Plataforma Zoom continua a aproximar pessoas e a alavancar negócios

Plataforma Zoom continua a aproximar pessoas e a alavancar negócios

Para auxiliar quem deseja estudar, trabalhar ou realizar outras atividades, a ferramenta aposta no lançamento de inovações tecnológicas para 2022

Mesmo com a retomada das atividades presenciais, a plataforma Zoom, que possibilitou a sobrevivência de empresas e o trabalho de colaboradores em home office, continua a fazer parte do cotidiano de milhares de pessoas. Sua praticidade ainda rende frutos para o mundo dos negócios.

Auxiliando quem deseja estudar, trabalhar ou realizar outras atividades, a ferramenta aposta no lançamento de inovações tecnológicas para 2022. Além disso, encontros promovidos virtualmente vêm ganhando desdobramentos presenciais.

Com a pandemia, em 2020, a videoconferência ocupou um espaço ainda maior no cotidiano dos negócios. Os números da plataforma internacional Zoom Video Communications exemplificam esse crescimento. Em 2019, a ferramenta contava com 10 milhões de usuários diários; já em 2020, saltou para a marca dos 300 milhões de participantes a cada 24 horas.

Em entrevista à imprensa, Alfredo Sestini, head do Zoom no Brasil, declarou que a plataforma registrou um aumento de 31 vezes no número de participantes com inscrições gratuitas no país e três vezes a quantidade de clientes pagos para instituições com dez ou mais funcionários.

Soluções e ferramentas

De acordo com Sestini, a expectativa de crescimento da empresa para 2022 é de 35%. O Zoom tem lançado novas ferramentas para atingir o objetivo e otimizar a conexão e interação dos usuários.

Soluções como o Zoom Whiteboard, uma tela em branco e compartilhada para reuniões virtuais; o Oculus Team Up, que une o mundo físico ao digital; e os serviços de transcrição e tradução ao vivo, que vão adicionar novos idiomas ao longo deste ano, são alguns exemplos.

Com o retorno das atividades presenciais proporcionado pelo avanço da vacinação, o desafio da plataforma de videoconferência é se manter ativa e mostrar relevância. A ideia passa a ser, portanto, apostar em funções que facilitem o dia a dia, com tendência maior para o trabalho híbrido.

Aposta em eventos

Para adicionar ferramentas de produção de eventos digitais e presenciais ao seu rol de ferramentas, em janeiro de 2022 o Zoom comprou a Liminal, uma startup da Califórnia (EUA). A qualificação dos serviços de transmissão digital de eventos, lançados pela plataforma anteriormente, é o principal objetivo por trás das novidades.

Conforme pronunciamento de Sestini, a empresa deve continuar investindo para atender ao futuro das conexões híbridas. Essa é uma forma, segundo ele, de transformar o percurso das comunicações empresariais e pessoais. Com isso, o Zoom consegue melhorar as formas de conexão e de compartilhamento de ideias para além das barreiras geográficas.

Pensando nesse cenário, a companhia desenvolveu a Zoom Events Conference, ferramenta destinada a levar novas funções aos eventos remotos. O intuito é aproveitar a união entre atividades virtuais e experiências presenciais para aumentar a flexibilidade, a inclusão e a produtividade.

Os recursos da ferramenta incluem espaço para patrocinadores, novas tecnologias de gravação e geração de dados, além de pesquisas e recursos para lobby e networking.

Do Zoom para o mundo dos negócios

A startup de capacitação para mulheres Todas Group, que reúne em sua comunidade mais de 25 mil participantes, foi fundada pelas amigas Tatiana Sadala e Dhafyni Mendes Borges, que se conheceram pelo Zoom.

Fruto da amizade entre as duas, proporcionada pelo ambiente de encontro virtual, o projeto foi lançado no segundo semestre de 2020. A partir daí, a empresa criou uma plataforma digital focada em capacitar mulheres por meio da promoção e do desenvolvimento de carreiras femininas.

Com diferentes trajetórias, mas compartilhando os desafios da maternidade, as duas profissionais se uniram para inspirar outras mulheres a tocar novos projetos e ambições.

Em entrevista à imprensa, as fundadoras revelaram que o pontapé inicial partiu da observação das dificuldades enfrentadas pelo público feminino durante a pandemia, como acúmulo de tarefas e falta de empregabilidade. A partir daí, as dinâmicas ganharam formato por meio de salas de bate-papo no Zoom, com conversas e palestras motivadoras de mulheres executivas e figuras públicas.

Inicialmente, as salas eram gratuitas e os links de acesso podiam ser compartilhados com todos os interessados. Com o passar do tempo, as próprias usuárias se disponibilizaram a pagar por eventos mais frequentes e produzidos.

Depois de passar por mudanças e receber algumas rodadas de investimentos, a plataforma Todas Group passou a ser um espaço de mentorias gravadas. Em módulos com várias aulas de até 20 minutos são abordados temas como liderança, autoconfiança e posicionamento de carreira.

Alguns nomes que integram o time de mentoras são a investidora Camila Farani e a advogada e apresentadora de televisão Gabriela Prioli.

A receita da empresa vem de duas fontes diferentes, sendo uma delas a assinatura mensal e individual das clientes, no valor de R$ 74,90. A outra provém de parcerias com empresas, que contratam a plataforma e a disponibilizam para as suas funcionárias. Nessa segunda modalidade, o preço varia conforme o número de acessos.

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.