6 dicas para pôr em prática um sistema de vendas por WhatsApp

6 dicas para pôr em prática um sistema de vendas por WhatsApp

Não é de hoje que o WhatsApp tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas. Ele passou de uma rede social com foco em troca de mensagens para uma ferramenta de comunicação de grande potencial, onde é possível trocar arquivos, fazer ligações e videoconferências.

E dentro de toda sua potencialidade, as empresas enxergaram o valor do WhatsApp dentro do contexto de seus negócios, percebendo que é importante estar onde seus atuais e futuros clientes estão.

Se você tem um negócio de e-commerce e está buscando expandir ainda mais suas vendas, aqui vão 6 dicas para você começar a usar o WhatsApp como um aliado:

1.   Mude para o WhatsApp Business

O WhatsApp Business tem inúmeras funcionalidades que o WhatsApp tradicional não tem e que atendem perfeitamente empresas de pequeno porte. Ali, você pode organizar suas mensagens por etiquetas, ter em mãos uma opção para enviar mensagens rápidas, expor seus produtos em um catálogo e colocar as informações da sua empresa atualizadas.

2.       Se a sua empresa é de médio a grande porte, opte pelo WhatsApp Business API

O WhatsApp Business API te dará mais escalabilidade quanto algumas funcionalidades, como por exemplo, você poderá ter mais de uma pessoa respondendo ao mesmo tempo no seu WhatsApp, o que poderá suportar um número maior de atendimentos. Além disso, entre esses diferenciais estão o envio de mensagens ao cliente em escala, garantindo um atingimento maior da informação, e a criação de modelos para envio de notificações facilmente.

3.   Se você já tem o WhatsApp Business, convide as pessoas para iniciarem uma conversa

Através do link curto você conecta os atuais e futuros clientes dos seus canais de divulgações como as mídias sociais diretamente para o seu WhatsApp. Também é possível fazer esse convite através de anúncios, assinaturas de e-mail e incorporação no site. Este é um método bastante eficaz para captação de lead, pois depois que a pessoa está no WhatsApp ela consegue ter acesso ao seu catálogo de produtos e obter informações da sua empresa, aumentando a probabilidade de fechar alguma compra.

4.   Turbine o seu WhatsApp Business com informações que dê credibilidade a sua marca

Se você já possui o WhatsApp Business, você pode começar a deixar a cara da sua marca cada vez mais exposta, apresentando sua empresa para as novas pessoas que vão chegando e disponibilizando informações que facilitam o seu atendimento. Por exemplo, uma foto oficial do seu logo ou personagem que represente seu negócio, qual o ramo que você trabalha, uma descrição da empresa, o endereço, a jornada de trabalho, um link que direcione para o site e o catálogo de produtos. Além de mensagens automáticas que servem para iniciar uma conversa, pedindo dados primordiais para fazer o atendimento e ganhando tempo, e também mensagens de ausência, o que permite não deixar o cliente sem uma resposta ou esperando.

5.       Aposte no catálogo de produtos

Particularmente, gosto muito de fazer compras com pequenos produtores, principalmente quando são de mães e mulheres empreendedoras. Encontrei pelo Instagram uma loja que comercializava produtos para carregar bebês junto da mãe, as chamadas mochilas ergonômicas. Entre as fotos, havia uma variedade infinita de cores e estampas, e ao me apaixonar por uma das opções que vi, fui correndo no WhatsApp saber quais as opções daquela cor que elas tinham. As empreendedoras utilizavam o WhatsApp Business e foi uma surpresa para mim ao ver exatamente todos os modelos disponíveis e os valores no catálogo de produtos. Com um botão de incluir no carrinho, foi possível reservar e fazer a compra com elas. Essa é a facilidade desta funcionalidade, ao contrário do WhatsApp tradicional onde precisamos enviar todas as fotos que temos.

6.       Esteja atento as estatísticas

Toda empresa que busca crescer precisa reconhecer que a maneira mais eficaz de mensurarmos se estamos no caminho certo ou se devemos tomar tal decisão é ter dados estruturados que nos dê essa visibilidade. Por isso, considere utilizar as estatísticas a seu favor.  Você poderá ver qual a representatividade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas, uma maneira de mensurar como está o engajamento deste canal de comunicação.

Essas foram algumas sugestões para você implementar este canal de comunicação dentro do seu processo de vendas. Lembre-se de avaliar também a satisfação dos seus clientes com este modelo, garantindo que os pontos de desencontro entre sua marca e as pessoas sejam refinados cada vez mais em prol de uma boa experiência.

Redação

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