Coronavírus: serviços que cresce com a quarentena

Coronavírus: serviços que cresce com a quarentena

A quarentena determinada por parte das autoridades de quase todos os países do mundo por causa da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), grande parte das pessoas é obrigada a ficar em casa e utilizar alguns serviços.

Muitas empresas estão perdendo grande parte de seu faturamento ou até mesmo fechando as portas. Entretanto, há negócios que tendem a crescer nesse cenário.

Os serviços de alimentação como restaurantes e lanchonetes, por exemplo, que antes atendiam no local, agora tende a alterar o modelo de negócios para Delivery e os que já estava trabalhando com entregas cresceu mais ainda os pedidos. 

Agora os negócios que não estão na internet tende a migrar para o novo mundo e também e muitos estão criando oportunidades para criar novos negócios que poderão reduzir ou contornar parcialmente os efeitos negativos da crise.

Alguns setores estão se beneficiando e tendem a crescer no cenário de quarentena como Delivery, Streaming e vídeo games. 

 

Netflix e Amazon Prime Video

O serviço de Streaming é um dos que está em crescimento, segundo os dados do portal de estatística Statista, a Netflix é responsável por 15% e enquanto o Prime Vídeo consome 3,7% de todo o tráfego de internet global.

No Brasil também os dois serviço são muito usado e segundo Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a televisão por assinatura perdeu 1,7 bilhões de assinantes em 2020, voltando ao patamar de 2012. E a Netflix e Prime Vídeo são uma das responsáveis pelo crescimento desses serviços de Streaming no Brasil. 

 

Videogames 

O Brasil é o líder de consumo de videogames dentro da América Latina e o 13º no ranking mundial. No cenário de crise do coronavírus, o mercado tende a crescer pelo mesmo motivo do serviço de Streaming. Os pais e os filhos tendem a procurar o lazer nos games para relaxar e distrair em alguns momentos e até mesmo jogar com os amigos conectados cada uma dentro da sua casa. 

As empresas líderes no mercado de games Microsoft e Sony com seus consoles, o Xbox e o Playstation respectivamente, irão apresentar um potencial de crescimento no faturamento não só com a venda de console e compra de games irá também ter uma grande parte na venda de assinaturas de games. 

 

Delivery de alimentos e mercado 

Os principais aplicativos de entrega como James, IFood, Uber Eats e Rappi também irá apresentar uma tendência de aumento das vendas e cadastros de novos restaurantes e entregadores.

Os restaurantes e mercados devem ver o volume de pedidos aumentar e a impossibilidade do cliente ir ao local terá uma grande procura de refeições e produtos frescos e esse aplicativos de entrega irá suprir essa necessidade de sair de casa. Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto de FoodService Brasil (IFB), entre os anos de 2017 e 2018 o Delivery cresceu cerca de 23% e em 2020 esse dados só tende a crescer.

Segundo as empresas viu a sua demanda triplicar nos últimos dias e que o número de pedidos pelo aplicativo teve um aumento de 30% na América Latina.

Esse período de quarentena por motivo do coronavírus (COVID-19) percebemos o quanto é importante tá na internet e também como muitos empresas irá ter a oportunidade de criar novos negócios e segmentos. 

E você já está usando alguns desses serviços? Deixe no comentário! 🙂

Tags

Coronavírus Quarentena Serviços

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.