monitor-com-metricas

Como definir objetivos e métricas?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Com a grande evolução do marketing digital, há uma enorme busca por estratégias de marketing de conteúdo.

Com isso, os investimentos das empresas vem em uma crescente e a competitividade se torna cada vez maior.

Há uma grande diversidade de estratégias de marketing. Cada uma delas é adequada um tipo de empresa específico.

Mas, mesmo em meio ao direcionamento relacionado ao ramo de negócio, o sucesso das campanhas criadas e das estratégias de marketing digital são incertos e imprevisíveis.

A necessidade de métodos de análise de desempenho ou monitoramento de resultados passou a ser maior a partir dos investimentos no marketing online.

Com isso, para facilitar o processo, foram desenvolvidas diversas métricas.

Para alcançar o sucesso nas campanhas de marketing, é necessário acompanhar as principais métricas de monitoramento e desempenho.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como definir objetivos e métricas. Confira!

 

O que são Métricas?

As métricas são ferramentas que possibilitam que a empresa mensure, monitore e avalie os processos estratégicos, de uma maneira simples, clara e objetiva.

Por isso, as métricas são o ponto de partida para a empresa começar os planos e ações de estratégias.

 

Quais são os benefícios do uso das Métricas?

Para obter sucesso, a empresa precisa empregar o uso dessas ferramentas em todos os estágios de sua campanha, desde a criação, a execução e a finalização. Pois só assim poderá garantir um resultado eficaz.

As métricas possuem grande importância dentro da empresa e vantagens relevantes para o negócio. Com elas é possível:

  1. Mensurar o envolvimento do público alvo durante uma determinada campanha;
  2. Mensurar o desempenho das ações de Marketing;
  3. Garantir novas oportunidades de negócio, e definir em qual investimento aplicar;
  4. Aumentar a objetividade em gerar retorno;
  5. Identificar os pontos positivos e negativos das campanhas;
  6. Impulsionar uma produtividade apropriada, com base nos dados obtidos.

Quais são as principais métricas?

Antes de escolher a métrica a ser aplicada é preciso determinar um objetivo, e definir o que quer alcançar. A partir disso é possível buscar por métricas que possam ajudar a alcançar os objetivos de maneira concreta e sucessiva. Veja as principais métricas:

 

1- ROI ou Retorno Sobre Investimento

Umas das ferramentas mais simples e diretas para mensurar lucros e indicar onde e como investir.

O ROI é uma ferramenta que possibilita que o usuário trace as estratégias que apresentaram um resultado significativo, e dessa forma, determine como investir com maior rentabilidade.

Além disso, com esses dados em mãos, é possível analisar os investimentos futuros aos novos projetos e campanhas.

 

2- Taxa de Retenção de Clientes

Manter os clientes é muito mais barato do que conseguir novos, por isso, mensurar a taxa de retenção de clientes e buscar desenvolver estratégias para retê-los é muito importante.

Com esse indicador, é possível mensurar a porcentagem e performance de clientes fiéis ao produto ou serviço, deixando em evidência o comportamento de compra e índices de lealdade dos mesmos.

 

3- Ranking Nos Mecanismos de Buscas

É um indicador essencial para mensurar o tráfego do site ou blog, e medir a eficiência das estratégias de conversão.

É preciso que todo o conteúdo do site ou blog, sejam otimizados em SEO para garantir uma boa posição nas primeiras páginas dos principais mecanismos de busca.

Desse modo, quanto maior a taxa de visitas no site, maior a taxa de conversão, e por consequência, maior popularidade da marca.

 

4- Call Tracking

Com essa métrica é possível gerenciar ligações recebidas, mensurar campanhas de marketing e monitora o time de vendas. O Call Tracking permite ouvir quem está ligando para a empresa, saber qual campanha está sendo mais efetiva e, com isso, recuperar oportunidades.

Siga as dicas e implemente as métricas na sua empresa!

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro