Aprenda como melhorar a integração dos setores da sua empresa

Aprenda como melhorar a integração dos setores da sua empresa

Passe alguns minutos pensando em como os funcionários da sua empresa registram, rastreiam e processam informações. O pessoal da contabilidade usa um sistema para contas a receber e a pagar e as vendas usam outro para acessar os pedidos do cliente? Uma solução completamente diferente é usada para rastrear envio e recebimento de produtos?

Então, quando vários sistemas são executados separadamente, danos podem ser causados nos processos que garantem que sua empresa esteja funcionando sem problemas. Um exemplo: sem dados precisos de vendas, a gestão de estoques pode sofrer. Não ter as informações mais recentes da contabilidade pode desencadear um efeito cascata em tudo, desde orçamentos de marketing até folha de pagamento.

Por que integrar os setores?          

As empresas devem coordenar e integrar planos, departamentos e funções a fim de atender a missão da empresa que é satisfazer os clientes, sustentar o desempenho e, finalmente, crescer e amadurecer como uma organização. Departamentos ou funções devem ser integrados para que tarefas importantes não sejam perdidas, a produtividade floresça e o ambiente de trabalho seja menos estressante e mais satisfatório.

Quando sua empresa possui recursos de comunicação eficazes, ela pode transmitir melhor as informações, o que ajuda na otimização dos processos. Investir em ferramentas tecnológicas é fundamental para fortalecer o vínculo entre os departamentos. Pode ser uma rede social de negócios, softwares ou qualquer estratégia na qual trabalhadores de diferentes áreas possam interagir uns com os outros.

O ERP como solução para integração dos setores da sua empresa

Um sistema ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) é um software utilizado para otimizar o gerenciamento de processos de negócios. Essencialmente, é um sistema de aplicativos de negócios interconectados para auxiliar no gerenciamento da sua empresa e automatizar muitas funções, como contabilidade financeira, controle de vendas, recursos humanos e muito mais, por meio de módulos ERP de funções específicas. Você não precisa perder tempo e recursos em tarefas manuais e repetitivas e pode mudar seu foco para melhorar seus negócios.

Veja um exemplo que facilitará o entendimento de como um sistema ERP funciona. Sua empresa pode usar um tipo de software de contabilidade e, ainda assim, aproveitar um sistema de software diferente para gerenciar e atender pedidos. Ao mesmo tempo, o software usado para suporte ao cliente pode ser algo completamente diferente. Isso geralmente resulta em uma rede emaranhada de sistemas de software que dificultam a produtividade e flexibilidade, prejudicando o crescimento da sua empresa.

O software ERP para que todas as funções de negócios dependam de um único banco de dados. Com uma fonte de informações que contém dados precisos e em tempo real, uma solução de ERP armazena estas informações, ajuda a equipe a tomar decisões melhores com mais rapidez e libera seu tempo para trabalhar em exercícios de maior valor, como ajudar os negócios a crescer ainda mais rapidamente.

Além disso, um sistema ERP permite que os clientes obtenham facilmente uma atualização sobre o status de seu pedido, saibam se um item está ou não em estoque, resolvam qualquer problema imediatamente e saibam que as informações que estão obtendo estão corretas. Todas essas informações certamente resultarão em ainda mais negócios.

Benefícios da integração com ERP

Com o sistema ERP, sua empresa funciona como um todo, não como departamentos separados com agendas separadas. Graças a essa integração, você deve ver maior produtividade e eficiência nas operações da sua empresa e até mesmo maior satisfação do cliente.

Podemos listar como maiores benefícios desta integração:

  • Maior transparência e compartilhamento de informações: quando outros departamentos têm acesso imediato a informações, documentos ou arquivos de que precisam, aumenta o tempo de resposta, aumentando a eficiência.
  • Precisão de dados: com um software que armazena com precisão todas as informações em um local de fácil acesso, a integração do ERP elimina erros e processos manuais demorados.
  • Acesso a dados em tempo real: em vez de obter acesso a dados críticos amanhã, na próxima semana ou até no próximo mês, você poderá visualizar tudo em um único lugar quando precisar.
  • Automação: ao integrar seu ERP com o resto de suas plataformas de negócios, você pode eliminar a necessidade de entrada de dados redundantes manualmente.

Se você ainda não investiu em um sistema ERP para o seu negócio, é definitivamente hora de fazê-lo. Afinal, quanto mais cedo o sistema for implementado, mais cedo você começará a colher as recompensas, incluindo a integração.

Tags

Empresa Integração Setores

Gabriela Vitória

Gabriela Vitória

Redatora e analista de marketing do GestãoClick, um software de gestão empresarial.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.