Ainda há muita confusão para entender qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Aliás, você saberia explicar às características de cada estratégia?
Se a resposta foi não, eu irei ajudá-lo(a). Primeiro é preciso entender que Marketing de Conteúdo é uma das inúmeras estratégias que compõem o Inbound Marketing, mas é a fundamental para a sua existência.
E para que você consiga elaborar a estratégia correta para atrair mais clientes para a sua empresa, é preciso dominar alguns conceitos, que irão contribuir para o sucesso desta ação.
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é a técnica utilizada para atrair os clientes para o seu blog. Ao invés de divulgar a sua loja virtual em diversas mídias para chamar a atenção dos usuários, você irá criar conteúdos que irão ajudar os seus futuros clientes e os que já estão na sua base.
A estratégia de Inbound Marketing, possui uma metodologia, o que o torna escalável e ideal para atrair novos clientes para sua empresa. Existem 5 etapas, que facilitam a aplicação da técnica, que são:
Atração
Nesta etapa, todo o conteúdo é planejado para atrair os usuários de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de investir em anúncios.
Conversão
Seu time deve definir o que é a conversão. Seja o preenchimento de um formulário, o download de um ebook ou a participação em um webinar. O objetivo é coletar os dados dos usuários, para estabelecer um relacionamento e convertê-los em Leads.
Relacionamento
Quando o Lead entra no seu funil de vendas, é preciso conduzi-los até o fundo, para que que a empresa conclua a venda. Por isso é importante criar artigos que esclareçam dúvidas, e eduquem o cliente em relação ao seu produto ou serviço.
É preciso prepará-lo para a venda, e no momento certo, oferecer o produto. O momento ideal, é quando ele tiver esclarecido todas às dúvidas e não tiver mais objeções.
Vender
Chegou o grande momento, alinhar a necessidade do cliente com o que é ofertado pela empresa. É importante que o seu time de vendas e de marketing, estejam alinhados, assim os Leads receberam às informações corretas, e às chances de conversão aumentam.
Análise
É importante que você defina os KPIs de cada etapa, assim você poderá identificar em que momento está ocorrendo falhas no processo de Inbound.
Adotando estas 5 etapas, seu time conseguirá identificar as falhas rapidamente, e implementar soluções para corrigi-las.
O que é Marketing de Conteúdo?
Imagine que você quer divulgar as suas habilidades na cozinha para pessoas do mundo todo. Então você cria um site, monta um blog e começa a divulgar às suas receitas.
Existem várias opções disponíveis no mercado para se ter uma presença online completa, uma das mais populares é a plataforma para criar sites do Wix.com, que permite a criação de sites, blogs, logos, loja virtual
Este ato de informar para atrair clientes para o seu site, nada mais é que uma estratégia de marketing de conteúdo. Seja através de vídeos, posts ou até mesmo podcasts.
De forma geral, Marketing de Conteúdo é “O que você faz” e o Inbound Marketing seria “Como você faz”.
Como construir uma persona?
Diferente do público-alvo que é uma representação genérica dos seus futuros clientes, a persona é uma representação fictícia do cliente ideal.
Muitos sites abordam a construção de personas, onde você pode definir o nome, hábitos de consumo, dores, desejos, etc. Está uma uma técnica amplamente difundida no Design Thinking.
Uma técnica desenvolvida pelo psicanalista Jung, foi aplicada ao marketing, para ajudar às empresas e personificaram as marcas.
Para quem deseja se aprofundar neste assunto, recomendo a leitura do “Qual o arquétipo ideal para o seu negócio?”, do Viver de Blog.
Funil de Vendas
Antes de criar um blog , é preciso pensar na sua estratégia de Inbound Marketing.
O Funil de Vendas serve para entender em qual situação está o usuário, assim você poderá conduzi-lo até o fundo.
O Funil é dividido em 3 fases, e para cada uma delas, você deve planejar um tipo específico de conteúdo.
TOPO
Este é o momento em que o usuário está descobrindo que tem um problema. Através o auxílio de técnicas de SEO, você irá criar um conteúdo que ajude os usuários mais inexperientes.
MEIO
No Meio do Funil, o usuário já sabe qual é o problema mas não sabe como resolvê-lo.
Aqui você precisa ajudá-lo a amadurecer, através de planilhas, ebooks ou qualquer material que o ajude a adquirir mais conhecimento sobre o assunto.
Fundo
Quando o Lead chega ao Fundo do Funil, é porque ele já está pronto para ser abordado por um vendedor e que certamente irá concluir a venda.
Vale utilizar artigos que atendam dores específicas e você tem total abertura para falar de como sua empresa oferece esta solução.
A importância da experiência do usuário
É preciso estudar e buscar compreender como se comportam os seus clientes no ambiente online.
Não basta apenas criar uma marca, é preciso avaliar o significado das cores, entender os símbolos e o que eles representam para o seu público.
É importante que você registre sua marca no INPI e verifique no site de domínios, se o nome que você deseja está disponível.
Quando falamos de sites, é preciso conhecer sobre UX Design e UX Writing. Através destas técnicas, é possível entender qual o melhor layout para o seu site, e como escrever de uma forma que ajude os usuários.
Inbound Marketing: Mire no lugar certo
Se você chegou até aqui, provavelmente já compreendeu a importância de planejar cada etapa do seu conteúdo.
A forma como você o entrega, o layout do site, as cores, os temas, tudo deve ter um objetivo.
Nada deve ser pautado apenas no seu gosto pessoal, afinal, não é você quem irá comprar da sua empresa, correto?
“Sem planejamento, seu blog é apenas um aglomerado de artigos”
Cada etapa deste artigo foi pensada para ajudá-lo(a) a compreender a importância do tema. Os parágrafos curtos, os links para sites de autoridade e as imagens para exemplificar temas abstratos.
Espero que este artigo contribua para o seu planejamento e que você aumente as vendas da sua empresa. Caso tenha alguma dúvida, deixe suas dúvidas nos comentários que irei ajudá-lo(a).