Quais habilidades preciso ter para empreender no Brasil?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil e requer algumas habilidades essenciais para obter bons resultados.

No ano de 2017, o valor investido por meio de fundos de capital de risco em startups brasileiras cresceu 207%, uma quantia recorde até então. Já em 2018, algumas startups brasileiras passaram a valer mais de 1 bilhão de dólares, sendo consideradas “unicórnios“.

Qual é, portanto, o segredo do sucesso?

As 5 habilidades essenciais para ser um empreendedor de sucesso no Brasil

Ao empreender, algumas habilidades são, de fato, essenciais para alcançar os objetivos pretendidos com o novo negócio.

1. Capacidade analítica

A capacidade de analisar não apenas dados, como também situações diversas, é indispensável para qualquer um que queira começar a empreender. A partir de uma boa análise, é possível gerar insights e transformar fatos em informação.

2. Criatividade

A criatividade, apesar de muitas vezes menosprezada (ou superestimada) também é muito importante. Vivemos em uma era digital, em que podemos acessar o que quisermos de qualquer lugar. Produzir mais do mesmo não contribui para a diferenciação da marca e, consequentemente, não agrega valor.

3. Pensamento estratégico

Quando aliado à capacidade analítica, o pensamento estratégico é, com certeza, um diferencial. Ao desenvolver a habilidade de pensar de uma maneira mais estratégica, conseguimos elaborar melhores planejamentos e, consequentemente, acompanhar melhor os resultados.

4. Determinação

Tendo em vista que empreender exige bastante trabalho e dedicação, determinação é primordial. Desistir não é uma opção e é preciso enfrentar os desafios de maneira positiva.

5. Networking

Embora muita gente acabe deixando o networking de lado, a capacidade de estabelecer contatos com outros profissionais com certeza faz a diferença para qualquer empreendedor. Você pode acabar encontrando seu futuro sócio ou aquela pessoa que faltava na sua equipe.

E a vergonha ou timidez não é mais uma desculpa: por meio de plataformas como o LinkedIn, por exemplo, é possível conectar-se com profissionais do mundo todo e estabelecer novos vínculos.

E quais dificuldades serão enfrentadas?

Em seu livro A Startup Enxuta, Ries alega que uma startup é “uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza”. Dificuldades, portanto, são inevitáveis para todos os empreendedores.

Dentre as principais preocupações dos brasileiros ao abrir um negócio, uma pesquisa encabeçada pelo Peixe Urbano identificou que os itens mais preocupantes eram a infraestrutura, os impostos, as questões burocráticas, o custo de capital e o capital humano.

Como posso desenvolver minhas habilidades?

Muitas pessoas parecem ter nascido empreendedoras, de maneira que já têm as habilidades necessárias e acabam não enfrentando muitas dificuldades em sua trajetória profissional. Entretanto, muitos não têm tais habilidades e precisam desenvolvê-las. Uma graduação e um MBA podem não ser pré-requisitos para ser um bom empreendedor, mas com certeza são de grande ajuda.

Para quem tem menos tempo disponível, mas mesmo assim gostaria de investir nos estudos, há uma enorme variedade de cursos on-line que podem auxiliar os empreendedores de primeira viagem.

Além disso, já existem inúmeros livros sobre o assunto, muitos dos quais tornam-se guias para quem está começando um novo negócio. Manter-se informado atualizado acerca do mercado, acompanhando portais de informação de renome que abordem temas de empreendedorismo, também é uma habilidade essencial para quem quer empreender no Brasil.

Entendeu quais habilidades você precisa ter para empreender no Brasil e quer saber mais sobre empreendedorismo e startups? Continue acompanhando as publicações da coluna!

Amanda Pereira Santos

Amanda Pereira Santos

Publicitária e Pós-Graduanda em Influência Digital, tem um Nanodegree em Marketing Digital, uma specialization em Creative Writing certificada pela Wesleyan University e uma formação em Fashion Business. Atualmente, trabalha principalmente com produção de conteúdo e redação publicitária.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro