Como definir objetivos e métricas?

Como definir objetivos e métricas?

Com a grande evolução do marketing digital, há uma enorme busca por estratégias de marketing de conteúdo.

Com isso, os investimentos das empresas vem em uma crescente e a competitividade se torna cada vez maior.

Há uma grande diversidade de estratégias de marketing. Cada uma delas é adequada um tipo de empresa específico.

Mas, mesmo em meio ao direcionamento relacionado ao ramo de negócio, o sucesso das campanhas criadas e das estratégias de marketing digital são incertos e imprevisíveis.

A necessidade de métodos de análise de desempenho ou monitoramento de resultados passou a ser maior a partir dos investimentos no marketing online.

Com isso, para facilitar o processo, foram desenvolvidas diversas métricas.

Para alcançar o sucesso nas campanhas de marketing, é necessário acompanhar as principais métricas de monitoramento e desempenho.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como definir objetivos e métricas. Confira!

 

O que são Métricas?

As métricas são ferramentas que possibilitam que a empresa mensure, monitore e avalie os processos estratégicos, de uma maneira simples, clara e objetiva.

Por isso, as métricas são o ponto de partida para a empresa começar os planos e ações de estratégias.

 

Quais são os benefícios do uso das Métricas?

Para obter sucesso, a empresa precisa empregar o uso dessas ferramentas em todos os estágios de sua campanha, desde a criação, a execução e a finalização. Pois só assim poderá garantir um resultado eficaz.

As métricas possuem grande importância dentro da empresa e vantagens relevantes para o negócio. Com elas é possível:

  1. Mensurar o envolvimento do público alvo durante uma determinada campanha;
  2. Mensurar o desempenho das ações de Marketing;
  3. Garantir novas oportunidades de negócio, e definir em qual investimento aplicar;
  4. Aumentar a objetividade em gerar retorno;
  5. Identificar os pontos positivos e negativos das campanhas;
  6. Impulsionar uma produtividade apropriada, com base nos dados obtidos.

Quais são as principais métricas?

Antes de escolher a métrica a ser aplicada é preciso determinar um objetivo, e definir o que quer alcançar. A partir disso é possível buscar por métricas que possam ajudar a alcançar os objetivos de maneira concreta e sucessiva. Veja as principais métricas:

 

1- ROI ou Retorno Sobre Investimento

Umas das ferramentas mais simples e diretas para mensurar lucros e indicar onde e como investir.

O ROI é uma ferramenta que possibilita que o usuário trace as estratégias que apresentaram um resultado significativo, e dessa forma, determine como investir com maior rentabilidade.

Além disso, com esses dados em mãos, é possível analisar os investimentos futuros aos novos projetos e campanhas.

 

2- Taxa de Retenção de Clientes

Manter os clientes é muito mais barato do que conseguir novos, por isso, mensurar a taxa de retenção de clientes e buscar desenvolver estratégias para retê-los é muito importante.

Com esse indicador, é possível mensurar a porcentagem e performance de clientes fiéis ao produto ou serviço, deixando em evidência o comportamento de compra e índices de lealdade dos mesmos.

 

3- Ranking Nos Mecanismos de Buscas

É um indicador essencial para mensurar o tráfego do site ou blog, e medir a eficiência das estratégias de conversão.

É preciso que todo o conteúdo do site ou blog, sejam otimizados em SEO para garantir uma boa posição nas primeiras páginas dos principais mecanismos de busca.

Desse modo, quanto maior a taxa de visitas no site, maior a taxa de conversão, e por consequência, maior popularidade da marca.

 

4- Call Tracking

Com essa métrica é possível gerenciar ligações recebidas, mensurar campanhas de marketing e monitora o time de vendas. O Call Tracking permite ouvir quem está ligando para a empresa, saber qual campanha está sendo mais efetiva e, com isso, recuperar oportunidades.

Siga as dicas e implemente as métricas na sua empresa!

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Redação

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