Um dos assuntos menos comentados e que merecem atenção são os números financeiros.
Resultados de um exercício contábil, contas de balanço patrimonial, faturamento, vendas, compras, independente de sua nomenclatura eles fazem grande diferença em seu negócio ou na sua conta pessoal. Já se perguntou o quanto monetizado ele está?
Quem possui controle de suas finanças sabe que custos e despesas devem ter uma boa gestão para conseguir uma formação de preço de venda adequada e competitiva no mercado. Os números escondidos ao longo prazo podem ser a peça chave para a rentabilidade de seus negócios.
Um controle para os materiais, a gestão de estoques, podem dar um suspiro a mais na ponta do lápis, isso porque se mais itens de escritório, itens do almoxarifado terem vida mais útil menos consumo esse número afetará em suas contas.
A folha de pagamento, vilã do faturamento, deve consumir variavelmente conforme o seu setor: indústria 20%, serviços até 50%, farmácia 30%, logicamente que esse números de exemplos podem variar conforme sua intenção e rotatividade. Mais colaboradores, maiores responsabilidades e faturamento, dando maior lucro consequentemente.
Sinal de lucro não é sinal de coisa boa, negócio bom. Contas em dia, limites de compra e venda adequados, impostos quitados, entre outros fatores precisam estar em dia para não afetarem e não deixar uma falsa lucratividade no período. O sono tranquilo da noite não pode ser tomado de madrugada com dívidas, promessas de pagamento ou o medo de acordar com uma ligação de cobrança, prevenir para o bom funcionamento da sua boa gestão financeira.
Se o mercado move seu negócio, a tecnologia e a informação geram investimento. Suprir demandas como essas podem se tornar boas técnicas atrativas e de bom viés. A aposta na área comercial com testes, experimentos e pequisas são fontes de contentamento futuramento caso torne-se bem-sucedido. Pense diferente e os números financeiros farão diferença em seu orçamento.
Agora, uma dosagem de gratidão e incetivo aos colaboradores também pode servir. A motivação faz parte do competição, o ser humano nasceu com o intuito de competir, isso pode ser agradável aos negócios, sentido pelo cliente e aumento nas receitas. Quem não quer começar o ano com um bônus a mais?
Capriche na tabela de preços e metas e sua estratégia com resultados refletirá em sua gestão financeira.