Qual o papel da análise quantitativa e qualitativa no mercado financeiro?

Qual o papel da análise quantitativa e qualitativa no mercado financeiro?

A principal orientação para quem deseja investir é realizar um estudo prévio sobre os produtos financeiros, utilizando análise quantitativa e qualitativa. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), assim é possível conhecer a rentabilidade, os riscos, a liquidez e a dinâmica das operações, bem como compreender o comportamento dos investimentos diante das oscilações da economia.

Quanto mais aprofundada a análise sobre as aplicações, maior será a compatibilidade com os interesses do investidor e menor o risco de perdas. No mercado financeiro, há especialistas que atuam na área a fim de auxiliar os investidores na tomada de decisões.

Os especialistas em análise de investimentos trabalham em corretoras de valores e plataformas, oferecendo suporte para a composição da carteira dos investidores. Eles também atuam como gestores de fundos, avaliando quais são as melhores oportunidades para direcionar os recursos financeiros dos cotistas em dado momento.

As análises dos investimentos podem ser quantitativas ou qualitativas. Cada uma delas utiliza uma metodologia e técnicas específicas, mas ambas as estratégias são consideradas complementares. 

Análise quantitativa: tecnologia como aliada

De acordo com as definições do mercado financeiro, a análise quantitativa avalia a capacidade de retorno do investimento a partir de um estudo com foco em números. Para isso, é desenvolvido um estudo matemático e estatístico que tem como principal aliada a tecnologia.

O uso da Inteligência Artificial (IA) e do machine learning oferece maior precisão para a análise, que considera um grande volume de dados estruturados e não estruturados.

A partir desse processo é elaborada uma carteira de ações quantitativas e definidos os ativos que irão integrar os chamados fundos quants.

Segundo informações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o mercado financeiro tem usado cada vez mais esse tipo de análise e há carência de profissionais especializados para atuarem na área.

Conforme a instituição, além do conhecimento matemático, o especialista responsável por realizar análises quantitativas de investimentos deve ter competências como o domínio de linguagem de programação e técnicas de otimização, além da capacidade resolutiva.

Análise qualitativa: avaliação de riscos e operações

O mercado financeiro define a análise qualitativa como a responsável por avaliar aspectos subjetivos que também podem interferir na capacidade de retorno do investimento. Entre eles estão a qualidade da gestão, a organização do conselho administrativo, as estratégias de governança corporativa, o reconhecimento da marca e as projeções a longo prazo.

A análise qualitativa considera fatores que interferem diretamente no desempenho dos ativos, porém são mais complexos de serem mensurados. Por isso, a Anbima orienta que, antes de o investidor comprar ações de uma empresa, ele busque informações sobre a companhia. 

Nos sites da B3 e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é possível acessar balanços e relatórios de gestão, atas de reunião e projeções feitas pelas empresas.

A análise qualitativa permite verificar o panorama das operações do emissor dos ativos, oferecendo uma avaliação detalhada sobre os riscos e as oportunidades para o investidor.

Orientação é estudar os produtos financeiros

Antes de começar a investir, a Anbima recomenda estudar o universo dos investimentos para uma maior familiarização com os produtos financeiros, de forma que seja possível compreender quais são aqueles mais alinhados com os interesses e o perfil do investidor.

No entanto, para obter as análises mais aprofundadas sobre como e quando investir, é aconselhável buscar o auxílio de especialistas da área. A Anbima destaca que todo investimento implica riscos, mas é possível adotar estratégias para mitigá-los. 

Na hora de elaborar carteiras de investimento e escolher os ativos para a composição de fundos, os analistas priorizam a diversificação como uma das medidas para reduzir os riscos.

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

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