O significado das cores e sua importância no material impresso

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 Ao elaborar o planejamento é fundamental levar em conta que, com tantos produtos disputando o dinheiro e atenção do consumidor, o uso eficaz das cores é uma maneira de captar sua atenção.

Existem diversos detalhes que envolvem o desenvolvimento do material impresso de uma empresa: a tipologia, imagens que causam impacto, escolha do papel, formato, criação do conteúdo e layout e, não menos importante a escolha da cor perfeita.

A cor atinge as emoções de cada pessoa e é extremamente necessário para a imagem de sua empresa, contribuindo inclusive para o processo de venda.

Nós, seres humanos, somos extremamente visuais. Isso pode ser observado claramente nas plataformas online (onde você precisa chamar a atenção de seu público constantemente devido a quantidade de informações disponíveis) e na offline também. É inteligente por parte das empresas constatarem que é preciso pesquisar e utilizar as cores ideais para a mensagem que deseja transmitir.

A Cor Ideal

Como saber então qual a cor ideal para ilustrar aquilo que quero transmitir e fisgar meu público?

Em uma recente pesquisa realizada pela KISSMetrics, foi concluído que existem fatores que influenciam como e o que os consumidores compram e um deles é a escolha da cor. Ao lançar um produto, por exemplo, é crucial considerar que os consumidores dão mais importância ao visual e a cor do produto do que outros fatores. Se sua empresa encontra-se neste cenário, use e abuse dessas cores para ilustrar sua embalagem e todo o material impresso. Se existem mais de uma cor neste produto, trabalhe com uma delas para evidenciar seus benefícios e as outras para mostrar suas principais características em suas campanhas promocionais/institucionais. Brinque com esta informação que mexe com as emoções e empatia de todos.

Saiba, em números, a importância das cores para sua empresa:

  • 84,7% dos consumidores acham que as cores são mais importantes do que muitos outros fatores ao escolher um produto;
  • 93% observam o aspecto visual para comprar;
  • 80% dos consumidores acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca;
  • Anúncios em cores são vistos 42% mais frequentemente que os mesmos anúncios em preto e branco.
  • As cores desempenham um papel importante na nossa percepção visual, uma vez que influencia nossas reações sobre o mundo que nos rodeia.


Mas qual cor utilizar?

Vermelho: senso de urgência, energia, vitalidade. A mais quente e dinâmica cor que ativa, apaixona e emociona. Incentiva as ações e a confiança.

Utilização: usado em restaurantes para estimular o apetite; frequentemente utilizada em liquidações; usado para atrair consumidores compulsivos.

Amarelo: passa otimismo, juventude, calor. A mais brilhante e energizante das cores quentes, deixa as pessoas mais felizes, acolhe e as tornam mais falantes.

Utilização: prende a atenção nas vitrines das lojas; boa cor para detalhes importantes; lembra cuidado/cautela.

Azul: segurança, credibilidade, confiança. Aumenta a criatividade, contemplação e espiritualidade.

Utilização: preferência de negócios corporativos, pois é uma cor produtiva e não invasiva; diminui o apetite e estimula a produtividade; associado à paz.

Laranja: ousado, sugere tomada de decisão rápida e imediata. É uma cor vibrante, cheia de energia. Reflete calor, excitação, alegria e entusiasmo.

Utilização: bom para chamar a atenção; instiga a compra no momento; preferida por consumidores impulsivos; ótima cor para marcas alegres e amigáveis.

Verde: bem-estar, saúde. Representa estabilidade, crescimento e possibilidade. Símbolo da fertilidade, possui efeito calmante e alivia o estresse.

Utilização: associado à saúde, dinheiro e marcas ricas; usado nas lojas para relaxar os clientes; frequentemente usado para questões ambientais.

Roxo/Preto: luxo, elegância, poder e precisão. Estimula a área do cérebro para resolução de problemas e criatividade.

Utilização: associado com realeza, sabedoria e respeito; frequentemente utilizado para produtos de anti-idade; representa uma marca ou serviço inteligente e imaginativo.

Observações úteis

Atenção na escolha de cores para o seu material impresso uma combinação excessiva dessas cores pode confundir o espectador.

As cores quentes são utilizadas para refletir paixão, felicidade e alegria.

As cores frias são a sensação de calma e profissionalismo.

Por isso é muito importante conhecer os hábitos de consumo e preferência de seu público. Assim, conhecendo-o profundamente, você conseguirá incluir em seus impressos as cores que faltam em sua marca para chamar a devida atenção de seus consumidores.

Tenha todas estas informações em mente ao escolher a paleta de cores para sua marca e também para seu material impresso. Isso ajudará para chamar a atenção de seus clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Fonte: Cardquali

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

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