Qual a diferença entre B2B e B2C?

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O que é B2B? Todo profissional envolvido com vendas precisa aprender de forma detalhada esse termo. Os recém-formados, em particular, são frequentemente confrontados com uma infinidade de novos termos que se tornaram bastante naturais ao longo dos anos. O artigo a seguir, portanto, esclarece a questão: Qual a diferença entre B2B e B2C? As definições serão explicadas, para que não restam mais dúvidas sobre essa questão.

B2B / B2C – O que é B2B e o que é B2C?

As vendas B2B são vendas direto para empresas. Isso significa as relações comerciais entre pelo menos duas empresas. B2C significa business-to-consumer e, portanto, descreve o relacionamento entre uma empresa e uma pessoa privada, geralmente um consumidor ou cliente.

Definição de B2B

As vendas, business to business, são marketing entre empresas. Não importa se se trata de bens ou serviços. A demarcação clara do B2C é importante, porque no B2B uma empresa nunca é o cliente ou consumidor (ou seja, o C).

A definição de B2B é: relacionamento comercial entre duas ou mais empresas. Não é uma nova tendência de negócios. As relações comerciais B2B existem desde a década de 1980 e a forma de negócio foi estabelecida na década de 1990. No passado, o B2B era frequentemente chamado de marketing de indústria, mas esse termo é bastante incomum hoje. Alternativamente, B2B também é chamado de BtoB, ou mais especificamente business-to-business. Quando se fala de B2B em conexão com marketing, os tomadores de decisão na respectiva empresa se referem em particular.

Características especiais, vantagens e desvantagens das vendas B2B

Existem algumas características especiais que devem ser levadas em consideração quando se trata de B2B, acima de tudo, algumas vantagens não desprezíveis. No marketing ou vendas, bens, produtos ou serviços não são negociados para um consumidor final, mas entre empresas. São sempre bens, produtos e serviços que oferecem valor agregado à empresa.

Um exemplo disso seria uma empresa que fabrica impressoras, mas não as vende para usuários finais em uma loja ou pela Internet, mas apenas para empresas que, por sua vez, usam essas impressoras para fins comerciais.

O B2B oferece vantagens de custo para ambas as empresas. O fornecedor economiza tempo e dinheiro porque não precisa operar filiais. O cliente também economiza tempo e dinheiro, uma vez que nenhuma oferta precisa ser obtida para os produtos e um fornecedor confiável foi encontrado. Uma desvantagem das vendas B2B pode ser que o mercado é menor do que o de B2C. Porém, quem já fez sua experiência no setor B2B sabe o potencial que existe no segmento B2B. Os clientes potenciais certamente não estão em falta.

B2B

Os fatores de sucesso das vendas B2B

Uma estratégia bem planejada é importante para as vendas B2B. Além disso, é necessário considerável know-how e conhecimento prévio. Graças à Internet, a entrada no marketing B2B é muito mais fácil, mesmo para iniciantes. A internet facilita a localização de possíveis fornecedores e parceiros. Parceiros também podem ser encontrados desta forma. A Internet também é uma ferramenta útil para a comunicação com parceiros.

O marketing B2B não é adequado para todas as empresas. Para algumas empresas, uma estratégia B2C é mais promissora. Se você estiver interessado em vendas B2B, pode valer a pena entrar em contato com empresas com experiência em B2B nas plataformas adequadas com antecedência.

Mas também é possível em vendas incluir clientes privados, ou seja, os usuários finais reais, no modelo de negócios. Mas essa opção também deve ser cuidadosamente considerada e planejada no conceito corporativo.

Definição de B2C

B2C significa Business-to-Consumer e também pode ser abreviada como B-to-C. Você se refere às relações entre empresas e consumidores. Na área de marketing, entende-se o atendimento direto ao consumidor final por uma empresa.

Características especiais, vantagens e desvantagens do B2C

Em contraste com as vendas B2B, B2C possui um mercado maior e mais variado. O número de clientes possíveis é, portanto, maior. Mas também é possível se especializar e assim chegar a um nicho de vendas. Mas a grande base de clientes também pode ter desvantagens. Portanto, você precisa de um conhecimento preciso do seu grupo-alvo e abordá-lo especificamente.

Os fatores de sucesso do B2C

O B2C oferece um mercado muito maior do que as vendas B2B, mas pode ser mais difícil alcançar clientes em potencial. Portanto, você precisa de uma boa estratégia de publicidade para atingir seu próprio grupo-alvo. Dependendo do grupo-alvo, o marketing deve ser adaptado para realmente alcançá-los. Portanto, uma análise detalhada do mercado deve ser realizada com antecedência. A estratégia certa pode então ser desenvolvida com base nesta análise.

Diferenças significativas entre B2B / B2C

O jargão técnico superior pode ser usado no marketing B2B, uma vez que o assunto é conhecido nas relações comerciais entre empresas. Nas relações comerciais com consumidores finais, o marketing deve estar sempre adaptado ao cliente.

A racionalidade e a lógica são particularmente importantes nas vendas B2B. Nas vendas B2C, por outro lado, os clientes são influenciados pelas emoções.

O suporte abrangente ao cliente costuma ser importante para o marketing B2B. O marketing B2C é baseado na utilidade e no humor.

O conteúdo do marketing deve ser adaptado em conformidade. O conteúdo longo é adequado para B2B, a publicidade B2C deve ser curta e detalhada.

Relações comerciais estreitas são importantes para as relações comerciais B2B. No marketing B2C, os clientes muitas vezes não precisam de mais informações sobre a empresa e não estabelecem um relacionamento.

O tempo necessário também é diferente. O processo B2B consome mais tempo do que o processo B2C. Portanto, o marketing B2B está associado a mais cuidado e atenção.

Mas o relacionamento comercial subsequente na área de B2B também é duradouro e frequentemente se estende por vários meses ou até anos. B2B e B2C, portanto, têm suas próprias características específicas e desafios diferentes, com todas as vantagens e desvantagens.

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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