Que tipo de CRM implementar em meu negócio?
Existem diversos sistemas e plataformas disponíveis para tornar o dia a dia das empresas cada vez mais prático e otimizado, e o CRM é um dos mais usados para tais ações.
Portanto, vamos falar sobre uma ferramenta que vem trazendo diversos benefícios para empreendedores e funcionários, além de provar o poder da tecnologia também no meio corporativo.
O que é um CRM?
CRM é a sigla dada para o termo Customer Relationship Management, que em português é entendido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou seja, todas as funcionalidades da plataforma são todas e completamente focadas nos clientes.
Dentro do sistema é possível atender clientes de maneira automática, sem que seja necessária uma pessoa do outro lado da tela para resolver o problema.
Isso mostra como a tecnologia tem avançado e ocupado espaços tradicionais, como as empresas.
Ter um bom relacionamento com os clientes é essencial para qualquer negócio, e o CRM vem justamente para garantir que essa relação seja duradoura e cada vez mais saudável e recíproca.
Tipos de CRM
Assim como existem diversas estratégias dentro de uma empresa, como o marketing de conteúdo ou o mobile marketing, também existem alguns tipos de CRM para você escolher, sendo eles:
- Operacional;
- Analitico;
- Colaborativo;
- Estratégico.
Saber quais os tipos de CRM que existem é fundamental para quem está pensando em integrá-lo no empreendimento.
CRM Operacional
Esse tipo de CRM é focado no atendimento ao cliente, ou seja, ele por si só irá realizar o atendimento pelos seus funcionários e acatar as sugestões, problemas, dores e elogios daqueles que compraram da marca.
É um dos mais usados, principalmente, por grandes empresas com muitos clientes, pois não exige um funcionário para atender ao cliente e nem o deixa esperando horas e horas para ser atendido.
CRM Analítico
O CRM analítico reúne toda a base de dados sobre clientes e estratégias dentro da empresa para construir o perfil ideal de cliente para a marca e saber qual a melhor estratégia para o negócio, se é o marketing de conteúdo ou o Twitter Ads, por exemplo.
É muito usado por empresas que estão começando no mercado e desejam obter, de forma prática e segura, informações concretas e direcionamentos sobre o que fazer nos próximos passos.
CRM Colaborativo
É aquele onde todos os funcionários e departamentos possuem acesso a mesma plataforma e fazem a sua parte para que as estratégias e processos andem.
Esse tipo de CRM consegue reunir de uma só vez os dados analíticos e operacionais da empresa, fazendo todo o processo ser ainda mais prático e otimizado, envolvendo todas as pontas da empresa no projeto.
CRM Estratégico
O CRM estratégico, como o próprio nome já diz, é focado na análise e na construção de estratégias para que a empresa alcance o seu objetivo, seja ele qual for.
Esse tipo de CRM analisa se a melhor estratégia para o determinado momento da empresa é o inbound marketing ou o Facebook Ads e o porquê de investir justamente nela neste momento.
Dicas para escolher o melhor tipo de CRM para o negócio
Após conhecer os tipos de CRM que existem, é hora de saber como escolher o melhor para a empresa. Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar neste processo.
Entenda o que o negócio precisa
Primeiro de tudo, é necessário entender quais os problemas que levaram a pesquisar sobre o CRM e desejar implementá-lo em uma empresa. Só assim você saberá qual deles poderá te ajudar.
Por isso, liste todos os problemas que ocorrem na sua empresa e podem ser solucionados por um CRM.
Depois disso, compare os tipos que existem e veja qual supre as suas necessidades.
Converse com a sua equipe
Quando se decide integrar um sistema de CRM dentro de uma empresa, é necessário que todos os funcionários estejam aptos e prontos para esta mudança.
Por isso, é necessário comunicá-los sobre a decisão e ouvir o que eles têm a dizer sobre isso.
Afinal de contas, muitos funcionários terão acesso ao CRM, e se todos não estiverem de acordo com as mudanças, não valerá a pena investir em algo que não ajudará a sua equipe.
Converse com profissionais e colegas
Um dos pontos mais positivos que a internet trouxe foi a facilidade de comunicação entre as pessoas, por isso, use-a em seu favor na hora de pesquisar sobre o assunto e reunir feedbacks de profissionais e pessoas que já usam o CRM.
Dessa forma, você irá conseguir ter uma visão mais ampla sobre o tema e enxergar os lados positivos e negativos da integração do sistema, evitando prejuízos e dores de cabeça lá na frente.
Portanto, o CRM é uma importante ferramenta dentro do universo de marketing, que vem mostrando seu poder e influência dentro das empresas, visando a melhoria de seus processos e a otimização do tempo de seus funcionários.
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