Como um sistema CRM pode auxiliar no marketing de seu negócio

Como um sistema CRM pode auxiliar no marketing de seu negócio

Um sistema CRM consegue aprimorar qualquer estratégia de marketing, sobretudo quando utilizado por um pequeno negócio. Se esse é o seu caso, essa ferramenta é muito recomendável. Por meio dela é possível reconhecer melhor as necessidades e motivações do cliente. Para um negócio de menor porte, essas informações são muito relevantes.

Ao organizá-las em um único sistema, os responsáveis pelo marketing da empresa têm a oportunidade de analisar esses dados e aprimorar suas campanhas. Quando um empreendimento faz isso, aumentam as chances de ele atingir o seu público-alvo e ainda economizar.

Afinal, investir em estratégias de marketing e não obter o retorno desejado é uma das formas de prejuízo mais nocivas para uma empresa. Além de não conquistar o cliente desejado, indica que a comunicação segue um caminho impreciso.

O que é sistema CRM?

A sigla CRM vem do Inglês Costumer Relationship Management, e surgiu como uma metodologia, antes mesmo da popularização da Internet. Pequenas e grandes empresas criaram o seu próprio sistema CRM para anotar as informações dos clientes.

Em vez da grande rede, tudo era anotado em antigos computadores ou até mesmo em arquivos em papel. O objetivo era tentar compreender quem eram essas pessoas que consumiam os produtos e serviços.

Hoje, o sistema CRM é um software muito avançado. A premissa continua igual, mas agora a tecnologia permite que os empreendedores armazenem na nuvem inúmeras informações sobre o comportamento do consumidor.

Isso inclui a quantidade de horas cliente permanece no site da empresa, o volume de compras, o valor gasto, além de todas as interações dele com um negócio.

Ao analisar essas informações, você tem diversas oportunidades para melhorar o seu processo de marketing e vendas.

Utilize o sistema de CRM para a automação de marketing

Umas das principais vantagens de um sistema CRM é fornecer um conhecimento relevante sobre a sua audiência. Por meio dessas informações, é possível criar uma comunicação muito mais personalizada, principalmente se você utilizar ferramentas de automação de marketing.

Elas são muito aplicadas para executar tarefas repetitivas e impactar o cliente em momentos essenciais da jornada de compra dele. Além disso, a automação permite ainda que você realize a segmentação de suas campanhas, não somente baseado nos gostos do público alvo, mas também no estágio deles no funil de vendas.

Dessa forma, é possível utilizar o CRM para a automação de e-mail marketing. Assim, caso o seu negócio seja uma agência de turismo, por exemplo, você consegue direcionar automaticamente esses e-mails especificamente para quem demonstrou interesse em viajar para a Europa.

Por outro lado, você pode realizar uma campanha idêntica, mas com foco em turistas que desejam conhecer os Estados Unidos.

Se a pessoa comprar o pacote de viagens, a ferramenta de automação de marketing pode enviar um e-mail com informações sobre o destino. Isso mostra como essa estratégia é dinâmica e pode levar diversos benefícios ao seu negócio.

Captura de leads

Outra maneira sobre como o CRM pode influenciar o marketing de sua empresa é por meio da captura de leads. Entretanto, nem sempre um sistema CRM gratuito irá oferecer esse benefício. Por isso, vale a pena investir em um software mais avançado.

O modo como ele consegue capturar novos leads para um negócio é bem simples e muito eficaz. Primeiro, o ideal é que sua empresa compartilhe um conteúdo relevante nas redes sociais. Esse compromisso é fundamental para o sucesso de sua estratégia de marketing digital.

Caso as pessoas se interessem pelo seu produto ou serviço, é natural que elas entrem em contato com o seu negócio. É nesse momento que o sistema CRM faz o papel dele.

Assim que uma pessoa faz a comunicação por meio do Facebook Messenger, Instagram (Direct Message), WhatsApp, entre outros aplicativos de mensagens, o software captura esse contato. Em seguida, ele é transformado em um novo lead no banco de dados e recebe um card.

Nele, seu negócio pode adicionar dados como telefone, e-mail para contato, empresa onde ele trabalha, cargo, entre outras informações. Além disso, todas as interações com a empresa ficam gravadas, e esse lead é encaminhado para o funil de vendas.

Ao analisar o perfil dele, seu negócio tem a oportunidade de criar campanhas de marketing sob medida e personalizadas para esse cliente em potencial.

Robô de vendas

Outro benefício, não encontrado num sistema CRM grátis, é a possibilidade de criar um robô de vendas. Essa tecnologia, conhecida popularmente como chatbot, é baseada em inteligência artificial. Esses bots conseguem reproduzir uma linguagem humana e interagir com os clientes.

Em muitos casos, eles são utilizados para responder perguntas frequentes e até mesmo confirmar o agendamento de um compromisso, como uma consulta ao médico, por exemplo. Por outro lado, eles também podem e devem ser utilizados pelo setor de marketing.

Ao interagir com o público, eles conseguem enviar um conteúdo que possa ajudar o cliente a tomar uma decisão de compra. Pode ser por meio de uma newsletter ou até mesmo um e-book, formato muito popular atualmente.

Como visto, o sistema CRM oferece inúmeras possibilidades para o marketing do seu negócio. Basta usar a criatividade e ter pensamento estratégico. Sem dúvida, esses são os primeiros passos para conquistar novos clientes por meio dessa tecnologia.

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

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