Investir em publicidade gera mais receita?

Investir em publicidade gera mais receita?

Será que investir em publicidade é uma boa decisão? De acordo com dados da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), a cada um euro investido em publicidade é gerado um retorno de 4,39 euros.

Não é por menos que a atividade é considerada um bom investimento por lá, tanto que o tema foi assunto de uma publicação feita hoje no portal de economia português Dinheiro Vivo.

Aqui no Brasil, entretanto, muitos empresários ainda acreditam que não é necessário investir em publicidade. Alguns direcionam os gastos apenas para as mídias tradicionais, enquanto outros acreditam que não vale a pena.

E aí, será que a publicidade gera mais receita ou é um custo dispensável?

Qual o segredo por trás dos números?

Atualmente, a publicidade portuguesa engloba mais de 50 mil postos de trabalho no país. Em 2016, a contribuição foi de 287 milhões de euros em receitas fiscais.

No ano de 2017, as marcas lusitanas investiram 570,8 milhões de euros apenas em publicidade, o que resultou em 1,3% do PIB total.

A televisão ainda recebe a maior parte do investimento, o que pode ser explicado pelos altos preços cobrados pelas emissoras.

É seguida, todavia, pela internet, que vem conquistando o mercado, e por último pelo outdoor, rádio e imprensa e o cinema.

A realidade publicitária no Brasil

Em solo brasileiro, a Kantar IBOPE Media registrou um movimento de R$134 bilhões em compra de mídia no ano de 2017.

Aqui, foi a TV aberta que recebeu mais investimento, seguida pela TV por assinatura, jornais, merchandising, rádio, revista, display (digital), OOH, search (também digital) e cinema.

A partir do levantamento global feito pelo Dimension em 2017, estima-se que 86% dos brasileiros de fato acreditem que as marcas se comunicam melhor agora do que no passado.

Dentre os TOP 100 anunciantes de 2016, 77% utilizaram seis ou mais meios em suas campanhas.

Como posso gerar mais receita por meio da publicidade?

Tendo em vista que a publicidade está, literalmente, em todos os lugares, não investir nela é sinônimo de não ser visto.

Quem já ouviu aquele ditado de que quem não é visto não é lembrado sabe muito bem dos perigos de não ter uma marca forte, que facilmente será reconhecida pelo público.

Cada vez mais, espera-se que as marcas possuam uma comunicação integrada e foquem na produção de conteúdos de qualidade, relevantes e personalizados.

Como temos acesso a inúmeras mídias para que possamos atingir nossa persona, fica muito mais fácil colocar ideias criativas em prática e gerar um bom resultado.

Investir em anúncios bem feitos, mídias sociais bem geridas e conteúdo próprio é, com certeza, o ponto de partida para qualquer organização que esteja buscando um bom retorno por meio do investimento em publicidade.

Tags

Investimento em publicidade gera retorno Investir em publicidade Kantar ibope Receita gerada com publicidade

Amanda Pereira Santos

Amanda Pereira Santos

Publicitária e Pós-Graduanda em Influência Digital, tem um Nanodegree em Marketing Digital, uma specialization em Creative Writing certificada pela Wesleyan University e uma formação em Fashion Business.Atualmente, trabalha principalmente com produção de conteúdo e redação publicitária.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.