Como simplificar a jornada de compra online

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

A busca por uma experiência de compra perfeita por parte do varejo é uma ideia utópica que tem dominado a indústria há anos. Esta perseguição pode parecer sem fim, especialmente com o avanço da tecnologia e as expectativas cada vez mais altas por parte dos consumidores. Ao mesmo tempo, de acordo com a Shopify, as taxas de abandono de carrinho de compras online pairam em torno de 67% com muitos clientes afirmando que não finalizam suas transações por causa de processos de checkout complicados ou longos demais.

Fatores

Um ponto que torna esse cenário ainda mais desafiante é que nos dispositivos móveis as taxas de abandono de compras são muito maiores do que nas operações realizadas nos sites.

Outro fator que adiciona complexidade nesse processo é o crescimento do comércio eletrônico internacional. De acordo com a Forrester, 27% de todas as compras online e móveis feitas em sites de e-commerce foram realizadas fora de seu mercado base, um fenômeno que está se tornando cada vez mais recorrente, já que as vendas transfronteiriças continuam a crescer o dobro da taxa do comércio eletrônico doméstico.

Essa mudança deve-se a vários fatores, incluindo a saturação de alguns mercados locais que levam os varejistas a desenvolver estratégias de crescimento global. Pode também ser resultado do encolhimento geral da economia internacional e decorrente da facilidade crescente com que bens e serviços podem transcender fronteiras.

No entanto, esses fatores apresentam um novo conjunto de desafios para os varejistas. Melhorar checkouts online, abrindo-os para compradores estrangeiros é o ponto central para que a experiência de compra seja mais proveitosa. Um dos pontos centrais de problemas neste tipo de transação começa com o cadastro do usuário no campo endereço. Ao usar um formulário de endereço padrão para todos os mercados globais corre-se o risco de complicar o processo de checkout.

Solução

Perto de 70 países no mundo não tem códigos em seu sistema postal. A solução para esse tipo de problema, já que fazer adaptação localizada do código postal para cada mercado exige uma operação que nem sempre vale o seu custo, é a opção por soluções de endereço de estilo preditivo. Este tipo de ferramenta permite que as empresas simplifiquem o fluxo de trabalho de entrada para um modelo que funcione para usuários de qualquer parte do mundo.

Em última análise, há muitos desafios que o e-commerce tem que enfrentar para tirar o máximo de proveito de novos perfis de clientes globais ao mesmo tempo em que há uma mudança para as transações mobile. Será interessante observar essa mudança que visa tornar a experiência de compra o mais simples possível. Uma tarefa nada fácil, mas que pode garantir resultados mais efetivos.

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro