Retorno de investimento com call tracking: como aplicar

Retorno de investimento com call tracking: como aplicar

Você sabia que o call tracking é uma das mais poderosas ferramentas para o marketing digital? Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, esse método já consolidou o seu espaço no mercado por facilitar a identificação dos canais digitais que mais geram clientes para uma empresa, aprimorando o cálculo do ROI (Return Of Investment, ou Retorno de Investimento).

Então, vamos entender primeiro o que é o call tracking?

O sistema de call tracking cria um número secundário para cada mídia digital que você utiliza e funciona como um rastreador do caminho traçado pelo cliente até chegar ao seu serviço.

Por exemplo, vamos supor que você investiu no Google Adwords, no Facebook Ads e em anúncios no YouTube. Cada uma dessas plataformas terá o seu próprio telefone e, quando o cliente ligar para o número específico apontado no canal, ele será automaticamente redirecionado para o seu telefone de contato principal.

Assim, é possível saber qual foi o anúncio que gerou mais ligações para a sua empresa, logo, onde o seu investimento deve ser concentrado na maior parte, pressupondo que a ligação é um dos primeiros passos para que o cliente possa, de fato, adquirir o seu produto ou serviço oferecido.

Além de ajudar a traçar o caminho do cliente até a sua empresa, o sistema de call tracking também permite que os dados dessa ligação sejam coletados, assim você pode criar uma base de clientes para enviar mensagens futuras. É possível gravar a ligação, gerar mensagens padronizadas para ligações perdidas, acompanhar o atendimento por meio de um painel de visão geral e até mesmo integrar a plataforma com outros sistemas de atendimento ao cliente.

O que o call tracking tem a ver com o ROI?

O Retorno de Investimento é uma conta básica que analisa os valores que você gastou ao investir em mídias digitais e qual o lucro que você recebeu em retorno. Esse cálculo é imprescindível para garantir que os seus esforços com anúncios pagos estão, de fato, aprimorando a sua receita e você está investindo nas ferramentas certas.

É justamente por isso que o call tracking é tão importante para o ROI: ao identificar quais são as suas campanhas bem-sucedidas, é possível concentrar os seus esforços e diminuir o orçamento de plataformas que não contam com uma boa performance.

Ainda utilizando o exemplo citado acima, imagine um cenário onde 50% da sua receita é destinada aos anúncios no Facebook, enquanto 25% são reservados para o Google e os outros 25% para o YouTube. Você tomou essa decisão porque a sua base de seguidores no Facebook é muito grande, logo, imaginou que conseguiria a maior parte dos cliques por ali.

Porém, ao utilizar o sistema de call tracking, você identifica que a maior parte das ligações são originadas pelo Google. Isso porque mais pessoas pesquisam pelo seu serviço em mecanismos de busca do que clicam em sua página no Facebook, logo, você descobre que está investindo a maior parte do seu orçamento em uma mídia que não traz tanto retorno como você imaginava.

A partir dos dados coletados, é possível reestruturar todo o seu orçamento e recalcular o ROI para que ele fique de acordo com a sua plataforma mais visitada. Como essa conta é uma via de mão dupla, é esperado que ao investir em seus canais mais fortes, o retorno recebido seja proporcional.

Lembre-se de que é essencial acompanhar periodicamente o seu ROI, já que o ambiente virtual é bastante dinâmico e as mídias digitais podem mudar de uma semana para a outra. É importante que o call tracking seja implantado como um sistema contínuo em sua empresa para que você nunca deixe de coletar esses dados.

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Redação

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