Marketing para empresa de locação de equipamentos

O mercado de locação de equipamentos vem apresentando perspectivas otimistas no que se refere ao   crescimento do setor. E se você deseja aproveitar essas estimativas para elevar o alcance da sua marca e ampliar suas vendas, é importante colocar em prática algumas dicas de marketing para empresa que atua nesse segmento de mercado.

Isso mesmo! De acordo com a matéria publicada pela Apelmat, nos próximos dois anos a expectativa de crescimento do segmento de locação de equipamentos é de 20%.

E esse crescimento se deve porque está havendo uma retomada de confiança em setores como o da Construção Civil, que é um dos que mais move o mercado de locação.

Sendo assim, para não perder a chance de lucrar com essa retomada, uma das dicas de marketing que pode utilizar para fortalecer sua empresa de locação no mercado é:

1 – Tenha um plano de marketing

Fazer marketing não é um exercício de “atirar para todos os lados” e esperar que as suas ações gerem algum resultado. Se você realmente quer lucrar com estratégias do gênero, precisa de um planejamento.

Nesse planejamento, você deve inserir algumas informações essenciais, tais como:

  • Situação do mercado;
  • Objetivos que a empresa deseja alcançar;
  • Canais que serão usados;
  • Dores do público;
  • Orçamento disponível.

Com base nessas informações é que você conseguirá estabelecer um bom planejamento para a sua empresa.

2 – Produção de conteúdo é uma das dicas de marketing para empresa que precisa considerar sempre

Apostar na produção de conteúdo é uma das dicas de marketing que pode ter muito peso nos resultados da sua empresa de locação de equipamentos.

Os seus clientes provavelmente necessitam do serviço que você oferece. Mas, talvez eles não tenham o conhecimento necessário para tomar a decisão de locar maquinários.

E é nessa hora que uma boa produção de conteúdo entra em ação! Por meio dela você pode esclarecer essas dúvidas que os clientes têm, e ainda mostrar como a sua empresa pode ser a melhor solução para as necessidades deles.

Mas lembre-se que a produção de conteúdo também envolve um bom planejamento antes da produção. Afinal de contas, você precisa saber o que os seus consumidores buscam para só então produzir materiais que atendam essas demandas.

3 – Venda benefícios e não produtos

Esse conceito pode parecer meio estranho à primeira vista. Mas acredite, ele pode aumentar e muito as suas vendas.

Veja bem, quando uma pessoa vai comprar algo, pode ser qualquer coisa, provavelmente ela não quer saber muito dos detalhes técnicos, mas no que o produto pode fazer.

Por exemplo, se você compra um smartphone, quer saber se ele pode tirar fotos em alta qualidade, se é possível usar dois chips entre outras coisas. Ou seja, o foco é totalmente nos benefícios que o aparelho pode te trazer.

No marketing para locação de equipamentos essa regra também é válida. O cliente pode até ter curiosidade sobre as especificações técnicas de cada maquinário, mas o foco mesmo é saber se ele pode atender as demandas.

Por isso, uma das dicas de marketing para empresa de locação de equipamentos é focar tanto a produção de conteúdo como as campanhas/anúncios em mostrar os benefícios de um determinado modelo. Você verá que isso fará toda a diferença!

4 – Saiba exatamente quanto você vai gastar

Um dos maiores erros que qualquer empreendedor pode cometer é não ter um orçamento para os gastos com marketing. Isso abre margem para decisões erradas, e, claro, para prejuízos! E com certeza você não deseja isso.

Assim como outros departamentos da sua empresa possuem um teto de gastos, o de marketing também precisa de um valor fixado. Isso ajudará e muito na hora do planejamento.

Inclusive, o ideal é indicar como o orçamento será gasto. Quanto você deseja gastar com a produção de conteúdo? E com Google Adwords? Você vai investir em redes sociais, mas quanto?

Coloque tudo isso na ponta do lápis para evitar que no final das contas seus gastos saiam do controle.

5 – Fique de olho nos seus dados

Ao produzir conteúdos e fazer campanhas para divulgar o seu negócio de locação de equipamentos, também é importante ficar de olho nas métricas. São elas que vão indicar o quão eficazes suas estratégias estão sendo.

Desde o alcance, até a taxa de conversão, esses indicadores vão mostrar de forma detalhada os resultados de suas ações. Use todas essas informações para aperfeiçoar cada vez mais as suas abordagens.

Tenha em mente que o marketing digital, independentemente do nicho onde ele é aplicado, envolve o monitoramento e aperfeiçoamento constante de suas estratégias.

Por isso, tão importante quanto anunciar, é avaliar os resultados. Isso implicará diretamente na gestão financeira de uma empresa de aluguel de equipamentos que pretende investir em Marketing de forma pesada.

6 – Sempre verifique o retorno obtido com a estratégia

Assim como você precisa estabelecer um orçamento claro para suas estratégias de marketing, é necessário mensurar o retorno delas. Assim, você terá uma visão clara do que está sendo lucrativo ou não.

Mas, saiba que nem sempre o retorno de uma estratégia pode ser financeiro, apesar deste ser um dos mais procurados por empreendedores.

Muitas vezes suas ações podem melhorar a identidade da marca no mercado, o nível de engajamento dos consumidores, ou até mesmo a fidelização de clientes.

Por conta disso, saiba que tipo de retorno você deseja e deve mensurar. Se você quer melhorar o relacionamento através das redes sociais, por exemplo, você deve avaliar o crescimento de seguidores e de engajamento.

Agora, se o seu objetivo é aumentar o número de vendas, você precisará avaliar a taxa de conversão das suas estratégias de marketing. Então tome cuidado na hora de avaliar o retorno para saber exatamente o que deve ser considerado. Um bom Software de Gestão de gestão pode auxiliar neste serviço.

7 – Não sabe o que fazer e como fazer? Então procure quem saiba!

Nem sempre os empreendedores possuem conhecimento suficiente para colocar as dicas acima em prática. Isso porque o marketing digital pode ser bem complexo, dependendo do segmento onde ele é aplicado.

Por isso, uma das dicas de marketing para empresa de locação de equipamentos é, quando você não souber o que fazer, procure quem saiba! Atualmente existem milhares de agências e empresas do ramo que podem te dar todo o suporte necessário.

Tenha em mente que para conseguir os resultados desejados é necessário investir de forma assertiva no marketing digital. Logo, se você não tem esse conhecimento, nem uma equipe de marketing para isso, o melhor é terceirizar essa tarefa.

Conclusão

Colocando as dicas acima em prática, com certeza a sua empresa de locação de equipamentos saberá como aproveitar o crescimento no setor e ganhará mais destaque no mercado, gerando um aumento exponencial nas vendas.

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Breno Andrade

Breno Andrade

Blogueiro por vocação. Especialista em SEO, apaixonado por tecnologia e analista de Marketing do Bomsaldo, um Sistema ERP Online para pequenas empresas.

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