Que tipo de CRM implementar em meu negócio?

Que tipo de CRM implementar em meu negócio?

Existem diversos sistemas e plataformas disponíveis para tornar o dia a dia das empresas cada vez mais prático e otimizado, e o CRM é um dos mais usados para tais ações. 

Portanto, vamos falar sobre uma ferramenta que vem trazendo diversos benefícios para empreendedores e funcionários, além de provar o poder da tecnologia também no meio corporativo. 

O que é um CRM? 

CRM é a sigla dada para o termo Customer Relationship Management, que em português é entendido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou seja, todas as funcionalidades da plataforma são todas e completamente focadas nos clientes.

Dentro do sistema é possível atender clientes de maneira automática, sem que seja necessária uma pessoa do outro lado da tela para resolver o problema. 

Isso mostra como a tecnologia tem avançado e ocupado espaços tradicionais, como as empresas. 

Ter um bom relacionamento com os clientes é essencial para qualquer negócio, e o CRM vem justamente para garantir que essa relação seja duradoura e cada vez mais saudável e recíproca. 

Tipos de CRM

Assim como existem diversas estratégias dentro de uma empresa, como o marketing de conteúdo ou o mobile marketing, também existem alguns tipos de CRM para você escolher, sendo eles:

  • Operacional;
  • Analitico;
  • Colaborativo;
  • Estratégico.

Saber quais os tipos de CRM que existem é fundamental para quem está pensando em integrá-lo no empreendimento.

CRM Operacional

Esse tipo de CRM é focado no atendimento ao cliente, ou seja, ele por si só irá realizar o atendimento pelos seus funcionários e acatar as sugestões, problemas, dores e elogios daqueles que compraram da marca. 

É um dos mais usados, principalmente, por grandes empresas com muitos clientes, pois não exige um funcionário para atender ao cliente e nem o deixa esperando horas e horas para ser atendido. 

CRM Analítico 

O CRM analítico reúne toda a base de dados sobre clientes e estratégias dentro da empresa para construir o perfil ideal de cliente para a marca e saber qual a melhor estratégia para o negócio, se é o marketing de conteúdo ou o Twitter Ads, por exemplo.

É muito usado por empresas que estão começando no mercado e desejam obter, de forma prática e segura, informações concretas e direcionamentos sobre o que fazer nos próximos passos. 

CRM Colaborativo 

É aquele onde todos os funcionários e departamentos possuem acesso a mesma plataforma e fazem a sua parte para que as estratégias e processos andem. 

Esse tipo de CRM consegue reunir de uma só vez os dados analíticos e operacionais da empresa, fazendo todo o processo ser ainda mais prático e otimizado, envolvendo todas as pontas da empresa no projeto. 

CRM Estratégico 

O CRM estratégico, como o próprio nome já diz, é focado na análise e na construção de estratégias para que a empresa alcance o seu objetivo, seja ele qual for. 

Esse tipo de CRM analisa se a melhor estratégia para o determinado momento da empresa é o inbound marketing ou o Facebook Ads e o porquê de investir justamente nela neste momento. 

Dicas para escolher o melhor tipo de CRM para o negócio

Após conhecer os tipos de CRM que existem, é hora de saber como escolher o melhor para a empresa. Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar neste processo. 

Entenda o que o negócio precisa 

Primeiro de tudo, é necessário entender quais os problemas que levaram a pesquisar sobre o CRM e desejar implementá-lo em uma empresa. Só assim você saberá qual deles poderá te ajudar. 

Por isso, liste todos os problemas que ocorrem na sua empresa e podem ser solucionados por um CRM. 

Depois disso, compare os tipos que existem e veja qual supre as suas necessidades. 

Converse com a sua equipe 

Quando se decide integrar um sistema de CRM dentro de uma empresa, é necessário que todos os funcionários estejam aptos e prontos para esta mudança. 

Por isso, é necessário comunicá-los sobre a decisão e ouvir o que eles têm a dizer sobre isso. 

Afinal de contas, muitos funcionários terão acesso ao CRM, e se todos não estiverem de acordo com as mudanças, não valerá a pena investir em algo que não ajudará a sua equipe. 

Converse com profissionais e colegas 

Um dos pontos mais positivos que a internet trouxe foi a facilidade de comunicação entre as pessoas, por isso, use-a em seu favor na hora de pesquisar sobre o assunto e reunir feedbacks de profissionais e pessoas que já usam o CRM. 

Dessa forma, você irá conseguir ter uma visão mais ampla sobre o tema e enxergar os lados positivos e negativos da integração do sistema, evitando prejuízos e dores de cabeça lá na frente.

Portanto, o CRM é uma importante ferramenta dentro do universo de marketing, que vem mostrando seu poder e influência dentro das empresas, visando a melhoria de seus processos e a otimização do tempo de seus funcionários. 

Redação

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