Qual a Diferença entre Custos Fixos e Variáveis?

Qual a Diferença entre Custos Fixos e Variáveis?

Existe um conceito simples dentro da gestão financeira básica que, por mais simples que seja, pode fazer com que empresas quebrem. Na verdade, muitas pequenas empresas familiares acabam entrando em declínio pela falta de controle desses dois pilares: os custos fixos e variáveis.

Existem conceitos dentro da área de administração e contabilidade que devem ser estudados por qualquer pessoa que possua um negócio, seja ele pequeno ou grande, pois a retirada do lucro também dependerá dessas vertentes.

Um dos conceitos que devem ser estudados e entendidos é a respeito dos tipos de custos. Há pessoas que possuem muitas dúvidas quanto às suas definições, acabam confundido e trazendo muitos prejuízos financeiros para a empresa.

Por conta disso, é importante dedicar um tempo para entender e definir qual o custo fixo e o custo variável da empresa, pois a sobrevivência do negócio também depende disso.

Pensando em esclarecer mais sobre o assunto e te ajudar a sanar essas dúvidas, o texto a seguir irá te explicar de forma bem clara e simples o que realmente é cada tipo de custo e porque saber distinguir e definir é tão importante para qualquer negócio.

Despesas

As despesas de uma empresa são todos os custos que ela possui que pode ser o custo fixo e o custo variável. Porém, há muitas pessoas que confundem o conceito de despesa com custos variáveis, o que é extremamente incorreto, já que as despesas englobam todos os tipos de custos. Veja a seguir qual a diferença entre o custo fixo e custo variável.

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles em que não há variação, são sempre constantes, mesmo que a produção ou quantidade de produto vendida diminua, o custo fixo não será alterado.

Nele pode sim ocorrer a variação do valor do custo fixo, mas ele estará sempre lá. Alguns exemplos desse tipo de custo são as contas de energia, água e aluguel.

Custos variáveis

Diferente do custo fixo, os custos variáveis sofre alteração constantemente, pois ele está diretamente ligado com a produção ou quantidade de produto vendido.

Um exemplo disso pode ser visto em uma fábrica. Se a demanda da fábrica subir muito, ela precisará de mais matéria prima, o que fará ela gastar mais, este custo sempre terá uma variação, pois é de acordo com a demanda solicitada pelo mercado.

Após classificar seus custos, você poderá formar o preço correto de seu produto. Para isso, o SEBRAE disponibiliza uma planilha grátis para formação de preços além de outros cursos.

Importância em diferenciar os custos

Os custos da empresa devem ser colocados no plano de negócios, pois tudo que envolve dinheiro é extremamente importante para a empresa. Quando os custos variáveis são maiores que os fixos as chances de perdas são bastante reduzidas.

Os custos fixos devem sempre ficar abaixo dos custos variáveis, pois quando se há uma grande demanda, pode realmente ocorrer lucro na empresa, mas caso a demanda caia e o custo fixo permaneça maior que o custo variável (já que o variável é de acordo com a produção) com certeza o negócio terá perdas e isso pode gerar até uma falência.

É muito comum pequenas empresas quebrarem por não realizarem uma boa gestão financeira antes de vender. Sejam de roupas e eletrônicos à serviços. Por isso, faça um bom plano financeiro, antes de mais nada. Acredite, não é preciso ser nenhum expert em finanças ou em Excel para poder controlar bem os seus custos.

Para classificar um custo em fixo ou variável é importante que seja feita uma análise correta da despesa, pois caso haja uma classificação incorreta ou não clara, isso pode atrapalhar os negócios e até gerar grandes prejuízos financeiros.

Tags

Empreendedorismo

Alexandre

Alexandre

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.