Qual o papel da análise quantitativa e qualitativa no mercado financeiro?

Qual o papel da análise quantitativa e qualitativa no mercado financeiro?

A principal orientação para quem deseja investir é realizar um estudo prévio sobre os produtos financeiros, utilizando análise quantitativa e qualitativa. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), assim é possível conhecer a rentabilidade, os riscos, a liquidez e a dinâmica das operações, bem como compreender o comportamento dos investimentos diante das oscilações da economia.

Quanto mais aprofundada a análise sobre as aplicações, maior será a compatibilidade com os interesses do investidor e menor o risco de perdas. No mercado financeiro, há especialistas que atuam na área a fim de auxiliar os investidores na tomada de decisões.

Os especialistas em análise de investimentos trabalham em corretoras de valores e plataformas, oferecendo suporte para a composição da carteira dos investidores. Eles também atuam como gestores de fundos, avaliando quais são as melhores oportunidades para direcionar os recursos financeiros dos cotistas em dado momento.

As análises dos investimentos podem ser quantitativas ou qualitativas. Cada uma delas utiliza uma metodologia e técnicas específicas, mas ambas as estratégias são consideradas complementares. 

Análise quantitativa: tecnologia como aliada

De acordo com as definições do mercado financeiro, a análise quantitativa avalia a capacidade de retorno do investimento a partir de um estudo com foco em números. Para isso, é desenvolvido um estudo matemático e estatístico que tem como principal aliada a tecnologia.

O uso da Inteligência Artificial (IA) e do machine learning oferece maior precisão para a análise, que considera um grande volume de dados estruturados e não estruturados.

A partir desse processo é elaborada uma carteira de ações quantitativas e definidos os ativos que irão integrar os chamados fundos quants.

Segundo informações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o mercado financeiro tem usado cada vez mais esse tipo de análise e há carência de profissionais especializados para atuarem na área.

Conforme a instituição, além do conhecimento matemático, o especialista responsável por realizar análises quantitativas de investimentos deve ter competências como o domínio de linguagem de programação e técnicas de otimização, além da capacidade resolutiva.

Análise qualitativa: avaliação de riscos e operações

O mercado financeiro define a análise qualitativa como a responsável por avaliar aspectos subjetivos que também podem interferir na capacidade de retorno do investimento. Entre eles estão a qualidade da gestão, a organização do conselho administrativo, as estratégias de governança corporativa, o reconhecimento da marca e as projeções a longo prazo.

A análise qualitativa considera fatores que interferem diretamente no desempenho dos ativos, porém são mais complexos de serem mensurados. Por isso, a Anbima orienta que, antes de o investidor comprar ações de uma empresa, ele busque informações sobre a companhia. 

Nos sites da B3 e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é possível acessar balanços e relatórios de gestão, atas de reunião e projeções feitas pelas empresas.

A análise qualitativa permite verificar o panorama das operações do emissor dos ativos, oferecendo uma avaliação detalhada sobre os riscos e as oportunidades para o investidor.

Orientação é estudar os produtos financeiros

Antes de começar a investir, a Anbima recomenda estudar o universo dos investimentos para uma maior familiarização com os produtos financeiros, de forma que seja possível compreender quais são aqueles mais alinhados com os interesses e o perfil do investidor.

No entanto, para obter as análises mais aprofundadas sobre como e quando investir, é aconselhável buscar o auxílio de especialistas da área. A Anbima destaca que todo investimento implica riscos, mas é possível adotar estratégias para mitigá-los. 

Na hora de elaborar carteiras de investimento e escolher os ativos para a composição de fundos, os analistas priorizam a diversificação como uma das medidas para reduzir os riscos.

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro