Como fazer um bom planejamento de marketing digital?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Não restam dúvidas: a internet há tempos deixou de ser uma previsão e hoje ela já é uma realidade. A internet cada vez mais está presente no cotidiano das pessoas, inclusive no marketing. Por isso, desprezar o marketing digital é um enorme engano, seja para as pequenas, as médias ou até mesmo as grandes empresas.

No entanto, também é um erro acreditar que o marketing digital deve ser efetuado de qualquer maneira. O ideal é concebê-lo com um planejamento, focando no público-alvo, nas possibilidades interativas das redes sociais, no alcance desejado e mais uma série de pontos e variáveis que devem ser levados em consideração.

Mas afinal, o que é marketing digital?

O marketing, de uma maneira geral, é um termo que há anos faz parte do vocabulário das corporações e dos negócios. Trata-se de um instrumento muito relevante para guiar os empreendedores em seus mais variados ramos de mercado. Além disso, o marketing demonstra ser maleável e consegue se adaptar aos avanços proporcionados pelo mercado e pela tecnologia. O marketing digital, voltado para o meio online, é a prova disso.

Planejamento é a base

O marketing digital, também chamado por alguns de marketing online, não se difere muito do marketing tradicional no que tange aspectos de planejamento. No marketing digital, há sim a necessidade de um plano com metas e estratégias bem definidas antes da execução propriamente dita.

Um bom planejamento de marketing digital inicia com um objetivo. É necessário ter objetivos mensuráveis, tangíveis e que possam ser atingidos.

Além dos objetivos, um bom planejamento deve analisar o cenário, ou seja, ter em mente a realidade da atual economia, compreender as ações dos concorrentes, entre outras análises.

O planejamento de marketing digital também deve conter em sua escala o público-alvo do seu negócio. Entender como o público-alvo do seu negócio atua e se comporta no mundo online é, sem dúvida, um dos grandes alicerces do bom planejamento.

Realizada a parte inicial do planejamento, é necessário entrar na parte da ação. Nessa fase, atualmente os empreendedores contam com várias ferramentas que auxiliam na realização do marketing digital.

Após o planejamento, será possível ver quais os canais serão mais adequados para a sua ação. Nesse caso poderão ser redes socais como Facebook e Twitter, bem como blogs, vídeos e outros meios multimídia que a web hoje em dia proporciona.

Com um bom planejamento de marketing digital, os objetivos (a médio ou longo prazo) serão devidamente alcançados.

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro