Como iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Como iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Saber como criar um blog não é o suficiente para que o seu projeto online tenha os resultados que você espera. Quando se trata de investir em uma iniciativa na web, seja ela um site ou uma loja virtual, o conteúdo se torna o protagonista.

Diante disso, não é por acaso que a estratégia de Marketing de Conteúdo consegue atrair o público do seu negócio utilizando algo que é valioso nesse mundo cada vez mais conectado: informação de qualidade.

Se você tem um blog pessoal(caso não, você pode seguir esse tutorial) e está desanimado ao ver que com muito sacrifício as suas postagens recebem apenas quatro ou mais visualizações por mês, uma eficiente estratégia de Marketing de Conteúdo pode atrair mais leitores, tornando o seu blog uma referência no tema.

Já se o seu negócio é uma loja virtual e você quer aumentar as vendas, o Marketing de Conteúdo está aí para dar uma ajuda, atraindo pessoas interessadas nos seus produtos e as convertendo em clientes.

Iniciando uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Apenas porque ele leva a palavra “Conteúdo” no nome não significa que você vai efetuar postagens, gravar vídeos para o Youtube e podcasts e distribuir pela web. Nada disso, o Marketing de Conteúdo para ser eficiente deve ser baseado em uma boa estratégia.

Por isso, para a elaboração de uma estratégia, é possível utilizar cinco etapas bem definidas e que se complementam. Vamos ver?

Planejamento

O planejamento vai ser a bússola que guiará você na elaboração da sua estratégia. Graças ao planejamento você vai estipular quais são os seus reais objetivos com o Marketing de Conteúdo, vai definir e delimitar o seu público e estipular quais canais serão utilizados.

Ao efetuar o planejamento você vai evitar eventuais falhas durante a execução das suas ações. Uma dessas falhas pode já começar antes mesmo de criar um site e blog, como na escolha errada do registro de domínio.

A questão do domínio para blogs e sites é importante devido ao fato dele ser não apenas o endereço do seu espaço na internet, mas também uma forma de engajar o público com a sua marca.

Além disso, no planejamento é válido estabelecer cronogramas de ações, datas e prazos. Nesse caso, existem softwares de gestão de projetos que podem auxiliar nessa etapa, tais como o Trello, a Asana e o Basecamp.

Criação da Persona

A segmentação de público é uma etapa relevante para uma estratégia de Marketing de Conteúdo, pois é por meio dela que você vai definir o público que vai receber o conteúdo.

No entanto, a elaboração da persona é mais do que segmentar. É selecionar um perfil que vai ser impactado pelas ações. Nesse caso, você não vai atingir meninas adolescentes, moradoras na região central de Porto Alegre que utilizam smartphones.

Na realidade, você vai impactar é a Letícia, 15 anos, perfil urbano, que aprecia conversar com as amigas nas redes sociais e sempre está atenta nas novas tecnologias de dispositivos móveis lançadas no mercado.

Essa “visão microscópica” direcionada para uma personagem (daí o nome persona) vai unificar os conteúdos que você vai direcionar para ela, tornando a mensagem mais eficiente e atrativa.

Elaboração de Conteúdo

Você já sabe quem é a sua persona. Então é aí que vem a parte da criação, qual será o tom das mensagens.

Ao elaborar o conteúdo é importante adotar as palavras-chaves adequadas, seguindo as boas práticas de SEO. É pertinente também escolher as melhores plataformas especialmente quando o assunto é blog, por exemplo.

O WordPress é a plataforma mais recomendada, inclusive, algumas empresas de web hosting disponibilizam a hospedagem WordPress, dotada de todos os recursos para conferir ao seu blog o melhor desempenho.

Aliás, a contratação de um bom plano de hospedagem é muito importante para que o seu blog e site suportem elevados picos de tráfego.

Distribuição de Conteúdo

Não pense que basta ter um blog e abrir conta em todas as redes sociais possíveis e imagináveis será a maneira correta de distribuir conteúdo. Escolha os canais adequados tendo por base a sua persona.

Avalie se o e-mail marketing, um blog, um canal de vídeo (ou todos esses juntos) serão uma boa alternativa para as suas ações. Lembre-se que o mais importante é atingir o público certo.

Avaliação dos Resultados

Saber o que deu certo e assim prosseguir e melhorar, saber o que deu errado e assim descartar ou corrigir. É para isso que a avaliação dos resultados é tão importante para o seu Marketing de Conteúdo.

Por isso, é importante avaliar, por exemplo, os números de acesso em seu blog, analisando quais postagens tiveram mais engajamento.

Hoje em dia, Fanpages, sites, e ferramentas como o Google Analytics, permitem você ter uma avaliação mais precisa das suas ações.

Conclusão

Na era em que a informação está cada vez mais presente e rápida no dia a dia das pessoas, o conteúdo se torna um bem valioso para os negócios.

Por isso, saber transmitir o conteúdo certo para o público certo pode fazer toda a diferença para o sucesso dos seus negócios.

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Conteúdo Estratégia Marketing

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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